Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de seus corpos, devido a isso são popularmente conhecidos como sendo animais de “sangue frio”. Por isso, é comum encontrar esses animais expostos à luz solar para que aumentem a temperatura corporal. Aqui no BioParque é bem comum encontrar nossos jacarés deitados nas rochas de seus recintos para pegar um solzinho ao longo do dia por conta desse motivo.
O grupo dos répteis inclui cerca de 10.000 espécies, divididas em quatro ordens principais: Squamata (lagartos e serpentes), Testudines (tartarugas e jabutis), Crocodylia (crocodilos, jacarés e gaviais) e Sphenodontia (tuataras).
Muitas vezes os animais desse grupo são, erroneamente, vistos como sendo perigosos ou venenosos e acabam sendo caçados. Essas ações podem ser extremamente prejudiciais para os ambientes onde são encontrados, já que diversos membros desse grupo são fundamentais para o equilíbrio ecológico, já que controlam a população de diversas espécies de vertebrados e invertebrados.
Esses animais são muito afetados pelas mudanças de temperatura, não apenas por causa da regulação do metabolismo mas também para definir o sexo dos filhotes, já que para grande parte das espécies desse grupo, a temperatura do solo onde os ovos são incubados é que define se os mesmos nascerão machos ou fêmeas. Variações muito grandes podem fazer com que nasçam ninhadas de um unico sexo, gerando assim um desequilibrio populacional.
Referências
Gilbert SF. Developmental Biology. 6th edition. Sunderland (MA): Sinauer Associates; 2000. Environmental Sex Determination. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK9989/
O Rio de Janeiro tem sido palco de eventos incríveis que combinam cultura, entretenimento e…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) estão presentes em todo o Brasil e em grande parte da…