Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Saiba tudo sobre o condicionamento animal, prática indispensável para o manejo no BioParque do Rio

Você já imaginou como deve ser difícil realizar um procedimento veterinário em um elefante? Ou conseguir transportar animais como hipopótamos para novos recintos? Muitas vezes, quando visitamos lugares como o BioParque do Rio, nós conhecemos diversos animais, grandes e pequenos, e não imaginamos como pode ser desafiador o cuidado com esses indivíduos.

Todas essas práticas são tarefas que fazem parte do trabalho de diversas equipes, como o time de veterinária, de bem-estar animal, de tratação e de biologia. Porém, existe um grande aliado que torna todos esses procedimentos mais fáceis e que é indispensável para que eles gerem menos desconforto e estresse para o animal: o condicionamento!

Você já conhecia essa prática? Vem saber tudo sobre ela com o time de especialistas do BioParque do Rio!

O que é o condicionamento animal?

O condicionamento animal é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas como positivas. Dessa forma, ele não sente estranheza ao precisar passar por certos procedimentos de rotina, como higienização ou exames veterinários. Samuel Fraiji, responsável pelo condicionamento dos animais no BioParque do Rio, explica para a gente na prática como acontece o condicionamento animal:

“Por exemplo, se queremos revisar os dentes de um urso, ensinamos pouco a pouco o animal a abrir a boca e, em troca, ele recebe um alimento que não faz parte da sua dieta”. Dessa forma, o animal entende que aquele é um bom comportamento e, na hora em que a equipe precisar que o animal abra a boca para um procedimento dentário, ele não vai sentir dor ou desconforto.

Além disso, o condicionamento animal também ajuda a garantir a segurança de diversos profissionais que trabalham diariamente no manejo e precisam interagir com os animais. Porém, é sempre bom lembrar que essa importante atividade deve sempre ser feita apenas por especialistas!

Condicionamento animal e bem-estar

E o condicionamento animal se torna ainda mais importante quando falamos de uma área que é obrigatória aqui no BioParque do Rio: o bem-estar animal. O condicionamento, junto ao enriquecimento ambiental, são práticas essenciais para garantir que todos os animais estejam recebendo o devido cuidado e não sejam expostos a situações de estresse e desconforto.

Porém, fique ligado pois enriquecimento e condicionamento não são a mesma coisa! Enquanto o enriquecimento ambiental reúne uma série de atividades que estimulam os animais e buscam movimentar as suas rotinas, o condicionamento é o responsável por ensinar comportamentos que facilitam o manejo, possibilitando até mesmo que ele seja feito sem a assistência de medicamentos.

“Muitos animais são de difícil manejo e o uso de anestésicos é sempre muito estressante para os animais. Com o treinamento, conseguimos fazer praticamente todos os exames clínicos necessários, eliminando totalmente o estresse e o uso de anestésicos. O animal coopera ativamente durante, por exemplo, com uma coleta de sangue”, explicou Samuel.

O condicionamento também é muito importante para a relação do indivíduo com o seu keeper (nome utilizado para o profissional responsável pelo animal) pois quando o condicionamento é bem sucedido, ou seja, o animal permite a realização dos comandos desejados, isso demonstra um sinal de confiança entre os dois.

Saiba mais sobre o que faz parte do BioParque do Rio!

O condicionamento animal e o bem-estar animal são apenas uma parte desse grande projeto que é o BioParque do Rio! Sempre em sintonia com nosso tripé Educação, Pesquisa e Conservação, esse novo Centro de Conservação da Biodiversidade está chegando para mudar tudo o que você conhecia sobre o antigo zoológico do Rio!

Ficou curioso sobre o que está vindo por aí? Fique ligado em nossas redes então que estamos sempre compartilhando as últimas novidades com vocês! E para que mesmo distantes a mensagem de conservação chegue até à sua casa, nós temos duas dicas imperdíveis!

Aventura Selvagem, novo recinto do BioParque do Rio, visto de cima

Ficou curioso sobre o que está vindo por aí? Fique ligado em nossas redes então que estamos sempre compartilhando as últimas novidades com vocês! E para que mesmo distantes a mensagem de conservação chegue até à sua casa, nós temos duas dicas imperdíveis!

Com o Podcast do BioParque do Rio, você aperta o play e é levado em uma verdadeira viagem pela imaginação até a Quinta da Boa Vista. Você conhece tudo sobre o BioParque, todos os seus projetos e animais de um jeito muito diferente e divertido! Lembrando que o podcast está disponível em todas as principais plataformas de streaming.

E se você assim como a gente está contando os segundos para a grande abertura, que tal dar uma espiadinha nessa grande transformação? No Em Casa com BioParque do Rio, nossa transmissão ao vivo no Youtube, nosso time mostrou um pouquinho do que já está pronto e falou sobre os principais projetos de conservação que serão desenvolvidos aqui em nosso parque? 

Está esperando o quê então para ficar sabendo tudo sobre o novo BioParque do Rio?

🎧 Ouça já o Podcast do BioParque do Rio!

📺 Inscreva-se no canal do BioParque do Rio!

Quer saber mais sobre a rotina do BioParque? Cadastre-se e receba as atualizações por e-mail. 📲

Captcha obrigatório

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Share:

1 Comment

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.