Espécies BioParque

Tim e Bocão: Os hipopótamos do BioParque do Rio em uma história de amor!

Alguma vez na vida você já se apaixonou? Sentiu aquela alegria eufórica de estar ao lado de alguém e um desejo de passar o resto da vida com essa pessoa? Se apaixonar pode trazer diversos benefícios para o nosso corpo e para a nossa autoestima. 

Mas, imagina que você ama alguém, estão sempre próximos, mas não podem viver juntos pois tem um muro que os separa. Essa é a história do Tim e da Bocão, os hipopótamos que vivem no BioParque do Rio.

3 pontos para conhecer os hipopótamos Tim e Bocão! ?

1- Como os hipopótamos viviam no BioParque do Rio

Tim, o hipopótamo macho, chegou no BioParque em fevereiro de 1998. Já Bocão, a fêmea, nasceu no BioParque do Rio em fevereiro de 1994. Por muitos anos, os hipopótamos Tim e Bocão, viveram em recintos um ao lado do outro, mas não conviviam juntos.

Os recintos eram colados, mas com um muro que os separava, impedindo os hipopótamos de interagirem. O mais curioso é que, em grande parte do dia, os dois ficavam grudados no muro.

Recentemente, nossa equipe realizou a junção dos dois hipopótamos no mesmo recinto com todos os cuidados necessários e, agora, eles estão de casa nova!

2- Histórias de hipopótamos também tem finais felizes!

Com as obras na Aventura Selvagem encerradas, finalmente esse casal pode viver junto em um recinto maior! O novo lar dos hipopótamos, fica no setor de animais da savana africana, e conta com um painel transparente que permite vê-los interagindo dentro da nova piscina, que possui cerca de 350 mil litros de água!

Para isso acontecer, profissionais especializados realizam diariamente condicionamentos com os animais.

O condicionamento do Tim, por exemplo, tem como objetivo principal tornar o manejo e o transporte dele para o novo recinto menos estressante possível, sendo dessensibilizado à caixa de transporte diariamente.

Além disso, também são realizados treinos de comandos que permite à equipe de veterinária acompanhar a saúde dos animais de forma mais eficiente.

2 – Descubra algumas curiosidades sobre os hipopótamos!

Os hipopótamos (Hippopotamus amphibius) são mamíferos semi-aquáticos, habitando normalmente em lagos, rios e pântanos do continente africano. 

Eles passam grande parte do dia na água, e saem praticamente apenas para se alimentar. São animais herbívoros, se alimentando, em sua maioria, de capim, alfafa, legumes e frutas.

Os hipopótamos precisam da água para manter a temperatura do corpo, podendo ocasionar problemas para saúde do animal caso esse contato não exista. A água deve ser profunda o suficiente para o hipopótamo submergir todo o seu corpo. 

Suas narinas são estrategicamente posicionadas para permitir que a espécie fique a maior parte do tempo debaixo d´água. Além disso, os hipopótamos são extremamente territorialistas, defendendo seu território contra animais ou até mesmo humanos que possam invadi-lo. Além disso, costumam avançar sobre animais ou humanos que invadem seu habitat.

Agora que você sabe tudo sobre o Tim, a Bocão e os hipopótamos, teste seus conhecimentos com o BioParque do Rio!

Saiba mais sobre o Tim, a Bocão e muitas outras espécies!

Se depender da equipe do BioParque do Rio, o Tim e a Bocão ainda terão muitas histórias para serem contadas, mas agora juntos! E que tal conhecer essas e outras histórias dos animais que vivem aqui?

Para isso, nós te levamos em uma verdadeira viagem através dos seus ouvidos com o Podcast do BioParque do Rio! Entre no link abaixo, coloque os fones e aperte o play para ser transportado para nosso parque sem sair de casa!

? Ouça o nosso podcast!

Conheça o novo parque no Em Casa com BioParque do Rio!

Em nossa transmissão ao vivo no Youtube, o Em Casa com BioParque do Rio, nós te trazemos para dentro do BioParque e mostramos tudo sobre os animais que vivem aqui, os novos recintos e os projetos de conservação que são desenvolvidos por nossa equipe!

No Dia dos Namorados, nós tivemos uma edição especial dedicada a esse casal emblemático do BioParque: os hipopótamos Tim e Bocão! Na transmissão, nosso time também mostrou um pouquinho do novo recinto que você pode conhecer ao visitar o novo BioParque do Rio!

Se você perdeu o episódio, não se preocupe pois o Em Casa com BioParque do Rio fica salvo em nosso canal no Youtube. Entre no link abaixo e se inscreva em nosso canal!

Inscreva-se em nosso canal!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar!

Vem ver de perto os hipopótamos do BioParque do Rio

INGRESSOS BIOPARQUE DO RIO

BioParque do Rio

View Comments

  • Sugestão! Já que iremos ter a visão subaquática dos hipopótamos através de vidro, por que não fazer como no recinto do Bioparque de Valência, na Espanha, e colocar no tanque também várias espécies de peixes ciclídeos africanos juntos para enriquecer o ambiente?! Seria interessante para os observadores.

Recent Posts

BioParque do Rio celebra a Semana do Cliente com ingressos de meia-entrada na compra de 4 unidades

Até 21 de setembro, o BioParque do Rio terá uma promoção imperdível em comemoração à…

2 dias ago

Dia Internacional da Capivara: Conheça o Maior Roedor do Mundo!

Todos os anos, no dia 14 de setembro, comemoramos o Dia Internacional da Capivara! Esta…

2 dias ago

Dia Internacional da Onça-parda: o 2° maior felino das Américas

No dia 30 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Onça-Parda, também conhecida como Puma.…

3 semanas ago

BioParque do Rio reabriu com entrada gratuita para crianças

O BioParque do Rio reabriu suas portas em 21 de agosto e já está pronto…

3 semanas ago

Dia Mundial dos Lagartos: conheça iguanas e dragões-barbudos no BioParque do Rio

Hoje, 14 de agosto, celebramos o Dia Mundial dos Lagartos, uma data dedicada a destacar…

1 mês ago

BioParque do Rio está temporariamente fechado

O BioParque do Rio confirma o registro de quatro novos óbitos de aves em uma…

2 meses ago

Comunicado: Reabertura BioParque do Rio

O BioParque do Rio confirma que, após análise laboratorial, foi detectada infecção por influenza aviária…

2 meses ago

Fechamento temporário do BioParque do Rio: saiba mais

O BioParque do Rio informa que registrou o óbito aves da espécie galinha-d’angola em seu…

2 meses ago

O que fazer no Rio de Janeiro em julho: roteiro completo para todas as idades

Julho é o mês ideal para explorar o Rio de Janeiro com toda a família.…

2 meses ago