A Koala, elefante asiática, vive no nosso parque desde 1990. Ela foi trazida para o BioParque do Rio nos anos 90, após ser resgatada de um Circo, onde não havia manejo apropriado para a sua espécie. Atualmente, a Koala tem mais de 60 anos, e por conta disso, tem cuidados especiais de profissionais treinados, alimentação adequada, e treinamento condicionado.
Dizem que, as nossas melhores características são as que nos tornam diferentes e nos destacam. Com a Koala, isso não seria diferente. Ela é uma fêmea da espécie elefantes-asiáticos (Elephas maximus), do gênero Elephas, que vive aqui há muitos anos. São os maiores animais terrestres, pesando toneladas, e também o maior do BioParque do Rio. Os elefantes-asiáticos vivem aproximadamente entre 60 e 75 anos e as fêmeas da espécie costumam ultrapassar os 60 anos com cuidados humanos. A Koala completou no último ano seus 60 anos se tornando também o animal com mais idade do BioParque do Rio.
A espécie da Koala é herbívora, ou seja, se alimenta de folhas, vegetais, frutas e grama. Uma das características mais distintas desse animal é a tromba, parte do corpo essencial para a sua sobrevivência. Com ela eles podem tomar água, se alimentar, sentir odores, derrubar obstáculos, e até mesmo tomar banho. No BioParque do Rio, a Koala utiliza sua tromba em seu condicionamento! O condicionamento animal é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas como positivas, para que ele não sinta estranheza ao precisar passar por certos procedimentos de rotina, como higienização ou exames veterinários.
Sendo herbívora, suas alimentações incluem muitas frutas e vegetais. Ela gosta de tomar diversos sucos naturais, e sua fruta preferida é melão. Por isso, nosso time de bem-estar animal realiza diferentes enriquecimentos ambientais para quebrar a rotina e despertar estímulos que ela não teria normalmente. Assim, as frutas são espalhadas e escondidas em seus recintos, para estimular o comportamento de forrageamento – a procura por comida – assim como na natureza. Afinal, em seus habitats naturais, os elefantes passam muito tempo procurando por sua alimentação.
Uma curiosidade é que por ser uma elefanta-asiática fêmea, ela possui presas de marfim, mas são atrofiadas, por isso não enxergamos elas. Já os machos e os elefantes-africanos (Loxodonta), apresentam as presas de forma visível.
A Koala chegou ao antigo RioZoo nos anos 90 e vive por aqui desde então. É uma das moradoras mais antigas! São mais de 30 anos exalando uma grande simpatia e fazendo parte de muitas histórias de nossos visitantes. Inclusive, quem é que não tem uma foto com a nossa amada moradora ao fundo? Hoje em dia muitos visitantes vão até o BioParque do Rio para atualizar suas fotos com Koala, como a Mariana fez!
Koala e Mariana em 1999
Koala e Mariana em 2024
São mais de 3,5 toneladas distribuídas em 5,5 metros, que vão desde a tromba até a cauda. Por conta disso, na reforma do BioParque do Rio, Koala ganhou um recinto novinho, 10 vezes maior que o antigo. Em seu novo recinto, além de mais espaço, Koala tem uma piscina para dar um mergulho e se refrescar. Além disso, na área “asiáticos”, agora é possível ver a elefanta Koala e alguns de seus cuidados que ocorrem no dia-a-dia, como a alimentação e o próprio condicionamento. Ela adora receber a ração diretamente na tromba, oferecida de maneira especial que garante sua saúde e bem-estar.
O condicionamento animal é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas como positivas. Dessa forma, ele não sente estranheza ao precisar passar por certos procedimentos de rotina, como higienização ou exames veterinários. A Koala passa por condicionamento todos os dias, onde seu cuidador verifica suas patas, sua tromba e realiza o check up diário para monitorar as condições de saúde. Esse processo ajuda na construção de confiança entre o animal e o cuidador.
Agora que você sabe mais sobre a Koala venha ver ela de perto! Vem Pro BioParque do Rio
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) estão presentes em todo o Brasil e em grande parte da…