Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Sabe quando a gente vai se mudar e não vê a hora de conhecer a casa nova? A gente planeja cada cantinho, faz contagem regressiva para o dia da mudança e não se aguenta de felicidade quando finalmente chegamos em nosso novo lar. Aqui no BioParque do Rio, não está sendo diferente!

Com as obras, cada novo recinto demanda muito planejamento, tempo e dedicação para que nossa equipe consiga deixá-lo do jeitinho que os animais que vivem aqui merecem. E recentemente tivemos o primeiro recinto pronto para receber seus novos moradores: o novo Viveirão

As primeiras espécies a serem levadas à sua nova casa foram as araras-vermelhas e araracangas, também conhecidas como araras-macau. O momento de soltura das aves no novo recinto foi um importante passo dado na caminhada em direção ao nosso propósito de ajudar na conservação da biodiversidade e oferecer um local muito melhor para os animais que vivem aqui. Vem com a gente conhecer tudo sobre essa primeira soltura, o novo viveirão e essas espécies!

3 coisas que você precisa saber sobre o novo Viveirão do BioParque do Rio! ?

1 – A biodiversidade das aves brasileiras

No novo Viveirão, as espécies de aves vão viver em conjunto em um ambiente feito especialmente para elas. O visitante poderá caminhar dentro dele e viver a experiência de uma verdadeira imersão no novo recinto! Quando você olhar para cima, serão mais de 170 aves de 42 espécies voando em cima da sua cabeça!

2 – Um espaço que coloca o bem-estar em primeiro lugar

Se um dos propósitos do BioParque do Rio é oferecer um lugar muito melhor para os nossos animais, o viveirão é um exemplo de como essa missão é levada a sério! São mais de 1.300 metros quadrados em uma área totalmente pensada para o bem-estar das aves que vão viver aqui.

Em todo esse espaço, foram colocados diversas estruturas para que as aves possam descansar com sombra e comida!

3 – Os primeiros moradores!

Recentemente, realizamos a primeira soltura de aves no novo recinto. Como é um ambiente completamente novo, nossa equipe realiza um trabalho de adaptação com as aves, para que nenhum estresse seja causado para o animal durante a mudança ou a convivência com as outras aves.

Por isso, as primeiras aves a serem soltas foram a arara-vermelha e a araracanga, também conhecidas como arara-macau! Foram soltos 9 indivíduos no novo Viveirão que, antes de serem liberados para a soltura, passaram por um processo de vermifugação, pesagem e exames de DNA.

Nesses primeiros momentos das aves no novo Viveirão, elas passam por um processo de aclimatação dentro do recinto com acompanhamento de perto por nossos veterinários, biólogos e tratadores.

Que tal conhecer as espécies que vão estar no Viveirão de um jeito divertido? Participe de nosso quiz! ??

#1. Qual o tamanho médio de uma arara-vermelha?

A arara-vermelha mede cerca de 90 centímetros!

#2. Qual ave foi desenhada como enfeite no primeiro mapa do Brasil, confeccionado em 1502?

Muito característica de nosso país, a araracanga, também conhecida como arara-macau, foi desenhada como enfeite no primeiro mapa do Brasil em 1502!

#3. Entre as espécies de papagaio que estarão no Viveirão, uma pode ser descrita pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro e o bico negro no macho adulto. Será que você sabe de qual papagaio estamos falando?

Esse é o papagaio-verdadeiro!

#4. Qual dessas espécies está classificada como vulnerável à extinção e também é conhecida pelos nomes arara-pequena e papagaio-de-cara-branca?

 

É a Maracanã-verdadeira!

#5. Outra espécie que estará em nosso Viveirão mede entre 20 e 25 centímetros de comprimento, tem o dorso pardo, a barriga de um amarelo vivo e é um dos pássaros mais famosos do país, aparecendo em diversas canções! Você sabe sobre qual espécie estamos falando?

É o bem-te-vi! Ele é muito famoso, não é mesmo?

Terminar

Resultados

Parabéns, você sabe tudo sobre as aves do Brasil!

Que tal ficar ligado em nossas redes sociais para aprender mais sobre as aves do Brasil?

Todas essas espécies que apareceram no quiz acima estarão em nosso novo Viveirão! ?

Venha viver esse momento único com a gente! ?

Para que todos fizessem parte desse momento tão especial que foi a primeira soltura de aves no novo Viveirão, registramos todo esse processo e você pode conferir em nosso canal do Youtube!

Lá, também temos diversas edições do Em Casa com BioParque do Rio, nossa transmissão ao vivo que leva a mensagem de conservação para pertinho de você!

? Inscreva-se em nosso canal!

Conheça o BioParque do Rio de um jeito diferente! ?

Que tal conhecer o BioParque do Rio de uma maneira diferente e divertida? Com nosso podcast, você tem uma verdadeira aula com nosso time de biologia e fica por dentro de tudo sobre as obras, os animais que vivem aqui e nossos projetos de conservação da biodiversidade!

É o programa ideal para juntar a família e curtir um momento de muito aprendizado com uma viagem ao BioParque através de seus ouvidos! O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming.

? Ouça agora no Spotify!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.

Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

VEJA ESSA TRANSFORMAÇÃO DE PERTO ?

Share:

1 Comment

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.