Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Participar de qualquer nascimento já é sempre um momento muito especial. No entanto, quando o filhote é um macaco-prego-do-peito-amarelo, espécie criticamente em perigo de extinção, nós do BioParque do Rio temos motivo em dobro para comemorar! Afinal, não apenas damos as boas-vindas a um novo membro na família do parque, mas também é um bom sinal para a conservação de uma espécie!

E se parte do propósito do BioParque do Rio é desenvolver projetos de conservação da biodiversidade, o nascimento de Abu, um filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos) é um importante exemplo de como estamos caminhando rumo a esse objetivo!

Macaco-prego-do-peito-amarelo na mão do cuidador, segurando o dedo da pessoa.

A espécie, considerada criticamente em perigo de extinção pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), foi apadrinhada pelo BioParque do Rio em 2019. Desde então, somos oficialmente responsáveis por sua conservação.

Então, junte-se a nós para conhecer Abu, o novo filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo do BioParque do Rio, e descobrir tudo sobre essa espécie neste post!

Conheça Abu: o mais novo filhote no BioParque do Rio!

Recentemente, nossa família cresceu com a chegada de um novo membro! A reprodução do macaco-prego-de-peito-amarelo é um sinal de que a espécie vive com muita saúde e bem-estar aqui no BioParque do Rio, além de ser um importante passo para sua conservação.

O filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo foi carinhosamente nomeado de Abu, em referência ao famoso macaquinho do filme da Disney “Aladdin”. Ele nasceu pesando pouco mais de 250g e hoje pesa 540g! Um bebê muito pequeno e fofo, não é?

Macaco filhote tomando mamadeira com seu cuidador.

Hoje, com menos de dois meses de vida, o novo filhote já se tornou um grande xodó da equipe do BioParque do Rio. Além disso, nosso time de biólogos e veterinários acompanhou de perto cada momento desde o seu nascimento, o que ressalta a importância desse filhote que faz parte de uma espécie ameaçada.

Você conhece o macaco-prego-do-peito-amarelo?

O macaco-prego-do-peito-amarelo é um dos animais mais fofos do nosso ecossistema. Difícil negar tanta fofura com um macaco filhote, não é mesmo? Esses macacos são uma das espécies mais conhecidas e típicas do Brasil, sendo reconhecido por praticamente qualquer pessoa.

Ele vive nas copas das árvores e tem uma alimentação bastante variada, consumindo flores, frutos e até pequenos répteis. Eles usam ferramentas de pedra para abrir sementes duras e obter alimento. Além disso, é importante destacar que os macacos são naturalmente saltadores. Por exemplo, os macacos pregos podem saltar até 3 metros de distância!

Um ponto bastante característico desse animal é sua grande curiosidade e inteligência; muitos deles até conseguem utilizar ferramentas e utensílios humanos. Por exemplo, quando ameaçados por uma ave de rapina, um dos macacos emite fortes ruídos de alerta. Dessa forma, permanece visível como isca permitindo que os outros possam escapar.

O filhote de macaco prego do peito amarelo Abu na mão do cuidador enquanto dá língua.

A espécie de macaco prego mais ameaçada

Essa espécie tem como hábitat natural as matas atlânticas, e pode se adaptar facilmente a outras regiões do Brasil. A região de concentração do macaco-prego-do-peito-amarelo vem sendo impactada nos últimos anos por incêndios e desmatamento. Diante dessa situação, esse animal está sinalizado com risco alto de extinção pelo ICMBio

Infelizmente, no Brasil estima-se que existam em torno de 3 mil a 5 mil indivíduos da espécie hoje. O Macaco-prego-do-peito-amarelo é uma espécie endêmica e só pode ser encontrada no Brasil. Por conta disso, o nascimento do Abu é tão especial e importante para todo o time do BioParque! 

O filhote de macaco prego do peito amarelo Abu na mão do cuidador enquanto olha para cima.

Importância do BioParque do Rio na Preservação dos Macacos-prego-do-peito-amarelo

Em 2019, vinte e cinco espécies de animais ameaçados de extinção no Brasil foram selecionadas como ‘primordiais’ para receber cuidados cooperativos de instituições, zoológicos e projetos de conservação em todo o país. Entre elas, o BioParque do Rio foi escolhido como padrinho da conservação do macaco-prego-do-peito-amarelo. Essa seleção representa uma conquista significativa para o parque, uma vez que atuamos nos pilares de educação, pesquisa e conservação, pois o bem-estar animal é a nossa prioridade principal.

A lista realizada em uma parceria realizada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da biodiversidade (ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).

Saiba como o BioParque do Rio foi apadrinhado como responsável pela conservação do macaco-prego-do-peito-amarelo!

O legado de conservação do BioParque

No BioParque do Rio, a conservação é um dos objetivos centrais  em todas as nossas atividades. Nosso compromisso com a preservação da biodiversidade se manifesta em todas as áreas do parque, desde a criação de habitats adequados para as espécies até a implementação de programas de reintrodução. Trabalhamos incansavelmente para garantir que as espécies sob nossa proteção recebam os cuidados necessários e, quando possível, contribuir para a estabilidade das populações selvagens.

Acreditamos que ao informar e educar nossos visitantes sobre a importância da conservação, podemos inspirar ações positivas em prol do meio ambiente em suas vidas diárias. Nossa equipe especializada está sempre à disposição para compartilhar conhecimentos e promover uma maior conscientização sobre as ameaças enfrentadas pela vida selvagem e as medidas que podemos tomar para protegê-la.

Por meio de parcerias com instituições de pesquisa e conservação, participamos ativamente de projetos e iniciativas que visam a conservação de espécies ameaçadas e seus habitats. Acreditamos que juntos podemos fazer a diferença e desempenhar um papel significativo na preservação da rica diversidade biológica de nosso planeta.

Venha conhecer Abu e sua família no BioParque do Rio!

O Abu é só um dos exemplos do trabalho do BioParque do Rio voltado para a Conservação da biodiversidade. Além dele, aqui também vivem diversas outras espécies ameaçadas, como o lobo-guará e a onça-pintada, que estarão inseridas em projetos de conservação! 

Para conhecer melhor nosso trabalho e ficar por dentro de temas relacionados ao meio ambiente, temos o Em Casa com BioParque do Rio! Nós mostramos tudo sobre os animais que vivem aqui, os novos recintos e os projetos de conservação que nosso time desenvolve nos episódios dessa série!

Nesses dois episódios abaixo, nosso time fala um pouco mais sobre duas espécies fundamentais que fazem parte do trabalho de conservação do BioParque do Rio! ??

Inscreva-se em nosso canal!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.

Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

QUERO SER SÓCIO ANUAL DO BIOPARQUE DO RIO ?

Share:

1 Comment

  • Conheça o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem!, 4 de dezembro de 2020 @ 17:27 Reply

    […] do mundo. Essas instituições são grandes responsáveis por cuidar de espécies ameaçadas e ajudar em sua reprodução, além de realizar grande parte da pesquisa que conhecemos hoje sobre essas […]

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.