Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Quando um animal tão especial para nós no BioParque do Rio quanto a nossa hipopótamo Bocão faz aniversário, é mais do que festa. É uma história que a gente adora contar mais uma vez.  Em 2023 não foi diferente. 

Rolou convite para os sócios, decoração especial, atividades com os pequenos e, claro, guloseimas super nutritivas e saudáveis, planejadas pelo nosso time de biólogos e nutricionistas. Sem esquecer é claro do carinho dos tratadores que interagem todos os dias com Bocão e Tim, seu parceiro.

Vem com a gente conhecer todos os detalhes! E fique de olho nas condições especiais para novos sócios ao final do post!

Cuidados com a nutrição animal no BioParque do Rio

A preparação da festa começa, claro, pelas guloseimas. Só que por aqui no BioParque do Rio, a gente entende de forma diferente o que vem a ser guloseima, né? Afinal, somos conhecidos por oferecer cuidados diferenciados aos seus animais e o casal de hipopótamos tão querido não é exceção. 

Sabe como é pensada a dieta de Tim e Bocão? Ela é composta principalmente por feno, capim, frutas e verduras frescas. Além disso, eles recebem uma ração específica para atender às necessidades nutricionais desses animais.

Como lembra Gabriel Werneck, zootecnista especialista em nutrição do BioParque do Rio, Bocão consome cerca de 50 kg de alimentos por dia. Cerca de 1,5 toneladas de comida por mês. Essa quantidade pode parecer impressionante, mas é necessária para garantir que nossa “filhotona” tenha uma dieta saudável e equilibrada.

bioparque-do-rio-aniversario-hipopotamo-bocao-bem-estar-animal
Bolo especial preparado pela equipe de Bem-Estar Animal (Foto: Gabriel Ribeiro/BioParque do Rio)

Uma curiosidade interessante sobre a dieta dos hipopótamos no BioParque do Rio é que o casal adora uma receita especial que é preparada especialmente para eles. Um dos pratos preferidos é feito com capim cortado em pequenos pedaços, misturado com melancia e manga.  

Além disso, os cuidadores do parque também oferecem uma variedade de enriquecimento ambiental para os hipopótamos. Isso ajuda a manter esses animais ativos e saudáveis.

Como foi a preparação da festa: torta de frutas e cuidado ambiental

Como já comentamos no post que acompanhou a visita de famílias muito especiais no BioParque do Rio, por aqui temos uma equipe de biólogos e cuidadores que trabalham com o conceito de enriquecimento ambiental para os animais que vivem no parque.

Isso quer dizer que estão sempre pensando em atividades que estimulem o comportamento natural dos animais. Nosso objetivo é ficar o mais próximo possível de um ambiente de origem e, com isso, aumentar a qualidade de vida de cada indivíduo.

Para Bocão, qualidade de vida também se traduz nessa surpresa preparada com todo carinho: sua já tradicional torta de frutas geladinhas, que são a cara do verão carioca.

Com a palavra: tratadores, zootécnicos e biólogos do BioParque do Rio

A festa não estaria completa sem a palavra da equipe que se dedica tanto em transformar cada dia de Bocão em uma oportunidade para comemorar, divertir e aprender com ela. 

A Marina Schweizer, bióloga de condicionamento do BioParque do Rio, lembra que até mesmo a festa é um momento de cuidado. É porque a gente sempre tem que ficar de olho na saúde bucal deles, porque seus dentes não param de crescer nunca. Então, todos os dias a equipe dá uma olhada para ver se os dentes estão bem, escova cada um deles e avalia demais mucosas da  região.

Condicionamento dos hipopótamos envolve inspeção nos dentes (Foto: Acervo/BioParque do Rio)

O acompanhamento diário permite saber quando o comportamento está compatível com o bem-estar. Se Bocão não quiser melancia, por exemplo, é um sinal de alerta, porque ela adora. 

Quem acompanha esse dia a dia ainda mais de perto é o Júnior Ramirez, tratador da Bocão há três anos. A rotina é puxada, mas Júnior é fã de sua “parceira”.

Além de fazer a limpeza dos espaços onde ficam os hipopótamos, Júnior também executa todos os condicionamentos, fundamentais para que a rotina seja mais relaxante e proveitosa para Bocão e Tim. E, claro, escova os dentes, como lembrou Marina.

Festa no BioParque do Rio também é dia de educação ambiental

E como não existe festa sem convidados, quando tem um aniversário tão esperado como o de Bocão, a gente aproveita para trazer o público para perto.

“A gente aproveita a rotina que já existe para conversar com os visitantes e mostrar os cuidados que temos com os animais.”, lembra Letícia Feitosa, bióloga de Bem-Estar do BioParque do Rio. “Todo bicho que a gente cuida merece muito carinho”, destaca a responsável pela preparação dos alimentos especiais, como o bolo de frutas da Bocão.

Bocão comemora 29 anos, em 2023 (Foto: Gabriel Ribeiro/BioParque do Rio)

É um trabalho em equipe. Vai da arquitetura do ambiente, passa por nutrição e bem-estar. Segundo a bióloga, o momento de descontração também tem lá os seus desafios. O time está o tempo todo atento para levar conscientização para o público e aprimorar o conhecimento para oferecer o que há de melhor às espécies.

Maiores desafios da festinha: coisas que tem que ter em mente. O que queremos mostrar para o público. Como vamos oferecer essas atividades de enriquecimento adaptar ao momento de festa? Essas e outras questões logo dão lugar ao cuidado e carinho que resulta em momentos como esses.

Quer participar da próxima homenagem a um hóspede especial do BioParque do Rio? 

Se você já nos visitou recentemente e quer participar de momentos como esses, marque a gente em um story bem legal, usando a hashtag “#QueroComemorarNoBioParque”. Nosso time vai selecionar as mais engraçadas e divertidas e repostar.

Ficou com alguma dúvida sobre como curtir um dia especial como estes vividos por essas famílias cariocas? Nosso time pode tirar todas as suas dúvidas. É só comentar abaixo!

Conheça a Bocão, o Tim e mais de 200 espécies diferentes. Visite o BioParque do Rio. ??

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.