Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Hoje, dia 3 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Vida Selvagem, uma data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2013 e que tem como objetivo a celebração da importante luta pela preservação da fauna e flora, buscando conscientizar toda a população sobre essa temática.

Nas últimas décadas, o nosso planeta vem enfrentando diversos problemas relacionados diretamente com a perda da biodiversidade devido a ações humanas. Dentre esses problemas podemos citar a poluição dos oceanos, desmatamento das florestas, aumento da caça ilegal e outras ocorrências que desequilibram os ecossistemas. Cada um desses problemas ameaça gravemente diversas populações de espécies pelo mundo inteiro.

Aqui no BioParque do Rio, alguns dos animais residentes são animais ameaçados de extinção. O primeiro deles é o lobo-guará, um animal considerado “Quase Ameaçado (NT – IUCN)” de extinção. Nossos lobos Lobato e Luíza são moradores bem especiais e amados pelos visitantes. Essa espécie tem grande importância ecológica no cerrado brasileiro, dispersando sementes das frutas através de suas vezes e controlando a população de pequenas aves e mamíferos que fazem parte de sua alimentação. Infelizmente, esses animais estão ameaçados com a perda de habitat, caça e atropelamento nas rodovias. 

Outro animal que faz parte do nosso plantel que também vêm sofrendo com a perda de seu habitat é a arara-azul-grande. Na década de 80, a população dessa espécie diminuiu de maneira assustadora, quase sendo extinta. Ao longo dos anos, diversas equipes e instituições científicas trabalharam para o aumento da população dessa ave tão emblemática, tornando o risco de extinção um pouco menor. No momento atual, a espécie é considerada vulnerável.

Por fim, temos a onça-pintada, o maior felino encontrado nos biomas brasileiros e que sofre com diversos problemas ambientais, como a perda das áreas florestais e a caça. Essa espécie é responsável pelo controle de várias outras, sendo considerada um predador de topo dos ecossistemas. As onças podem se alimentar de jacarés, aves, primatas e diferentes espécies de mamíferos. Segundo o Instituto Chico Mendes, essa espécie está considerada vulnerável em todo Brasil e criticamente ameaçada na Mata Atlântica. A onça Poty é um dos animais favoritos entre os visitantes, podendo ser encontrada no Centro de Conservação de Carnívoros. 

O Dia Mundial da Vida Selvagem foi criado então com o intuito  de lembrar que fazemos parte dos ecossistemas de nosso planeta e que, assim como nossas ações podem levar a sua degradação, também somos capazes de trabalhar em prol de sua preservação e recuperação, rumo a um futuro mais sustentável. Por isso, ações de Educação Ambiental possuem uma grande importância na nossa sociedade, possibilitando que pessoas de diferentes idades construam um pensamento voltado para a conservação das espécies da fauna e da flora. Conhecer os riscos e pensar nas soluções para proteger as espécies é um fruto de um trabalho conjunto entre os profissionais da ciência e toda  a população.

Aqui no BioParque do Rio, temos um setor voltado para esta temática: o setor de Educação Para Conservação. Durante todo o ano, são realizadas diversas atividades voltadas para diferentes temáticas ambientais, abordando sobre espécies animais, sobre a flora e os biomas brasileiros. Você pode conhecer mais no outro blog que fizemos sobre a educação ambiental e bem-estar dos animais.

Venha visitar o BioParque do Rio e tenha uma experiência incrível. Saiba mais sobre os ingressos do BioParque do Rio pelo site oficial

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.