O Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados do mundo, oferecendo uma infinidade de atividades para todos os gostos. Em julho, quando as temperaturas são mais amenas, a cidade se torna ainda mais convidativa para turistas e moradores explorarem suas atrações. Entre as muitas opções para o Rio de Janeiro nas férias de julho, o BioParque do Rio se destaca como uma experiência imperdível, oferecendo uma combinação única de educação ambiental, diversão e contato com a natureza.
O BioParque do Rio, anteriormente conhecido como Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, passou por uma transformação significativa para se tornar um centro de conservação, educação e pesquisa. Localizado no histórico bairro de São Cristóvão, dentro da Quinta da Boa Vista, o parque é uma ótima opção para quem quer se divertir enquanto aprende.
Fundado em 1945, o antigo zoológico foi o primeiro zoológico do Brasil. Ao longo dos anos, evoluiu de um simples zoológico para um centro moderno e inovador de conservação da vida selvagem. Em 2020, iniciou um processo de revitalização que resultou na reabertura em março de 2021, com uma nova abordagem focada no bem-estar animal, na educação ambiental e na sustentabilidade.
O BioParque do Rio abriga uma variedade impressionante de animais, incluindo espécies ameaçadas de extinção. O compromisso com a conservação é evidente nas áreas especialmente designadas para a reprodução e reintrodução de espécies. Entre os destaques estão o leão Simba, a elefante Koala, a onça-pintada melânica Poty e os hipopótamos Tim e Bocão.
O parque oferece uma série de atividades educativas que visam sensibilizar o público sobre a importância da conservação da biodiversidade. O Zookeeper é uma das atividades que mais faz sucesso. Ela consiste em apresentar para o visitante uma experiência de viver um dia de biólogo em um zoológico. Dessa forma, é possível entender mais sobre como é feita a alimentação dos animais e as experiências de bem-estar animal promovidas pelo time técnico.
Antes de visitar, consulte o site do BioParque para verificar horários de funcionamento, preços dos ingressos e programação das atividades pois elas estão sujeitos à alteração. Nossos ingressos custam a partir de R$30 e nosso parque funciona de 9h às 17h, com a última entrada às 16h. Comprar ingressos online pode economizar tempo e garantir sua entrada, especialmente durante a alta temporada.
O BioParque do Rio é extenso, e você provavelmente caminhará bastante. Use roupas confortáveis e adequadas ao clima, e não se esqueça de levar protetor solar, chapéu e garrafa de água para se manter hidratado. O parque possui pontos de hidratação onde é possível reabastecer a sua garrafa.
Depois de explorar o BioParque, há muito mais para ver na região. A Quinta da Boa Vista, onde o parque está localizado, é um parque histórico com amplos jardins, lagos e o Museu Nacional (em processo de reconstrução). A área é perfeita para um piquenique ou um passeio relaxante.
O BioParque do Rio oferece uma experiência enriquecedora e divertida para todas as idades. Você contribui para a conservação de espécies e a educação ambiental ao visitar o parque você não só desfruta de um dia agradável em contato com a natureza.
Dessa forma, ao planejar sua viagem ao Rio de Janeiro nas férias de julho, não deixe de incluir o BioParque do Rio no seu roteiro. É uma visita que promete encantar e educar, deixando memórias inesquecíveis de um dos destinos mais belos e culturalmente ricos do Brasil.
O Rio de Janeiro tem sido palco de eventos incríveis que combinam cultura, entretenimento e…
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…