Bem-Estar Animal

Conheça a Koala, a elefante asiática que vive no BioParque do Rio

A Koala, elefante asiática, vive no nosso parque desde 1990. Ela foi trazida para o BioParque do Rio nos anos 90, após ser resgatada de um Circo, onde não havia manejo apropriado para a sua espécie. Atualmente, a Koala tem mais de 60 anos, e por conta disso, tem cuidados especiais de profissionais treinados, alimentação adequada, e treinamento condicionado.

Saiba mais sobre curiosidades da Koala, uma das moradoras mais antigas do BioParque do Rio.

Dizem que, as nossas melhores características são as que nos tornam diferentes e nos destacam. Com a Koala, isso não seria diferente. Ela é uma fêmea da espécie elefantes-asiáticos (Elephas maximus), do gênero Elephas, que vive aqui há muitos anos. São os maiores animais terrestres, pesando toneladas, e também o maior do BioParque do Rio. Os elefantes-asiáticos vivem aproximadamente entre 60 e 75 anos e as fêmeas da espécie costumam ultrapassar os 60 anos com cuidados humanos. A Koala completou no último ano seus 60 anos se tornando também o animal com mais idade do BioParque do Rio.

Como é a alimentação de um elefante asíatico? Confira o que a Koala geralmente come!

A espécie da Koala é herbívora, ou seja, se alimenta de folhas, vegetais, frutas e grama. Uma das características mais distintas desse animal é a tromba, parte do corpo essencial para a sua sobrevivência. Com ela eles podem tomar água, se alimentar, sentir odores, derrubar obstáculos, e até mesmo tomar banho. No BioParque do Rio, a Koala utiliza sua tromba em seu condicionamento! O condicionamento animal é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas como positivas, para que ele não sinta estranheza ao precisar passar por certos procedimentos de rotina, como higienização ou exames veterinários.

Sendo herbívora, suas alimentações incluem muitas frutas e vegetais. Ela gosta de tomar diversos sucos naturais, e sua fruta preferida é melão. Por isso, nosso time de bem-estar animal realiza diferentes enriquecimentos ambientais para quebrar a rotina e despertar estímulos que ela não teria normalmente. Assim, as frutas são espalhadas e escondidas em seus recintos, para estimular o comportamento de forrageamento – a procura por comida – assim como na natureza. Afinal, em seus habitats naturais, os elefantes passam muito tempo procurando por sua alimentação.

Uma curiosidade é que por ser uma elefanta-asiática fêmea, ela possui presas de marfim, mas são atrofiadas, por isso não enxergamos elas. Já os machos e os elefantes-africanos (Loxodonta), apresentam as presas de forma visível.

Uma moradora que carrega nostalgia! Você também tem história com Koala?

A Koala chegou ao antigo RioZoo nos anos 90 e vive por aqui desde então. É uma das moradoras mais antigas! São mais de 30 anos exalando uma grande simpatia e fazendo parte de muitas histórias de nossos visitantes. Inclusive, quem é que não tem uma foto com a nossa amada moradora ao fundo? Hoje em dia muitos visitantes vão até o BioParque do Rio para atualizar suas fotos com Koala, como a Mariana fez! 

Koala e Mariana em 1999

Koala e Mariana em 2024

Como é o novo recinto da Koala?

São mais de 3,5 toneladas distribuídas em 5,5 metros, que vão desde a tromba até a cauda. Por conta disso, na reforma do BioParque do Rio, Koala ganhou um recinto novinho, 10 vezes maior que o antigo. Em seu novo recinto, além de mais espaço, Koala tem uma piscina para dar um mergulho e se refrescar. Além disso, na área “asiáticos”, agora é possível ver a elefanta Koala e alguns de seus cuidados que ocorrem no dia-a-dia, como a alimentação e o próprio condicionamento. Ela adora receber a ração diretamente na tromba, oferecida de maneira especial que garante sua saúde e bem-estar. 

Conheça o acompanhamento diário para garantir o bem-estar da Koala

O condicionamento animal é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas como positivas. Dessa forma, ele não sente estranheza ao precisar passar por certos procedimentos de rotina, como higienização ou exames veterinários. A Koala passa por condicionamento todos os dias, onde seu cuidador verifica suas patas, sua tromba e realiza o check up diário para monitorar as condições de saúde. Esse processo ajuda na construção de confiança entre o animal e o cuidador.

Agora que você sabe mais sobre a Koala venha ver ela de perto! Vem Pro BioParque do Rio

Compre seu ingresso para o BioParque do Rio aqui

BioParque do Rio

Recent Posts

Personagem da Hello Kitty estará no BioParque do Rio para tirar fotos com seus fãs.

O BioParque do Rio está celebrando este mês de junho com a Hello Kitty Parade…

5 dias ago

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

1 semana ago

SORTEIO 50 Anos da Hello Kitty no BioParque do Rio!

O BioParque do Rio está recebendo a exposição comemorativa do Hello Kitty Parade e para…

2 semanas ago

BioParque do Rio recebe pela primeira vez a Hello Kitty Parade 2024

O BioParque do Rio celebra os 50 anos da Hello Kitty participando da incrível “HELLO…

3 semanas ago

BioParque do Rio fez parceria com o Rock in Rio 2024

Promoção Pontos Turísticos do Rio em parceria com o Rock in Rio

3 semanas ago

Dia da Biodiversidade

Hoje, estamos reunidos aqui no BioParque do Rio para celebrar uma das datas mais importantes…

4 semanas ago

A importância do Zootecnista na alimentação dos animais do BioParque do Rio

No universo da zootecnia, a alimentação dos animais desempenha um papel crucial para o bem-estar,…

1 mês ago

William: a história da realeza do Bioparque do Rio

A história do Will, nosso tigre-de-bengala (Panthera tigris), se inicia em 2011 no antigo RioZoo.…

1 mês ago

O que fazer no BioParque do Rio: 5 atividades imperdíveis

Se você está procurando por um lugar que ofereça uma combinação perfeita de diversão, aprendizado…

2 meses ago