Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Desafie seus alunos a construir um novo futuro para o planeta

Vivemos em uma época decisiva para o futuro de nosso planeta. O que fizermos de hoje até os próximos 50 anos vai definir muito da qualidade de vida e da biodiversidade do nosso futuro como espécie. E sabemos que essa é uma missão coletiva.

Já imaginou, a partir de sua atuação como educador, poder formar os líderes e guardiões deste futuro? Apresentar, com a ajuda de exemplos vivos, todas as possibilidades de formação, conscientização e ação para líderes e guardiões de espécies e biomas tão importantes para vida por aqui? 

O BioParque do Rio já. Tanto que transformou este pensamento em ação, na forma de três jornadas lúdicas, cheias de aventura e descoberta, em missões interativas para alunos dos ciclos infantil, fundamental e médio. 

Nossas visitas escolares são estruturadas a partir das diretrizes de diversos comitês internacionais, como o WAZA (World Association Zoos and Aquariums), ALPZA (Associação Latino- americana de Zoológicos e Aquários), AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil) e IZE (International Zoo Educators Association).


Na prática isso quer dizer, que suas aulas vão receber ainda mais doses de ação e participação de seus alunos, sempre agregado aos Projetos Políticos Pedagógicos, currículos e habilidades da esfera profissional de cursos de graduação que contemplam áreas de atuação do BioParque do Rio no campo da conservação da biodiversidade.

Estas jornadas começam agora. Pronto para desafiar o futuro?

Comece aqui seu agendamento para o Visita Escolar do BioParque do Rio

Captcha obrigatório
Legal! Você iniciou seu processo de agendamento com sucesso.
Fique de olho no seu e-mail que nosso time do Visita Escolar irá entrar em contato em breve.

Visita Escolar no BioParque do Rio: jornadas que formam o futuro

O programa de Visitas Escolas do BioParque do Rio foi pensado por uma equipe multidisciplinar como ferramenta viva e coparticipativa para o que a Base Nacional Comum Curricular chama de campo de experiências, uma de suas prioridades.

Este tipo de dinâmica foca na formação global dos seus alunos, na qual ele lidará com territórios importantes de seu desenvolvimento, tais como:

  • O eu, o outro e o nós;  
  • Corpo, gestos e movimentos;  
  • Traços, sons, cores e formas;  
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;  
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.  

E é incrementando os temas e temáticas destas atividades não-formais que podemos ajudar em seus planos de aula, mesclando objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, sempre à luz do cotidiano dos alunos.

5 benefícios do Visita Escolar do BioParque do Rio

1)Roteiros diferenciados com mapas e desafios para seus alunos.
Como espaço sem igual na cidade, o BioParque do Rio proporciona diversos roteiros que podem ser construídos de acordo com a demanda do seu grupo de alunos. Cada jornada é ainda recheada de aventura e descoberta.

2) Abordagens adaptadas a cada ciclo de formação.
Cada aluno é um universo particular de curiosidade e potencial. Pensando nisso, adaptamos nosso espaço para três ciclos: infantil, fundamental I e fundamental II com ensino médio. Com isso garantimos o melhor aproveitamento para cada faixa de idade,

3) Experiência enriquecida com peças biológicas e materiais didáticos especialmente desenvolvidos
Tão enriquecedor quanto aprender é viver o aprendizado na prática. Nas visitas escolares do BioParque nossa equipe faz uso de diversos recursos, de peles, penas e escamas, a simulações realistas das mais diversas características dos nossos hóspedes mais do que especiais.

4) Dinâmicas imersivas em diversos ambientes: fazenda, savana, tropical etc
Dentro dos ambientes simulados, seus alunos poderão experimentar sensorialidades variadas promovendo verdadeira imersão.

5) Didática focada e exclusiva, com um educador para grupos de no máximo de 15 alunos.
Para valer a pena é preciso ouvir cada dúvida, testemunhar cada descoberta. Nas visitas escolares do BioParque do Rio isso é possível pois limitamos o número máximo de alunos por educador. Assim, turmas de até 50 alunos são divididas em grupos para

Mapa da aventura passo a passo

Ao percorrer com o nosso time a jornada dos 12.000m² de área construída, nos quais cerca de 670 animais de mais de 130 espécies revivem os seus biomas, suas turmas vão interagir com diversos desafios de conhecimento, curiosidades e conteúdos complementares.

E como conteúdo e forma vivem melhor juntos, a aventura do conhecimento é construída com base em atividades diversificadas e adaptadas a cada segmento, para trabalhar a oralidade, recontando ou produzindo histórias a partir das situações e observações adquiridas ao longo da  visitação. É o seu grupo que vai fazer junto com a equipe do BioParque do Rio essa visita ficar para a história.

Nós temos um projeto exclusivo para visitação escolar no BioParque do Rio, com as informações a seguir:

O caminho do encantamento! Os pequenos da educação infantil terão seu primeiro contato com a variedade das espécies a partir dos diversos ambientes e seus representantes mais icônicos. É uma manhã para gerar encantamento e conexão e fazer nascer o sentimento de pertencimento e importância da biodiversidade do planeta. Rota da aventura: Imersão tropical / Vila dos Répteis / Reis da Selva / Asiáticos / Espécies Ameaçadas – Conservação / Fazendinha / Ilha dos Primatas / Cerrado / Savana Africana /

Chamado dos Guardiões. A turma que começa a crescer e despontar quer aventura e desafio. Por isso, no clima de caça ao tesouro, vamos passar por dinâmicas lúdicas e provocativas onde serão realizados desafios para que sejam feitos avanços de conteúdo através do percurso. É o momento de despertarmos os líderes da conservação do futuro. Seus alunos vão vivenciar a potência da diversidade de animais e suas respectivas funções ecológicas, poderão realizar uma dinâmica de observação e curiosidades com as aves e seus bicos. Rota da aventura: Imersão tropical /Vila dos Répteis / Reis da Selva / Asiáticos / Fazendinha / Crepúsculo  / Espécies Ameaçadas – Conservação / Ilha dos Primatas / Cerrado

Líderes em campo! Os alunos do Ensino Fundamental II e Médio já enfrentam os primeiros desafios de seu amadurecimento e com eles, oportunidades de se formarem como Líderes da Conservação. A visita escolar para este segmento oferece ferramentas para isso: vamos ensinar a respeito de três grandes grupos animais (Aves, Répteis e Mamíferos), sobre a importância da biodiversidade para o equilíbrio do ecossistema e apresentar ações possíveis para conservar o meio ambiente, tornando as crianças verdadeiras líderes da conservação, conscientes dos seus atos. Rota da aventura: Reis da Selva / Asiáticos / Carnívoros / Fazendinha / Ilha dos Primatas / Cerrado / Savana / Imersão Tropica / Vila dos Répteis.

Guia temático para aprofundar na missão 

As visitas temáticas de qualquer segmento representam o momento de um chamado não só a aventura e descoberta, mas também ao nascimento de uma ligação fundamental para a formação global de nossos alunos: a conexão entre os eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular e o modo de vida dos animais presentes em nossos espaços

O BioParque do Rio é um dos melhores parceiros para este momento pois é, em sua essência, um espaço não-formal, lúdico, exploratório e observatório. E, claro, muito divertido!

Prepare a mochila, disposição e vocação e venha com a nossa equipe conhecer as grades temáticas que preparamos!

Ensino Infantil   

Palavras-chave/alertas que valem a aventura:

-Diferença entre cores, bicos, ovos e formatos: primeiras noções de evolução

-Grande felinos e sua adaptação para predação e força

-Como cuidar de animais urbanos

-Funções e benefícios de animais em harmonia com a gente

Ensino Fundamental I  

Palavras-chave/alertas que valem a aventura:

-Biodiversidade: sua importância para o futuro

-Serpentes, Hipopótamos e Felinos: desbravando mitos e verdades

-Tráfico de animais: alerta e prevenção

Fundamental II + Ensino Médio  

Palavras-chave/alertas que valem a aventura:

-Biodiversidade: sua importância para o futuro

-Serpentes, Hipopótamos e Felinos: desbravando mitos e verdades

-Tráfico de animais: alerta e prevenção

-A importância dos biomas brasileiros

Turismo sustentável

Chegou a hora: reúna guardiões e líderes e partam para a missão! 

O melhor sobre todas estas jornadas de conhecimento é que ela pode começar agora. Temos uma equipe de atendimento especializada esperando para indicar a melhor data e horário para você professor e as suas turmas. 

A contratação e agendamento são feitos de forma ágil e você chega aqui no dia escolhido pronto para 1h30 neste espaço único no Rio de Janeiro, onde pulsam Educação, Pesquisa, Conservação, Lazer, Entretenimento e Cultura.

Comece aqui seu agendamento para o Visita Escolar do BioParque do Rio

Captcha obrigatório
Legal! Você iniciou seu processo de agendamento com sucesso.
Fique de olho no seu e-mail que nosso time do Visita Escolar irá entrar em contato em breve.

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.