Já parou para pensar como são selecionadas as espécies que fazem parte de um zoológico? No BioParque do Rio, por sermos um Centro de Conservação da Biodiversidade, esse é um assunto bem importante!
A antiga ideia de manter animais em exposição ficou para trás. Nosso objetivo agora, é que cada espécie de ser vivo presente no BioParque do Rio esteja ligado a um propósito, principalmente a projetos de pesquisa, educação e conservação.
E como realizamos esse planejamento? Através do Plano de População, que explicaremos com mais detalhes nesse post!
A mudança do BioParque do Rio vai muito além de apenas uma transformação física. Compreendemos que a educação ambiental e a pesquisa para a conservação são ferramentas de extrema importância para a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Além disso, o bem-estar dos animais é nossa maior prioridade! Por isso, cada espécie que você conhecerá no BioParque foi escolhida utilizando dos critérios de um plano de população
Um plano de população, nada mais é do que modelo de escolha técnica das espécies que irão compor o plantel (grupo de animais) de um zoológico. Essas são escolhas únicas e exclusivas para cada instituição, pois são baseadas em aspectos técnicos, logísticos, financeiros, de gestão, geográficos, administrativos, entre outros.
No BioParque do Rio, o Plano de População foi pensado por sua equipe técnica, em conjunto de renomados consultores externos, médicos veterinários e biólogos, com anos de experiência em manejo técnico e administrativo de zoológicos.
Nosso plano é formado por um conjunto de questões, que possuem diferentes graus de relevância, considerando os seguintes aspectos:
Cada item desse questionário possui uma ou mais perguntas com determinada pontuação. Após essa fase, é gerada uma pontuação geral para cada espécie e dessa maneira criamos uma lista indicando o posicionamento de cada uma. Assim, conseguimos ver quais são os animais mais importantes para termos no BioParque.
Como o foco do BioParque do Rio é ser um ser um Centro de Conservação da Biodiversidade, alguns animais acabam não fazendo parte do Plano de População. Esses animais serão destinados a outros parques e zoológicos que tenham essas espécies em seus respectivos planos. Para explicar um pouco mais sobre essa etapa do novo BioParque do Rio, preparamos um vídeo para você. Confira:
O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educação, pesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque do Rio.
Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira
Até 21 de setembro, o BioParque do Rio terá uma promoção imperdível em comemoração à…
Todos os anos, no dia 14 de setembro, comemoramos o Dia Internacional da Capivara! Esta…
No dia 30 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Onça-Parda, também conhecida como Puma.…
O BioParque do Rio reabriu suas portas em 21 de agosto e já está pronto…
Hoje, 14 de agosto, celebramos o Dia Mundial dos Lagartos, uma data dedicada a destacar…
O BioParque do Rio confirma o registro de quatro novos óbitos de aves em uma…
O BioParque do Rio confirma que, após análise laboratorial, foi detectada infecção por influenza aviária…
O BioParque do Rio informa que registrou o óbito aves da espécie galinha-d’angola em seu…
Julho é o mês ideal para explorar o Rio de Janeiro com toda a família.…
View Comments
Amei as informações!!! Parabenizo todas as ANTAS, PELO SEU DIA!!!
Parabéns pela divulgação! Trabalho lindo!