Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Participar de qualquer nascimento já é sempre um momento muito especial. Mas, quando o filhote faz parte de uma espécie criticamente em perigo de extinção, nós do BioParque do Rio temos motivo em dobro para comemorar! Afinal, não apenas recebemos um novo membro na família BioParque, como esse também é um bom sinal para a conservação de uma espécie!

E se parte do propósito do BioParque do Rio é desenvolver projetos de conservação da biodiversidade, o nascimento de Abu, um filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos) é um importante exemplo de como estamos caminhando rumo a esse objetivo!

Abu, filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo que nasceu no BioParque do Rio

A espécie, que é considerada criticamente em perigo de extinção pela pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), foi apadrinhada pelo BioParque do Rio em 2019 e, desde então, nós nos tornamos oficialmente os responsáveis por sua conservação.

Vem com a gente então conhecer Abu, o novo filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo do BioParque do Rio, e descobrir tudo sobre sua espécie com a gente nesse post!

Conheça Abu: o mais novo filhote no BioParque do Rio!

Recentemente, nossa família cresceu com a chegada de um novo membro! A reprodução do macaco-prego-de-peito-amarelo é um sinal de que a espécie vive com muita saúde e bem-estar aqui no BioParque do Rio, além de ser um importante passo para sua conservação.

O filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo foi carinhosamente nomeado de Abu, em referência ao famoso macaquinho do filme da Disney “Aladdin”. Ele nasceu pesando pouco mais de 250g e hoje pesa 540g! Um bebê muito pequeno e fofo, não é?

Abu, filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo que nasceu no BioParque do Rio

Hoje, com menos de dois meses de vida, o novo filhote já se tornou um grande xodó da equipe do BioParque do Rio. Afinal, nosso time de biólogos e veterinários acompanhou de perto cada momento desde o nascimento desse importante filhote que faz parte de uma espécie ameaçada.

O macaco-prego-de-peito-amarelo está entre as 25 espécies ameaçadas de extinção que foram escolhidas como “primordiais” para serem cuidadas em projetos de conservação por todo o Brasil. As espécies foram selecionadas em uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da biodiversidade (ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Em 2019, o BioParque do Rio recebeu a importante missão de apadrinhamento do macaco-prego-de-peito-amarelo, o que significa que nos tornamos os responsáveis por sua conservação. Que orgulho, hein? 

Você conhece o macaco-prego-do-peito-amarelo? O BioParque do Rio te apresenta!

O macaco-prego-do-peito-amarelo é um dos animais mais fofos do nosso ecossistema. Difícil negar tanta fofura, não é mesmo? 🐒

Abu, filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo que nasceu no BioParque do Rio

Essa espécie tem como seu hábitat natural a mata atlântica, mas consegue se adaptar com facilidade em outros locais do Brasil. A região de concentração do macaco-prego-do-peito-amarelo vem sendo impactada nos últimos anos por incêndios e desmatamento. Diante dessa situação, esse animal está sinalizado com risco alto de extinção pelo ICMBio

Entre outras curiosidades, o macaco-prego-do-peito-amarelo vive nas copas das árvores e tem uma alimentação bastante variada, consumindo flores, frutos e até pequenos répteis. 

Um ponto bastante característico desse animal é que eles são muito curiosos e inteligentes, muitos até conseguem utilizar ferramentas e utensílios humanos. Além disso, quando são ameaçados por uma ave de rapina, por exemplo, um dos macacos faz fortes ruídos de alerta e permanece visível como isca, enquanto os outros escapam.

Infelizmente, hoje no Brasil estima-se que existam em torno de 3 mil a 5 mil indivíduos da espécie. Por isso, o nascimento do Abu é tão especial e importante para todo o time do BioParque!  

Saiba mais sobre o Abu e outras espécies do BioParque!

O Abu é só um dos exemplos do trabalho do BioParque do Rio voltado para a Conservação da biodiversidade. Além dele, aqui também vivem diversas outras espécies ameaçadas, como o lobo-guará e a onça-pintada, que estarão inseridas em projetos de conservação! 

Para conhecer melhor nosso trabalho e ficar por dentro de temas relacionados ao meio ambiente, temos o Em Casa com BioParque do Rio! Nos episódios dessa série, nós mostramos tudo sobre os animais que vivem aqui, os novos recintos e os projetos de conservação que são desenvolvidos por nosso time!

Nesses dois episódios abaixo, nosso time fala um pouco mais sobre duas espécies fundamentais que fazem parte do trabalho de conservação do BioParque do Rio! 👇🏽

📺 Inscreva-se em nosso canal!

Quer saber mais sobre a rotina do BioParque? Cadastre-se e receba as atualizações por e-mail. 📲

Captcha obrigatório

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.