Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

O BioParque do Rio é um centro de conservação da biodiversidade que está chegando ao Rio de Janeiro com as obras do antigo zoológico. Apesar de diversos desafios que impactaram o cronograma original, como o cuidado necessário com as peças e estruturas arqueológicas encontradas durante as escavações da obra e a pandemia inesperada da COVID – 19, as obras se encontram em fase final e em breve o parque será reaberto.

Todos os procedimentos necessários durante as obras foram, e continuam sendo, realizados mediante fiscalização das autoridades competentes e com o devido monitoramento para que não ofereça riscos à saúde dos animais.

Confira alguns pontos em relação ao andamento das obras e à transformação do BioParque do Rio.

Como andam as obras do BioParque do Rio

Como toda grande obra, a transformação do antigo zoológico em BioParque do Rio deve seguir diversas diretrizes das autoridades competentes. Como se trata de uma área onde há diversos achados arqueológicos, as obras também demandam um cuidado extra e a constante atualização com os órgãos responsáveis pela fiscalização do patrimônio histórico.

Por isso, o BioParque do Rio possui todas as licenças necessárias para operar e as obras estão totalmente legalizadas com as autoridades responsáveis e dentro do cronograma considerando os cuidados com o patrimônio histórico pactuados com o IPHAN e os impactos da paralisação decorrente da pandemia da COVID-19.

Como estão os animais durante as obras?

Para garantir um ambiente que não oferecesse riscos à saúde dos animais, foi pactuado um Plano de Manejo durante as Obras com o IBAMA, que teve  participação de especialistas de renome nacional e internacional, incluindo uma sistemática técnica de monitoramento do bem-estar animal.

As taxas de óbitos e furtos que foram constatados estão dentro da faixa de normalidade (comparados com os melhores zoológicos do Brasil). Pelo fato do BioParque do Rio ser casa de diversos animais idosos, todos os falecimentos constatados nesse período foram dentro do esperado em relação à expectativa de vida destes indivíduos.

Além disso, nossa equipe especializada em bem-estar animal realiza diversas atividades diárias de enriquecimento ambiental e condicionamento para garantir que todos os animais estão recebendo o cuidado necessário. Estamos sempre atentos às dúvidas do público, os pontos relacionados ao bem-estar animal são sempre respondidos tecnicamente e baseados em fatos.

Qual o papel de lugares como o BioParque do Rio?

O BioParque do Rio é um centro de conservação da biodiversidade e tem como propósito acolher e cuidar de animais que precisam de uma atenção especial, desenvolver projetos de conservação para espécies ameaçadas e mudar a relação das pessoas com o meio ambiente por meio da educação ambiental.

Somos uma instituição de Educação, Pesquisa e Conservação, baseada no que há de mais moderno no momento quando falamos sobre bem-estar animal. Em nossos novos recintos, são utilizadas barreiras naturais, menos grades e foram criados locais muito mais amplos, com integração de espécies e paisagismo, focados em suas funções ecológicas originais, como parte dessa grande transformação.

Conheça mais sobre nós no Em Casa com BioParque do Rio!

Quer saber mais detalhes sobre o novo BioParque do Rio? Nossa equipe trabalha incansavelmente para o bem-estar de todos os animais e para que em breve você possa conhecer um lugar totalmente novo: uma verdadeira referência em conservação da biodiversidade! Enquanto ainda estamos fechados, clique aqui embaixo e saiba tudo sobre nós no Em Casa com BioParque do Rio!

Em nossa transmissão ao vivo, nós mostramos um pouquinho do que está vindo por aí, nossos cuidados com a alimentação dos animais, os projetos de conservação que estão sendo desenvolvidos aqui e muito mais!



? Inscreva-se em nosso canal!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.

Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

VEJA ESSA TRANSFORMAÇÃO DE PERTO ?

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.