Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

No BioParque do Rio, o passado encontra o futuro. Somos um centro moderno, baseado em conservação, pesquisa e educação, que busca sempre estar atualizado com as melhores práticas de bem-estar animal e projetos para espécies em perigo. Ao mesmo tempo, somos o cenário de lembranças incríveis que marcaram a vida de diversos cariocas.

E nesse tempo todo, você sempre foi o nosso grande protagonista, conhecendo os animais que vivem aqui, entendendo sua importância para o equilíbrio da biodiversidade e participando da história desse local tão importante para a cidade maravilhosa. 

Enquanto não estamos abertos ainda, buscamos sempre maneiras de continuar perto de você, ainda que a distância. Então, que tal juntar a família e participar de um quiz exclusivo junto com a gente sobre a história do BioParque do Rio e os animais que vivem aqui?

É uma maneira de, mesmo de longe, estarmos presentes enquanto boas lembranças são construídas em seu momento família! Gostou da ideia? Então vem com a gente!

#1. Inspirado nos modelos europeus, o primeiro Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, que também foi o primeiro do Brasil, surgiu pelas mãos do barão de Drummond, que era amigo do imperador dom Pedro II, em 1888. Nessa época, ele não era onde ficamos hoje, mas em outro bairro do Rio. Você sabe qual?

O primeiro zoológico do Brasil, inaugurado em janeiro de 1888, ficava em Vila Isabel! Futuramente, ele foi fechado e o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro foi inaugurado na Quinta da Boa Vista, antiga residência imperial. Hoje nós somos o BioParque do Rio!

#2. Logo ao chegar no BioParque do Rio, você já se depara com um patrimônio histórico: o pórtico que fica em nossa entrada. Ele foi doado ao antigo zoológico, mas chegou na Quinta da Boa Vista muito antes como um presente do inglês Lord Percy, duque de Northumberland, para Dom João. Em que ano isso aconteceu?

O famoso pórtico que fica na entrada do BioParque do Rio chegou na Quinta da Boa Vista em 1816, como um presente para Dom João. O monumento ficou por muito tempo à frente da residência imperial, que hoje é o Museu Nacional.

#3. A alameda principal do BioParque do Rio já apareceu diversas vezes em nossas redes sociais e vai ser o cenário de diversas selfies em família quando nosso parque abrir. Essa bonita alameda com diversas palmeiras na verdade tem um nome, que foi dado em homenagem a um animal emblemático que viveu em nosso parque. Será que você sabe qual é o nome?

O nome da Alameda é em homenagem ao Macaco Tião! Ele foi um animal muito famoso que viveu no antigo zoológico e era conhecido por atirar coisas nos visitantes. Seu nome “Tião” era uma homenagem ao padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, São Sebastião. Em 1988, ele foi lançado como candidato à prefeitura do Rio, como forma de protesto, e recebeu 400 mil votos! 

#4. Agora vamos falar um pouco sobre os animais que vivem conosco atualmente e que em breve você poderá conhecer de pertinho! Tem um que é tão famoso que foi utilizado como modelo para a ilustração que aparece em uma cédula de dinheiro! Você sabe quem é?

A Gabi foi modelo para a onça-pintada que vemos na nota de 50 reais!

#5. No BioParque do Rio, vive uma elefanta que é muito conhecida e querida por nossos visitantes: a Koala! Ela vive em nosso parque desde 1990, quando foi resgatada do Circo de Moscou. Uma característica da espécie de elefantes a que a Koala pertence é que as fêmeas dessa espécie não apresentam as famosas presas de marfim. Você sabe que espécie é essa?

A Koala faz parte da espécie de elefantes-asiáticos (Elephas maximus)! Diferentemente dos elefantes-africanos (Loxodonta africana), em que tanto o macho quanto a fêmea apresentam as presas de marfim, no caso dos elefantes-asiáticos apenas os machos da espécie as apresentam.

#6. Você provavelmente conhece o casal mais famoso do BioParque do Rio: nossos hipopótamos Tim e Bocão! Sua história de amor costumava ser separada por um muro, mas com o novo recinto eles enfim vivem juntos! Agora queremos saber se vocês realmente conhecem esses pombinhos, quer dizer, hipopótamos! Algum deles nasceu em nosso parque?

Bocão nasceu no BioParque do Rio em fevereiro de 1994!

#7. Você já sabe que agora somos um centro de conservação da biodiversidade. Isso quer dizer que agora, mais do que nunca, nossos projetos de conservação são o grande destaque do nosso parque! Um destes projetos do qual fazemos partes envolve diversas instituições do Rio de Janeiro e já reintroduziu espécies na natureza que cresceram em nosso parque, como as antas e as cutias. Você sabe o nome desse projeto?

Como parte do Projeto Refauna, nós já reintroduzimos antas na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, e cutias na Floresta da Tijuca! Esses projetos são importantíssimos para deixarmos um impacto positivo para nosso planeta!

#8. No BioParque do Rio, os recintos são muito maiores e promovem a integração de espécies, além de adotarem barreiras naturais no lugar de grades. Tudo isso para que o bem-estar do animal fique em primeiro lugar. Um desses recintos será enorme e contará com animais típicos da savana africana. Você poderá visitá-lo por uma passarela suspensa, ou com uma volta de barco no rio que fica dentro do recinto! Uma verdadeira imersão! Você sabe qual o nome desse novo local no BioParque do Rio?

Essa é a Aventura Selvagem! Um de nossos grandes destaques, essa área contará com diversos animais da savana africana e proporcionará ao nosso visitante a experiência única de vê-los de pertinho, seja pela passarela, seja pelo barco!

#9. Um outro recinto que você também terá uma experiência de imersão é o novo Viveirão das aves! Serão mais de 170 indivíduos de 42 espécies voando sobre a sua cabeça! Para isso, construímos um recinto muito grande que oferece bastante espaço para que as aves consigam viver com muito conforto. Você sabe qual o tamanho desse recinto novo?

São mais de 1.300 metros quadrados em uma área totalmente pensada para o bem-estar das aves que vão viver aqui! Em todo esse espaço, foram colocados diversas estruturas para que as aves possam descansar com sombra e comida!

Resultados

Parabéns, você sabe tudo sobre o BioParque do Rio! Fique ligado em nossas redes que em breve você poderá nos visitar!

Parece que tem muita coisa que você não conhece ainda sobre o BioParque do Rio, não é? Mas não se preocupe! Fique ligado em nossas redes e saiba tudo sobre esse novo centro de conservação!

Ficou curioso sobre essa grande transformação? Saiba mais sobre o BioParque do Rio com nosso time! ?

O Podcast do BioParque do Rio é a maneira ideal de conhecer nosso parque e os animais que vivem aqui de um jeito divertido! Que tal colocar ele para tocar enquanto você faz outras atividades como lavar a louça e dar uma caminhada? É uma boa oportunidade de transformar uma parte rotineira do seu dia em um momento de aprendizado com nosso time de biologia! O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming.

? Ouça agora no Spotify!

Que tal uma espiadinha em nosso parque?

Enquanto estamos distantes, nós temos a programação ideal para você que está contando os segundos para conhecer o BioParque do Rio! Em nosso canal do Youtube, temos diversas edições do Em Casa com BioParque do Rio, nossa transmissão ao vivo! Nelas, nossa equipe explica tudo sobre a grande transformação de nosso parque, sobre os animais que vivem aqui e sobre nossos projetos de conservação da biodiversidade. Você pode até dar uma olhada em como ele está ficando!

? Inscreva-se em nosso canal!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.

Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

QUERO SER SÓCIO BIOPARQUE DO RIO ?

Share:

5 Comments

  • Sarah, 23 de agosto de 2020 @ 19:36 Reply

    Cresci neste lugar maravilhoso e meu filho nasceu praticamente aí, minha mãe dedicou 30 anos de sua vida a este lugar que tanto amo e morro de saudades de todos estes animais!!!

  • Sandra Regina de paula, 9 de setembro de 2020 @ 12:52 Reply

    Costumava ir em passeios escolares mas agora acho que vai ser muito melhor

  • Cadu Amorim, 9 de setembro de 2020 @ 14:49 Reply

    Comecei minha carreira profissional aí, além de frequentar desde criança como visitante. Um sonho realizado triplamente em agora ver a maravilha que ficou. Parabéns e que os animais sejam muito felizes. ??

  • Lúcia, 26 de janeiro de 2021 @ 07:13 Reply

    Parabéns pelo projeto ??
    Ansiosa pela abertura !

  • Luan, 26 de janeiro de 2021 @ 07:51 Reply

    Bacana o quiz!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.