Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando como dispersores de sementes e no controle biológico de alguns insetos. As aves interagem de diversas formas com o ambiente, mas uma das mais impressionantes é o processo de migração, que está relacionado à possibilidade de que algumas espécies sejam capazes de atravessar continentes em busca de alimentos e um local propício para reprodução e moradia.
As aves são animais vertebrados caracterizados por suas penas, asas e bico. Grande parte das espécies conseguem voar, entretanto sempre há exceções, como é o caso dos kiwi e do casuar. Atualmente, são registradas cerca de 10 mil espécies de aves no mundo. O Brasil se destaca como um dos três países com maior diversidade desses animais, junto com a Colômbia e com o Peru, contando com aproximadamente 1970 espécies.
As principais ameaças contra as aves são a degradação de seu ambiente, a caça esportiva e o tráfico ilegal para a venda desses animais como pets. É muito importante compreendermos a importância de sua conservação e permanência na natureza para evitar que essas práticas aconteçam.
Dentre as curiosidade desse grupo podemos destacar as diferenças de tamanho entre espécies, sendo a menor ave do mundo o colibri-abelha, que mede em torno de 5 cm e a maior, o avestruz, que pode chegar a até 2,8 metros! Além disso, a variedade de bicos pode impressionar! O tucano-toco ou tucanuçu possui um dos maiores bicos em relação ao próprio corpo, tendo tamanho próximo a um terço de seu comprimento total.
Além disso, outra característica interessante sobre esses animais é a capacidade de vocalizar! As aves podem utilizar os sons da vocalização para diversos contextos, dentre eles a comunicação, alertar sobre possíveis predadores e até mesmo para impressionar seus parceiros!
Ficou interessado em conhecer essas espécies? Você pode descobrir elas e muitas outras aqui no Parque! Vem pro BioParque do Rio!
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) estão presentes em todo o Brasil e em grande parte da…
Setembro é um mês especial no Rio de Janeiro. Com temperaturas agradáveis e dias ensolarados,…