Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Confira os momentos mais marcantes da transformação do BioParque do Rio em 2020 

2020 foi um ano completamente diferente do que todos esperávamos e trouxe diversos desafios e mudanças para nosso dia a dia. Porém, 2020 também foi o ano em que o antigo zoológico do Rio de Janeiro foi oficialmente transformado em BioParque do Rio, marcando um novo capítulo na história desse lugar tão importante para a cidade maravilhosa e seus moradores.

Tudo começou no início do ano, com o anúncio de que nossas obras estão trazendo um novo Centro de Conservação da Biodiversidade para a cidade, um conceito totalmente novo no país. Mas não foi apenas isso que aconteceu em 2020.

Desde então, superamos diversos desafios, finalizamos novos recintos, transmitimos a mensagem de conservação pelos meios digitais e chegamos cada vez mais perto da concretização do sonho BioParque do Rio!

Que tal relembrar então todos esses momentos marcantes da trajetória do BioParque do Rio em 2020? Vem com a gente que organizamos tudo que rolou durante esse ano aqui nesse post!

BioParque do Rio: um novo capítulo para a conservação de espécies no Brasil

Nossos momentos marcantes de 2020 começaram lá no dia 12 de fevereiro quando compartilhamos com vocês a nossa grande novidade! Vocês já sabiam que o antigo zoológico do Rio de Janeiro estava passando por uma série de obras, mas nós estávamos ansiosos para contar que todas essas mudanças são para nos tornarmos um novo Centro de Conservação da Biodiversidade!

Aventura Selvagem, novo recinto do BioParque do Rio, visto de cima

Mas, o que isso quer dizer na prática? Isso significa que agora somos uma instituição baseada em Educação Ambiental, Pesquisa Científica e Conservação da Biodiversidade e vamos desenvolver importantes projetos voltados para espécies ameaçadas alinhados ao que há de mais moderno quando falamos em conservação integrada!

Com a ajuda de nosso Plano de População, todos os animais que vivem no BioParque do Rio estão aqui pois têm um propósito nesse projeto e grande parte estará inserida nos programas de conservação desenvolvidos aqui. Além disso, os recintos estão sendo construídos com novos conceitos que deixam de lado o exibicionismo e priorizam uma estrutura voltada para o bem-estar animal.

Onça-pintada Gabi sobre uma pedra no BioParque do Rio

BioParque do Rio transmite a mensagem de conservação nos meios digitais!

Em março, todos nós tivemos que ficar mais em casa devido à pandemia da covid-19. Nesse momento tão incerto, em que tivemos que estar distantes uns dos outros, nós começamos a pensar em maneiras de levar o BioParque do Rio até vocês! 

Por isso, em abril nós lançamos o Blog do BioParque do Rio! Uma forma nova de nos conectarmos com quem também não vê a hora de conhecer esse novo espaço e de compartilhar todas as principais novidades que estão acontecendo aqui e diversas curiosidades sobre as espécies e sobre a conservação!

Em Casa com BioParque do Rio

Depois, em junho, nós embarcamos na Semana do Meio Ambiente e decidimos trazer ainda mais novidades para vocês! Com uma programação exclusiva, nós começamos nossa série de transmissões ao vivo no Youtube: o Em Casa com BioParque do Rio!

Em seus sete episódios, nosso time falou sobre o conceito do BioParque do Rio, sobre condicionamento animal, sobre a importância da conservação de espécies como o lobo-guará e a onça-pintada e muito mais! Nós ainda te mostramos um pouquinho de como está ficando o novo BioParque do Rio ao vivo!

Podcast do BioParque do Rio

Em junho, também foi a vez do BioParque do Rio invadir as principais plataformas de streaming! Pensando em levar a experiência do BioParque ainda mais longe, nós trazemos uma forma completamente diferente de conhecer tudo sobre nós, sobre os animais e nossos projetos de conservação com o Podcast do BioParque do Rio!

Com cinco episódios disponíveis nas principais plataformas de streaming, o podcast é uma oportunidade perfeita para juntar a família, fechar os olhos, apertar o play e fazer uma viagem até o nosso parque sem sair de casa. Com ele, você conhece tudo sobre espécies como os hipopótamos, os lobos-guarás, as onças-pintadas e os elefantes-asiáticos!

Novo Viveirão e o sonho se tornando realidade!

E em julho nós demos um importante passo rumo ao nosso objetivo: estreamos o primeiro novo recinto! O novo Viveirão do BioParque do Rio ficou pronto com mais de 1.300 metros quadrados para receber mais de 170 aves de mais de 40 espécies! Com muito mais espaço, o recinto foi pensado exclusivamente para promover o bem-estar dos animais!

Novo viveirão do BioParque do Rio

Seus primeiros habitantes foram a arara-vermelha e a araracanga: 9 indivíduos dessas espécies tão características do nosso país foram os primeiros a conhecerem a casa nova. Antes de serem liberadas para a soltura, as aves passaram por um processo de vermifugação, pesagem e exames de DNA e, depois, ao chegarem no novo recinto, foi realizado todo um processo de acompanhamento para se certificar de que elas se adaptaram bem ao novo Viveirão.

A casa nova dos répteis!

Em seguida, no mês de setembro, foi a vez dos répteis serem transferidos para seu novo recinto! As tartarugas-da-amazônia e os jacarés-de-papo-amarelo foram as primeiras espécies a conhecerem o novo setor dedicado aos répteis, um lugar com mais de 590 metros quadrados, visores de vidro e estrutura pensada para oferecer o que há de melhor hoje aos animais.  

Assim como soltar as aves no novo Viveirão foi muito emocionante, levar os répteis para o novo recinto foi outro momento em que ficamos muito felizes de estarmos cumprindo um de nossos propósitos: oferecer espaços muito melhores aos animais!

Abu e a conservação do macaco-prego-do-peito-amarelo

E, para fechar o ano, em novembro nós compartilhamos uma notícia maravilhosa com vocês: o nascimento do Abu! Esse novo membro da nossa família é um filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo e recebeu esse nome em homenagem ao personagem do filme da Disney “Aladdin”. É claro que todos nós do BioParque do Rio ficamos apaixonados por ele!

Abu, filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo que nasceu no BioParque do Rio

Mas não é só por termos recebido um novo membro na família que o nascimento do Abu é especial. Além disso, como a espécie do macaco-prego-do-peito-amarelo se encontra em perigo de extinção, o Abu é muito importante para nós e para os projetos que serão desenvolvidos pela espécie!

O nascimento do Abu também simboliza o compromisso do BioParque do Rio com a reprodução e a conservação, já que em 2019 nós fomos escolhidos como instituição responsável pela conservação do macaco-prego-do-peito-amarelo. O título de padrinho da espécie nos foi concedido pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e mostra o comprometimento do BioParque do Rio como uma instituição que trabalha em prol da conservação de espécies no Brasil.

Abu, filhote de macaco-prego-do-peito-amarelo que nasceu no BioParque do Rio

Acompanhe os últimos momentos da transformação do BioParque do Rio! 

2020 passou voando, não é? E, durante todo esse tempo em que o BioParque do Rio foi chegando cada vez mais perto de abrir as portas, uma de nossas prioridades foi sempre trazer você junto com a gente! E 2021 não será diferente, muita coisa boa está vindo por aí e você vai ser parte dessa história!

Enquanto nós estamos nos aproximando da grande abertura, que tal já ficar por dentro de todos os detalhes desse grande projeto que vai trazer um Centro de Conservação da Biodiversidade para a cidade maravilhosa? Clique abaixo e descubra com nosso time tudo sobre o novo BioParque do Rio!

? Inscreva-se em nosso canal!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.

Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira  

VEJA ESSA TRANSFORMAÇÃO DE PERTO ?

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.