Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Pra quem pensa que conhecer um famoso é complicado, saiba que basta ir ao BioParque do Rio! Sim, isso mesmo. Temos algumas estrelas no nosso plantel e a Gabi, a onça-pintada (Panthera onca), é uma delas. Sabia que ela já foi modelo? Sim, pode acreditar! Explicamos com mais detalhes nesse post!

Post_Explicacao_Onca_Pintada_2

Nasce uma estrela: Gabi, a onça-pintada

A Gabi é a onça-pintada (Panthera onca) de 17 anos que vive no BioParque do Rio. Ela nasceu no antigo Zoológico do Rio em Agosto de 2002. 

Nesse mesmo ano, a Fundação RioZoo recebeu um ofício da Casa da Moeda solicitando a foto de uma onça para a criação de uma nova cédula. Um fotógrafo, então, passou a frequentar a recinto de Gabi durante todas as tardes por três meses! Após 8 anos, em 2010, a nova cédula começou a circular com a estrela do nosso parque.

Nota_50_reais_Gabi

Muito em breve, a Gabi irá ganhar um recinto completamente maior e transformado. Enquanto a casa nova não chega, ela segue aproveitando a antiga e se deliciando com o seu picolé de sangue, sim, isso mesmo que você leu, de sangue, o seu enriquecimento ambiental favorito!

Para você conhecer mais sobre a espécie da Gabi, separamos algumas curiosidades!

Fique por dentro de curiosidades sobre a espécie da Gabi

A onça-pintada (Panthera onca) é uma espécie de felino que pode ser encontrado em basicamente todos os biomas brasileiros. Apesar de não ser o maior do mundo, a onça-pintada é considerada o maior felino do continente americano, podendo alcançar 80 cm de altura e 1,80 de comprimento, ficando atrás apenas dos tigres e leões.

Espécie estritamente carnívora, costuma se alimentar de uma grande variedade de presas. Seus alimentos preferidos são animais de grande porte, como queixadas, antas e veados, além de também se alimentarem de jacarés, tartarugas, cobras e tantos outros animais.

Post_Explicacao_Onca_Pintada_3

As onças são animais vivíparos, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe. Elas apresentam um intervalo de reprodução a cada 2 anos e o período de gestação dura entre 91 e 111 dias, com média de dois filhos por gestação.

Na natureza, esses animais podem viver em média até os 15 anos de idade, porém, infelizmente muitas onças-pintadas são caçadas antes de chegar a essa idade. Já os animais que vivem sob cuidados humanos, podem viver mais de 20 anos!

Sua mordida é extremamente poderosa, podendo até mesmo quebrar o casco de cágados e jabutis. Os tigres e os leões, apesar de serem maiores, não superam a força da onça-pintada.

Como está o grau de ameaça de extinção da onça-pintada?

No Brasil, a onça-pintada está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Dependendo da região, seu status é considerado vulnerável à extinto na natureza. A ameaça principal é a degradação do seu habitat. Na mata atlântica, por exemplo, onde o desmatamento reduziu a floresta a 15% de seu tamanho original, 80% das populações de onça-pintada desapareceram. 

Por isso, precisamos mais do que nunca agir para a conservação dessa e tantas outras espécies ameaçadas! Aqui no BioParque do Rio, a onça-pintada faz parte do nosso plano de população, o que significa que ela está em nosso plantel (grupo de animais de um zoológico)  e estará presente em projetos de pesquisa para conservação.

Post_Explicacao_Onca_Pintada

Conheça outras histórias como essa!

Se você gostou da história da Gabi, então fique de olho nas nossas redes sociais que em breve você irá conhecer outras tão incríveis como essa!

Mas não se esqueça, você já pode ser sócio do BioParque e garantir visitas ilimitadas durante um ano! Assim, você poderá conhecer a nossa estrela Gabi de pertinho.

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.

Você pode apoiar nossos projetos de pesquisa e conservação sendo sócio BioParque do Rio. Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

QUERO SER SÓCIO BIOPARQUE DO RIO

Share:

1 Comment

  • Márcio Pires, 11 de maio de 2020 @ 18:31 Reply

    Olá eu gostei muito do que eu li sobre a onça eu fiquei muito feliz em saber que ela e uma modelo. E vc também estão de parabéns por bíblica uma história dessa e eu já estive aí várias vezes e ninguém nunca comentou isso kkkkkkkkkk. Por isso vc estão de parabéns pois cada vês que eu abro os poste de vcs eu aprendo uma coisa nova.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.