Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco
Curiosidades_Primatas_Macaco_Prego Apadrinhar é um dos grandes gestos de amor que podemos celebrar, ainda mais quando esse ato envolve a conservação de uma espécie ameaçada de extinção.Você sabia que em 2019 o BioParque do Rio foi apadrinhado como responsável pela conservação do macaco-prego-do-peito-amarelo?Esse é um grande desafio que nós, como um centro de conservação da biodiversidade, ficamos honrados de receber!O BioParque atua sob os pilares de conservação, educação, pesquisa e bem-estar animal, unindo todos os nossos esforços para que a vida no planeta seja conservada através do impacto positivo do nosso trabalho e de nossos visitantes.

Como nos tornamos padrinhos do macaco-prego-de-peito-amarelo?

Em uma parceria realizada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da biodiversidade (ICMBio) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), 25 espécies de animais ameaçados de extinção no Brasil, foram escolhidos como “primordiais” para serem cuidadas em cooperação entre instituições zoológicas e projetos de conservação em todo o país.Esses animais são encontrados em zoológicos e aquários que possuem a estrutura e a qualificação necessária para estudos com propósitos conservacionistas. O projeto é realizado de modo a proporcionar, a essas espécies, ambientes propícios para o seu cuidado e reprodução.Posteriormente, esses animais poderão ser reintroduzidos na natureza, garantindo a sobrevivência da espécie. A lista de animais escolhidos inclui diferentes grupos de animais como mamíferos, anfíbios, répteis e animais marinhos.Elas foram selecionadas pelo tamanho da população sob cuidados humanos existente, o risco de extinção da espécie e a necessidade de estabelecer uma população viável para elas.

Curiosidades sobre o macaco-prego-do-peito-amarelo!

Curiosidades_Macaco_Prego_Peito_AmareloOs macacos-prego-do-peito-amarelo é uma das espécies de macaco mais conhecidas e típicas do Brasil, sendo reconhecido por praticamente qualquer pessoa que o tenha visto em um livro de biologia, por exemplo.É uma espécie adaptada a viver em diferentes locais do país, o que talvez seja um dos grandes motivos para o não desaparecimento dessa espécie. São animais que vivem nas copas das arvores e se alimentam praticamente de qualquer coisa, desde flores e frutos a pequenos répteis.Sob cuidados humanos em instituições zoológicas podem viver quase 50 anos, e muito do que é conhecido hoje sobre a espécie foi através de pesquisas realizadas dentro dessas instituições. São uma espécie importante para o equilíbrio dos ecossistemas devido aos seus hábitos alimentares e infelizmente hoje estimasse que existam em torno de 3 mil a 5 mil indivíduos da espécie no Brasil.Exatamente por isso ser o padrinho para a conservação da espécie torna o trabalho realizado no BioParque extremamente importante.

? Agora que já sabe um pouco sobre o macaco-prego-do-peito-amarelo, que tal testar seu conhecimento sobre primatas?

#1. Quantas espécies de primatas existem no mundo?

Existem cerca de 300 espécies de primatas no mundo!

#2. E adivinha em qual país vive a maioria delas?

No Brasil vivem cerca de 120 espécies e muitas delas são encontradas somente em nosso país e segundo o Ministério do Meio Ambiente, 35 delas estão em risco de extinção.

#3. Você sabe qual o maior primata do Brasil?

O muriqui é o maior primata do país, podendo chegar à 70 cm de altura e pesar 15 quilos. Ele é encontrado somente na mata atlântica e a espécie está criticamente ameaçada de extinção com somente 1000 indivíduos na natureza.

#4. Um outro primata que vive na mata atlântica, é conhecido pelo seu “uivo”, que pode ser ouvido à quilômetros de distância. Vocês sabem qual espécie é?

É o Bugio-de-mãos-ruivas, sua vocalização potente pode ser ouvida a quase 6 quilômetros de distância e serve para marcar seu território e afugentar predadores.

#5. Qual espécie que corria risco de extinção ganhou um novo recomeço com o trabalho em conjunto de instituições zoológicas e projetos de conservação?

É o mico-leão-dourado. Nas ultimas décadas a espécie foi reduzida a somente 200 animais na natureza, porém com o trabalho em conjunto de várias instituições zoológicas em todo o mundo e projetos de conservação, hoje já existem por volta de 1.500 indivíduos na natureza.

#6. Aqui no Bioparque do Rio vive uma outra espécie característica da mata atlântica, você sabe qual é?

O macaco-prego-do-peito-amarelo é um dos primatas que vivem aqui no Bioparque do Rio e nós somos o padrinho dessa espécie no Brasil.

Terminar

Resultados

Parabéns, está sabendo tudo sobre primatas! Não esqueça de seguir nossas redes sociais para aprender cada vez mais.

Caramba, que tal aprender um pouco mais sobre primatas? Siga nossas redes sociais para ter mais informações!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.

Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

VEJA ESSA TRANSFORMAÇÃO DE PERTO ?

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.