Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

O segundo semestre promete no BioParque do Rio. Tem Volta às Aulas, Visita Escolar e, claro, a notícia que viemos trazer em primeira mão para vocês em nosso blog: estamos muito animados em anunciar a nossa primeira Feira de Ciências!

O evento vai rolar no dia 28 de outubro de 2023, no BioParque do Rio, e estamos convidando estudantes e professores de escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro a participar. Mas se é em outubro porque já estamos falando dele?

É porque caprichamos nas regras de participação. Vem com a gente entender…

Para participar e concorrer a prêmios incríveis, os grupos que toparem enfrentar os desafios precisam montar um projeto que responda à seguinte questão:


“Materiais confeccionados através do plástico ou de outros componentes sintéticos, enquanto nos trouxe um grande avanço, a cada ano nos traz mais prejuízos. Sendo assim, que soluções poderíamos dar para acabar com a poluição plástica?”


Serão selecionados 20 projetos para apresentação e avaliação no evento, com metade das vagas reservadas para instituições da rede pública. Cada projeto deve ser composto por três estudantes e um docente/orientador, com o tema relacionado a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

? Para conhecer todas os ODS da ONU, leia este post do blog ou vá até a página oficial da Organização das Nações Unidas e seus ODS

Os trabalhos apresentados devem ser de montagem, em que o grupo apresente uma exibição prática e/ou artefatos para explicar sobre determinado tema estudado.

Além disso, os grupos devem criar materiais informativos, em que os estudantes apontem os conhecimentos e outros aspectos relevantes do projeto desenvolvido. É de livre escolha a utilização de banners, cartazes e qualquer outro recurso auxiliar.

Para participar, é necessário estar regularmente matriculado e cursando os anos finais do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, e ter disponibilidade para estarem presentes nos dois eventos obrigatórios:

  • Meeting selecionados – Encontro entre os participantes e os times de educação/sustentabilidade do Grupo Cataratas, neste serão retiradas dúvidas sobre a feira de ciências e a produção desta. (Presencial – AquaRio)
  • Feira de ciências – exibição de todos os projetos para avaliação técnica e público geral. (Presencial – BioParque)

Se liga no calendário para não perder nenhuma fase!

As inscrições começam em 1º de agosto de 2023 e vão até 10 de setembro de 2023. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão técnica e pelo público, e os projetos vencedores serão anunciados no final do evento presencial.

Olha aqui todas as datas para anotar e não esquecer:

Abertura das Inscrições: 01/08/2023

Prazo final inscrições: 30/09/2023

Avaliação dos trabalhos: 15/08/2023 a 22/09/2023

Resultado Preliminar: 28/09/2023

Meeting Selecionados: 02/10/2023 – 9h30 às 11h30/ 14h30 às 16h30

Data do evento: 28/10/2023

Não ia rolar prêmio?

Vai ter prêmio mais do que especial para o primeiro, segundo e terceiro lugares. Caprichamos também na variedade, com carteirinha de sócio, vale-presente e até viagem para os Educadores.

Os ganhadores, escolhidos pelos jurados e público levam um pacote de prêmios incrível, que inclui:

  • 40 vouchers de sócios para o BioParque do Rio e AquaRio, metade para cada parque, para a Escola vencedora;
  • Um pacote de viagem para o final de semana com direito acompanhante para o Professor;
  • 3 vale-presentes, um por aluno do grupo ganhador, no valor de R$ 1.500,00.

Já o grupo que ficar em segundo lugar leva de prêmios:

  • O professor e dois dependentes seus viram sócios do AquaRio e do BioParque do Rio
  • Cada aluno do grupo classificado em segundo lugar ganha também um voucher para ser sócio do BioParque e do AquaRio, com direito a três dependentes cada

O grupo que ficar em terceiro lugar também tem prêmio:

  • O professor vira sócio do AquaRio e do BioParque do Rio. Importante: aqui, sem dependentes;
  • Cada aluno do grupo classificado em terceiro lugar ganha também um voucher para ser sócio do BioParque e do AquaRio, com direito a um dependentes cada.

Para mais informações, consulte o regulamento completo aqui neste link.

Estamos esperando pelas ideias de vocês no formulário que preparamos!

Quer trazer sua escola para o BioParque do Rio? Agende já sua visita escolar, clique aqui!

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.