Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco
Já parou para pensar como são selecionadas as espécies que fazem parte de um zoológico? No BioParque do Rio, por sermos um Centro de Conservação da Biodiversidade, esse é um assunto bem importante!A antiga ideia de manter animais em exposição ficou para trás. Nosso objetivo agora, é que cada espécie de ser vivo presente no BioParque do Rio esteja ligado a um propósito, principalmente a projetos de pesquisa, educação e conservação.E como realizamos esse planejamento? Através do Plano de População, que explicaremos com mais detalhes nesse post!

O que é um Plano de População?

Post_Explicacao_Plano_de_populacao_ONCAA mudança do BioParque do Rio vai muito além de apenas uma transformação física. Compreendemos que a educação ambiental e a pesquisa para a conservação são ferramentas de extrema importância para a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Além disso, o bem-estar dos animais é nossa maior prioridade! Por isso, cada espécie que você conhecerá no BioParque foi escolhida utilizando dos critérios de um plano de populaçãoUm plano de população, nada mais é do que modelo de escolha técnica das espécies que irão compor o plantel (grupo de animais) de um zoológico. Essas são escolhas únicas e exclusivas para cada instituição, pois são baseadas em aspectos técnicos, logísticos, financeiros, de gestão, geográficos, administrativos, entre outros.

O Plano de População do BioParque do Rio

Post_Explicacao_Plano_de_populacao_GUARA.jpgNo BioParque do Rio, o Plano de População foi pensado por sua equipe técnica, em conjunto de renomados consultores externos, médicos veterinários e biólogos, com anos de experiência em manejo técnico e administrativo de zoológicos.Nosso plano é formado por um conjunto de questões, que possuem diferentes graus de relevância, considerando os seguintes aspectos:
  1. Bem-estar animal;
  2. Aspectos nutricionais;
  3. Sanitários;
  4. Biossegurança;
  5. Administrativos;
  6. Financeiros;
  7. Conservacionistas;
  8. Técnicos;
  9. Distribuição geográfica;
  10. Status de conservação;
  11. Educacionais;
  12. Desenvolvimento de pesquisa com a espécie;
  13. Técnicas de manejo;
  14. Representatividade da espécie sob cuidados humanos no Brasil;
  15. Representatividade da espécie sob cuidados humanos no exterior;
  16. Aspectos genéticos.
Cada item desse questionário possui uma ou mais perguntas com determinada pontuação. Após essa fase, é gerada uma pontuação geral para cada espécie e dessa maneira criamos uma lista indicando o posicionamento de cada uma. Assim, conseguimos ver quais são os animais mais importantes para termos no BioParque.

Post_Explicacao_Plano_de_populacao_CUTIA

E as espécies que não fazem parte do Plano de População do BioParque do Rio?

Como o foco do BioParque do Rio é ser um ser um Centro de Conservação da Biodiversidade, alguns animais acabam não fazendo parte do Plano de População. Esses animais serão destinados a outros parques e zoológicos que tenham essas espécies em seus respectivos planos. Para explicar um pouco mais sobre essa etapa do novo BioParque do Rio, preparamos um vídeo para você. Confira:

Seja protagonista dessa história!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque do Rio.Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

QUERO SER SÓCIO ANUAL DO BIO PARQUE DO RIO ?

Share:

2 Comments

  • Dina Tereza Ramos dos Santos, 27 de abril de 2020 @ 19:36 Reply

    Amei as informações!!! Parabenizo todas as ANTAS, PELO SEU DIA!!!

  • Karen Carolina da Silva, 24 de junho de 2020 @ 16:07 Reply

    Parabéns pela divulgação! Trabalho lindo!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.