Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Um dos objetivos fundamentais do trabalho aqui no BioParque do Rio é, sem dúvida, o bem-estar animal! Todos os times do BioParque alinham seus projetos e atividades visando essa finalidade. E um dos aliados nessa missão é, sem dúvida, o enriquecimento ambiental!

Você já conhecia essa prática? Vem saber tudo sobre ela com o time de especialistas do BioParque do Rio!

O que é enriquecimento ambiental?

Muito comum em Centros de Conservação da Biodiversidade, o enriquecimento ambiental é uma atividade feita com os animais para estimular seus comportamentos naturais. Essa prática pode ser dividida em 5 tipos: físico, alimentar, sensorial, cognitivo e social. Ela também é parte essencial para garantir o bem-estar animal.

Alguns exemplos de atividades de enriquecimento são caixas com comida dentro, objetos diferentes que são colocados no recinto, entre outros. No geral, são situações criadas pelo nosso time de bem-estar para quebrar a rotina do animal e despertar estímulos que ele não teria normalmente. Essa operação é tão importante que temos uma equipe especializada para realizar diversas atividades com todas as espécies que moram aqui!

Enriquecimento temático

Sabe o que é mais legal nessa prática de enriquecimento? Os dias temáticos! Em datas como Páscoa, Halloween e Natal, o time de bem-estar animal e biologia se reúnem para fazer uma atividade mais especial e comemorativa. Os objetos acabam ganhando uma cara diferente de acordo com a época. No natal, por exemplo, Gabi, a onça-pintada, ganhou a rena feita de caixas com feno e carne dentro. Muito legal, né?

Se liga nesses dois momentos de enriquecimento temático de Halloween e Natal:

Enriquecimento ambiental e condicionamento alimentar

Uma área de extrema importância e obrigatória aqui no BioParque do Rio é o bem-estar animal. O enriquecimento, junto ao condicionamento alimentar, são práticas essenciais para garantir que todos os animais estejam recebendo o devido cuidado e não sejam expostos a situações de estresse e desconforto.

No entanto, apesar das semelhanças, enriquecimento e condicionamento não são a mesma coisa! Enquanto o enriquecimento ambiental reúne uma série de atividades que estimulam os animais e buscam movimentar as suas rotinas, o condicionamento é o responsável por ensinar comportamentos que facilitam procedimentos como manejo, veterinário e transporte, possibilitando até mesmo que ele seja feito sem a assistência de medicamentos.

Saiba mais sobre o BioParque do Rio!

Aposto que todos estão muito animados pra conhecer logo o BioParque do Rio! Fique ligado em nossas redes então que estamos sempre compartilhando as últimas novidades com vocês e até dando umas pistas de como tá ficando. Enquanto esse grande Centro de Conservação da Biodiversidade não fica pronto, que tal aprender um pouco mais sobre o que é um BioParque?

🎧 Ouça já o Podcast do BioParque do Rio!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educação, pesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Falta muito pouco para que você veja de perto essa transformação!


Quer saber como se tornar sócio? Clique no link abaixo e confira  

VEJA ESSA TRANSFORMAÇÃO DE PERTO🐾

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.