Dia da Ciência: conheça projetos internos do BioParque do RioNo dia 8 de julho, celebramos duas datas fundamentais para o país: o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. Ambas marcam a importância do conhecimento científico na construção de uma sociedade mais sustentável, justa e consciente.
Por trás das experiências encantadoras que o público vive no BioParque do Rio, existe um forte compromisso com a pesquisa, a inovação e a conservação da biodiversidade. Hoje, destacamos dois projetos científicos que acontecem nos bastidores do parque e que contribuem diretamente para a proteção de espécies e o avanço da ciência no Brasil.
O Biobanco de Células do BioParque do Rio tem como objetivo conservar amostras biológicas de diferentes espécies silvestres — tanto aquáticas quanto terrestres.
Essas amostras (tecidos e células) são armazenadas em nitrogênio líquido, mantendo sua viabilidade por tempo indeterminado. Com isso, podem ser utilizadas futuramente em pesquisas científicas, estudos genéticos e reprodução assistida, como clonagem e fertilização in vitro.
Esse acervo é uma ferramenta estratégica para a manutenção da diversidade genética e para o apoio a planos de conservação de espécies ameaçadas.
Foto: Samuel Villanova Vieira
A rãzinha-de-seropédica, Physalaemus soaresi, é uma espécie de anfíbio criticamente ameaçada de extinção, encontrada apenas em uma pequena área da Floresta Nacional Mário Xavier, em Seropédica (RJ).
Como ainda se sabe pouco sobre seu comportamento e reprodução, o projeto de conservação ex situ do BioParque do Rio busca desenvolver protocolos de manejo e reprodução sob cuidados humanos. Para isso, o trabalho teve início com uma espécie análoga, a P. signifer, de hábitos semelhantes, permitindo a criação de metodologias seguras.
A meta principal é formar uma população de segurança de P. soaresi, possibilitando no futuro, ações como reforço populacional em seu habitat natural.
O projeto conta com a participação da UFRJ e da organização internacional Amphibian Ark.
Ao visitar o BioParque do Rio, você faz parte dessa transformação. Através da visitação responsável, é possível gerar recursos para investir em iniciativas que fazem a diferença na conservação da biodiversidade brasileira.
Projetos como o da Rã-de-Seropédica e o Biobanco de Células são exemplos reais de como a ciência aplicada, aliada ao turismo consciente, pode gerar impacto positivo duradouro para o planeta.
Garanta sua visita e apoie a conservação.
Até 21 de setembro, o BioParque do Rio terá uma promoção imperdível em comemoração à…
Todos os anos, no dia 14 de setembro, comemoramos o Dia Internacional da Capivara! Esta…
No dia 30 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Onça-Parda, também conhecida como Puma.…
O BioParque do Rio reabriu suas portas em 21 de agosto e já está pronto…
Hoje, 14 de agosto, celebramos o Dia Mundial dos Lagartos, uma data dedicada a destacar…
O BioParque do Rio confirma o registro de quatro novos óbitos de aves em uma…
O BioParque do Rio confirma que, após análise laboratorial, foi detectada infecção por influenza aviária…
O BioParque do Rio informa que registrou o óbito aves da espécie galinha-d’angola em seu…
Julho é o mês ideal para explorar o Rio de Janeiro com toda a família.…