Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Se você é apaixonado pelo reino animal e está sempre em busca de curiosidades sobre os animais, está no lugar certo! No BioParque do Rio, você tem a oportunidade única de mergulhar em um mundo de curiosidades e descobrir fatos incríveis sobre algumas das criaturas mais fascinantes do planeta.

Mergulhamos fundo no mundo animal para trazer informações fascinantes sobre algumas das criaturas mais incríveis da natureza. Desde os leões, conhecidos como os “Reis da Selva”, até os jacarés-de-papo-amarelo, cada animal tem sua própria história surpreendente para contar.


Os gigantes aquáticos do BioParque do Rio: Tim e Bocão

No BioParque do Rio, o Tim e a Bocão são as estrelas do TikTok e da criançada e possuem uma dezena de curiosidades únicas. Uma delas é que os dentes caninos e incisivos dos hipopótamos nunca param de crescer. Seu tamanho é controlado através de embates entre indivíduos ou desgaste em rochas e outras estruturas duras na natureza.

Devido ao fato do casal não apresentar esse comportamento de combate, os hipopótamos passam por sessões de condicionamento diárias nas quais são utilizadas técnicas que permitem que seus dentes sejam cerrados, de forma tranquila e indolor, para um tamanho que não seja incômodo para eles. Esse processo ocorre em média uma vez por ano.

Esses gigantes aquáticos podem correr até 35 km/h em terra firme, mesmo com uma média de peso de 1.500 kg.

Outra curiosidade animal diferente é que apesar de passarem a maior parte do tempo na água, os hipopótamos surpreendentemente não nadam! Seus corpos densos os fazem afundar, ou seja, eles se movem “andando” pelo fundo dos lagos e rios. No recinto deles, localizado na Savana, o casal faz a festa dos visitantes toda vez que estão na piscina.

Os 30 anos da Bocão
Conheça a história de amor entre Tim e Bocão.


A beleza alada das Araras-Canindé na Imersão Tropical

As araras-canindé são conhecidas por suas cores vibrantes, mas você sabia que suas penas não são realmente azuis? A estrutura de suas penas reflete tons de azul e roxo, criando a ilusão de penas azuis. As cores dos animais geradas por esse efeito são conhecidas como cor estrutural e o fenômeno que causa essa ilusão é chamado de efeito prisma. Além disso, as araras usam suas várias cores como mecanismo de defesa contra predadores, voando em bandos para confundir e distrair.

E você lembra que as araras escolhem um parceiro para a vida toda? Uma outra curiosidade do reino animal que pode estragar esse romantismo é que apesar de escolherem um único macho para ser parceiro para a vida toda, as fêmeas escolhem um parceiro para cuidar dos ovos e do ninho, mas podem se relacionar com outros machos durante o período reprodutivo.

No BioParque do Rio, nossos educadores trazem esses e outros fatos curiosos sobre animais como as estratégias de sobrevivência e mostram como dá pra admirar a beleza dessas aves magníficas aprendendo.

Conheça a história das araras Jade e Alê!

Leões: Os Reis da Selva

Curiosidades sobre o leão Simba.
Foto: Acervo BioParque do Rio

O nosso querido leão Simba (Panthera leo) tem preferências alimentares únicas. Apesar de ser um carnívoro de mais de 150 kg, o leão prefere frango a carne vermelha, consumindo cerca de 4 kg por dia! Curioso, não é mesmo?

Mesmo com a fama de “Reis da Selva”, os leões machos tendem a dormir em média 18 a 20 horas por dia, enquanto as fêmeas caçam e se preocupam com a criação dos filhotes. Os machos participam, na maioria das vezes, quando se trata de presas maiores e se faz necessário mais força.

Além disso, os rugidos icônicos dos leões nos filmes muitas vezes são sons de tigres, não de leões. No BioParque do Rio, é possível aprender mais curiosidades sobre os animais, seus hábitos alimentares peculiares e desvendar os segredos por trás dos rugidos dos leões.

Saiba mais sobre o Simba, o leão do BioParque do Rio.


Conheça as misteriosas Jiboias Arco-íris no Centro de Educação

Curiosidades sobre a Jibóia arco-íris.
Foto: Carol Machado/Acervo BioParque do Rio

A origem do nome popular jibóia arco-íris vem do efeito prisma causado por suas escamas. Afinal, quando sob a incidência de luz direta esses animais brilham com uma vasta gama de cores. No Centro de Educação do BioParque do Rio, ver as jibóias arco-íris de perto nos faz entender o motivo de serem maravilhas da natureza com suas cores deslumbrantes.

E você sabia que elas podem se reproduzir através de um processo chamado partenogênese, onde a fêmea pode dar à luz filhotes sem a necessidade de fecundação? Esse fato do mundo animal é bem rara de acontecer e nossos educadores podem ajudar a explicar melhor sobre essas curiosidades sobre os animais.
As jibóias arco-iris podem sentir o cheiro através da língua. Assim como outras espécies de serpentes, ela possui uma bifurcação na língua para ajudá-los a direcionar enquanto buscam uma presa.

Outro ponto é que esses animais são incapazes de controlar a temperatura interna de seus corpos. Essa característica ocorre por conta do metabolismo relativamente lento, fazendo com que precisem de longos períodos de tempo para digerir uma presa. Por isso, esse animais são considerados popularmente como animais de sangue frio.

No BioParque do Rio, visite a casa dos nossos educadores e aprenda sobre os mistérios por trás das serpentes coloridas!

Descubra a beleza única da Jibóia-Arco-Íris!


Conheça os jacarés-do-papo-amarelo na Vila dos Répteis

Curiosidades sobre o jacaré-do-papo-amarelo.
Foto: Acervo BioParque do Rio

Os jacarés-de-papo-amarelo são presenças imponentes nas águas do BioParque do Rio. Eles são animais de grande porte (podendo chegar até 3 metros) e possuem uma grande força na mordida. Apesar da força, eles estão na lista de presas da onça-pintada.

Outra curiosidade animal é uma comparação do seu focinho com o de crocodilos. Enquanto os jacarés possuem um focinho em formato arredondado e curto, lembrando a letra “U”, os crocodilos possuem um focinho triangular mais comprido, muito semelhante à letra “V”. Outro ponto que é possível distinguir os dois é que esses animais possuem dentição diferentes. Os dentes superiores dos jacarés podem ser vistos de boca fechada enquanto o dos crocodilos mostram tanto os superiores quanto os inferiores.

A temperatura do ambiente determina diretamente a proporção de nascimento do sexo dos filhotes desses répteis.

E apesar do nome, o papo e a barriga desses animais não têm sempre a cor amarela. Essa coloração surge apenas no período reprodutivo, e serve como demonstração de disponibilidade e para atrair potenciais parceiros.

Você sabe como foi a introdução dos jacarés na Vila dos Répteis.

Conheça mais curiosidades sobre os animais no BioParque do Rio

No BioParque, a diversidade de animais é verdadeiramente impressionante. Além dos protagonistas citados neste blog, o parque possui uma dezena de espécies igualmente fascinantes. Da divertida família de lontras à icônica elefante Koala, cada um possui uma dezena de histórias e curiosidades que tornam a visita ainda mais memorável. Não perca a oportunidade de se conectar com esses animais incríveis e experimentar a emoção da descoberta no BioParque.

Venha nos visitar e embarque em uma jornada de descobertas incríveis!

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.