Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses animais tão simpáticos. As preguiças são erroneamente conhecidas como animais que levam a vida de um modo bem devagar, por isso a espécie recebe este nome. Apesar disso, elas são capazes de se mover inesperadamente rápido quando se faz necessário. As preguiças pertencem a um curioso grupo chamado Xenarthra, composto também por seus “primos” tatus e tamanduás.
Aqui no BioParque temos um morador especial chamado Zorro, uma preguiça-real (Choloepus didactylus), geralmente pode ser encontrado tirando um cochilo pelos troncos da Imersão Tropical. Tivemos a alegria de comemorar os muito bem vividos 13 anos do Zorro nesse ano de 2024. Essa espécie pode viver até os 40 anos quando está sob cuidados humanos.
Atualmente, temos seis espécies de bicho-preguiça conhecidas no mundo, sendo duas do gênero Choloepus e quatro do gênero Bradypus. A principal diferença entre os grupos seria a quantidade de unhas em suas mãos, no qual Choloepus apresenta duas unhas e Bradypus possui três.
As preguiças são caracterizadas por sua taxa metabólica baixa, movimentos lentos e hábitos arbóreos. Quando necessário, podem agir de maneira mais rápida, ajudando em momentos de defesa de possíveis predadores, mas sua baixa movimentação é uma importante adaptação para não chamar atenção dos mesmos. Em geral, esses animais se alimentam de folhas, entretanto algumas espécies também podem comer frutos e flores.
Uma curiosidade interessante é que esses animais podem ser encontrados somente nas Américas (Central e do Sul), sendo assim considerados animais endêmicos desses continentes.
Quer saber mais sobre esses animais incríveis?
Venha conhecer o Zorro e outras espécies aqui no Bioparque do Rio!
Referências:
MEDRI, I. M.; MOURÃO, G. de M.; RODRIGUES, Flávio Henrique Guimarães. Ordem pilosa. Mamíferos do Brasil, v. 2, p. 91-106, 2011.
O Rio de Janeiro tem sido palco de eventos incríveis que combinam cultura, entretenimento e…
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) estão presentes em todo o Brasil e em grande parte da…