Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Alguma vez na vida você já se apaixonou? Sentiu aquela alegria eufórica de estar ao lado de alguém e um desejo de passar o resto da vida com essa pessoa? Se apaixonar pode trazer diversos benefícios para o nosso corpo e para a nossa autoestima. 

Mas, imagina que você ama alguém, estão sempre próximos, mas não podem viver juntos pois tem um muro que os separa. Essa é a história do Tim e da Bocão, os hipopótamos que vivem no BioParque do Rio.

3 pontos para conhecer os hipopótamos Tim e Bocão! ?

1- Como os hipopótamos viviam no BioParque do Rio

Tim, o hipopótamo macho, chegou no BioParque em fevereiro de 1998. Já Bocão, a fêmea, nasceu no BioParque do Rio em fevereiro de 1994. Por muitos anos, os hipopótamos Tim e Bocão, viveram em recintos um ao lado do outro, mas não conviviam juntos.

Os recintos eram colados, mas com um muro que os separava, impedindo os hipopótamos de interagirem. O mais curioso é que, em grande parte do dia, os dois ficavam grudados no muro.

Recentemente, nossa equipe realizou a junção dos dois hipopótamos no mesmo recinto com todos os cuidados necessários e, agora, eles estão de casa nova!

Foto do antigo recinto dos hipopótamos

2- Histórias de hipopótamos também tem finais felizes!

Com as obras na Aventura Selvagem encerradas, finalmente esse casal pode viver junto em um recinto maior! O novo lar dos hipopótamos, fica no setor de animais da savana africana, e conta com um painel transparente que permite vê-los interagindo dentro da nova piscina, que possui cerca de 350 mil litros de água!

Para isso acontecer, profissionais especializados realizam diariamente condicionamentos com os animais.

O condicionamento do Tim, por exemplo, tem como objetivo principal tornar o manejo e o transporte dele para o novo recinto menos estressante possível, sendo dessensibilizado à caixa de transporte diariamente.

Além disso, também são realizados treinos de comandos que permite à equipe de veterinária acompanhar a saúde dos animais de forma mais eficiente.

2 – Descubra algumas curiosidades sobre os hipopótamos!

Os hipopótamos (Hippopotamus amphibius) são mamíferos semi-aquáticos, habitando normalmente em lagos, rios e pântanos do continente africano. 

Eles passam grande parte do dia na água, e saem praticamente apenas para se alimentar. São animais herbívoros, se alimentando, em sua maioria, de capim, alfafa, legumes e frutas.

Os hipopótamos precisam da água para manter a temperatura do corpo, podendo ocasionar problemas para saúde do animal caso esse contato não exista. A água deve ser profunda o suficiente para o hipopótamo submergir todo o seu corpo. 

Suas narinas são estrategicamente posicionadas para permitir que a espécie fique a maior parte do tempo debaixo d´água. Além disso, os hipopótamos são extremamente territorialistas, defendendo seu território contra animais ou até mesmo humanos que possam invadi-lo. Além disso, costumam avançar sobre animais ou humanos que invadem seu habitat.

Agora que você sabe tudo sobre o Tim, a Bocão e os hipopótamos, teste seus conhecimentos com o BioParque do Rio!

#1. Diferente do Tim, a Bocão nasceu aqui no BioParque do Rio. Você sabe em que ano foi isso?

A hipopótamo Bocão nasceu em 1994 no antigo zoológico do Rio de Janeiro!

#2. Os animais podem ser carnívoros, quando se alimentam somente de carne, herbívoros, quando se alimentam somente de plantas, ou onívoros, quando se alimentam tanto de carne, como de plantas. Você sabe em qual categoria os hipopótamos se enquadram?

Os hipopótamos são animais herbívoros! Isso quer dizer que sua dieta é composta exclusivamente de plantas e seus derivados!

#3. Os hipopótamos são animais muito grandes e por isso são também muito pesados. Você sabe em média quanto um hipopótamo pode pesar?

Os hipopótamos podem pesar em média 3,5 toneladas! 

#4. Em qual continente os hipopótamos podem ser encontrados?

Os hipopótamos são animais encontrados na África! Por isso, aqui no BioParque do Rio eles estarão na Aventura Selvagem, junto a outras espécies do mesmo continente!

#5. Na edição especial do Dia dos Namorado Em Casa com BioParque do Rio, nossa transmissão ao vivo, nosso time falou um pouco sobre o dia a dia do casal de hipopótamos Tim e Bocão. Além de frutas e feno, você se lembra de qual é a média de quilos de capim que cada indivíduo come por dia?

No BioParque do Rio, cada hipopótamo come diariamente cerca de 45 quilos de capim!

Terminar

Resultados

Parabéns! Você sabe muito sobre os hipopótamos! Em breve você poderá conhecê-los de perto no BioParque do Rio!

Parece que tem muito que você ainda pode descobrir sobre os hipopótamos! Que tal dar uma olhada em nosso Podcast ou no Em Casa com BioParque do Rio sobre o Tim e a Bocão?

Saiba mais sobre o Tim, a Bocão e muitas outras espécies!

Se depender da equipe do BioParque do Rio, o Tim e a Bocão ainda terão muitas histórias para serem contadas, mas agora juntos! E que tal conhecer essas e outras histórias dos animais que vivem aqui?

Para isso, nós te levamos em uma verdadeira viagem através dos seus ouvidos com o Podcast do BioParque do Rio! Entre no link abaixo, coloque os fones e aperte o play para ser transportado para nosso parque sem sair de casa!

? Ouça o nosso podcast!

Conheça o novo parque no Em Casa com BioParque do Rio!

Em nossa transmissão ao vivo no Youtube, o Em Casa com BioParque do Rio, nós te trazemos para dentro do BioParque e mostramos tudo sobre os animais que vivem aqui, os novos recintos e os projetos de conservação que são desenvolvidos por nossa equipe!

No Dia dos Namorados, nós tivemos uma edição especial dedicada a esse casal emblemático do BioParque: os hipopótamos Tim e Bocão! Na transmissão, nosso time também mostrou um pouquinho do novo recinto que você pode conhecer ao visitar o novo BioParque do Rio!

Se você perdeu o episódio, não se preocupe pois o Em Casa com BioParque do Rio fica salvo em nosso canal no Youtube. Entre no link abaixo e se inscreva em nosso canal!

Inscreva-se em nosso canal!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar!

Vem ver de perto os hipopótamos do BioParque do Rio

INGRESSOS BIOPARQUE DO RIO

Share:

2 Comments

  • Dina Tereza, 29 de setembro de 2020 @ 22:17 Reply

    Amei a reportagem sobre HIPOPÓTAMOS, especialmente da BOCÃO e do charmoso TIM.

  • Eduardo dos Santos Braga, 7 de janeiro de 2021 @ 22:11 Reply

    Sugestão! Já que iremos ter a visão subaquática dos hipopótamos através de vidro, por que não fazer como no recinto do Bioparque de Valência, na Espanha, e colocar no tanque também várias espécies de peixes ciclídeos africanos juntos para enriquecer o ambiente?! Seria interessante para os observadores.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.