Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Tudo o que utilizamos, comemos, bebemos, e até mesmo o que você está vestindo nesse exato momento tem matérias-primas derivadas da natureza. Tudo o que conhecemos tem sua origem nela, seja através dos processos que ocorrem nos ecossistemas ou as matérias-primas que movem nossas indústrias. Resumindo, a natureza e a biodiversidade são os maiores tesouros que existem na Terra e não sobreviveríamos sem eles.  Por isso, a celebramos no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para começar, você sabia que existe a Semana Mundial do Meio Ambiente? Ela foi criada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas – em 1972 e celebrado pela primeira vez em 1974, com o tema “Apenas Uma Terra”.

Criado com o intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente, o dia foi gerando e estimulando ao longo dos anos ações para problemas alarmantes no nosso planeta. E esse ano o celebramos pela 46ª vez com foco na biodiversidade!

O mundo em que vivemos sofre alterações drásticas pelos seres humanos diariamente. Em geral, elas são extremamente prejudiciais para a saúde e o bem-estar de todos os seres vivos, e também para o meio ambiente. Por isso, é nossa missão enquanto centro de conservação da biodiversidade, impulsionar esse discurso e realizar ações transformadoras para contribuir com essa luta.

Conheça o Instituto Conhecer Para Conservar, do Grupo Cataratas!

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_ICC

O Instituto Conhecer Para Conservar foi fundado pelo Grupo Cataratas, principal concessionária de Turismo Sustentável do país. Ele visa despertar a consciência ecológica nas pessoas, transformando o nosso redor através da educação ambiental.

Por isso, em todos os seis parques administrados pelo Grupo Cataratas – sendo eles BioParque do Rio, AquaRio, Paineiras Corcovado, EcoNoronha, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras – são desenvolvidos projetos voltados para a geração de valor compartilhado.

Diversas pesquisas, projetos e ações são realizadas anualmente para gerar a transformação do meio ambiente e da sociedade. Isso tudo com ideais de ecoeficiência, educação e conservação ambiental. No site do Instituto você pode conhecer todos os projetos já implementados.

Como o BioParque do Rio contribui na Semana do Meio Ambiente?

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_REFAUNA

O BioParque do Rio é um centro de conservação da biodiversidade. Mas o que quer dizer isso? Significa que somos uma instituição voltada para a educação ambiental e o bem-estar animal, tendo como tripé a educação, pesquisa e conservação.

 Aqui no BioParque do Rio, assim como em todos os parques que fazem parte do Grupo Cataratas, o compromisso com o meio ambiente é uma pauta sempre trabalhada. Além de todo o trabalho realizado no parque, a realização de ações externas também é muito importante.

Uma das ações realizadas pelo parque junto à outras instituições foi a reintrodução de Cutias (Dasyprocta) no Parque Nacional da Tijuca. O projeto Refauna, que conta com parceiros como a UFRJ, UFRRJ, IFRJ, INEA, FIOCRUZ e ICMBio, reintroduz espécies em locais onde as mesmas foram extintas. Ele busca a biodiversidade das áreas.

Em conjunto com o BioParque do Rio, o projeto reintroduziu cutias em uma das maiores florestas urbanas do mundo, a floresta do Parque Nacional da Tijuca. Você pode descobrir mais sobre o assunto no nosso vídeo!

 

Fique ligado nos conteúdos da Semana do Meio Ambiente!

Se você, assim como nós, se preocupa com a natureza e o bem-estar animal, se prepara para ficar atento às nossas redes. Afinal, teremos uma programação muito especial para você!

Programação:

  • Dia 02/06: Em Casa com BioParque – Condicionamento dos Elefantes

          Horário: 09:30 horas     

em_casa_com_bioparque_1200_628 1

Nessa live imperdível você poderá acompanhar todo o procedimento de condicionamento realizado com a Carla e a Koala. Você conhece elas? Umas das espécies mais amadas pelos nossos visitantes, elas são as elefantas que vivem aqui no parque.

O condicionamento de animais silvestres pode ser realizado para diversos fins diferentes. Aqui no BioParque do Rio, a nossa equipe técnica realiza o procedimento para tornar mais fácil possível o manejo veterinário desses animais – como a limpeza e o cuidado com as patas, o lixamento das unhas, e até mesmo desinfecção, se necessário. 

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_LIVE_KOALA

E você poderá acompanhar tudo ao vivo com o Samuel Fraiji, Assistente de Coordenação de Bem-Estar Animal! Não vai perder essa oportunidade, não é mesmo? A live será transmitida através do nosso canal oficial do Youtube. Portanto, é muito fácil assisti-la, basta acessar aqui!

  • Dia 04/06: Em Casa com BioParque – Agora Somos BioParque do Rio: um novo conceito de zoológico!

         Horário: 14:00 horas

em_casa_com_bioparque_1200_628 2

Chegou a hora de respondermos suas dúvidas! Nesse episódio do Em Casa com BioParque, o Diretor Operacional do BioParque do Rio, Fernando Menezes, estará acompanhado do Fernando Sousa, Diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, e do Claudio Maas, Biólogo Responsável Técnico do BioParque do Rio, para tirar dúvidas recorrentes do público e trazer informações muito importantes.

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_LIVE_MENEZES

Nessa live, você poderá se informar melhor sobre questões técnicas, como o que de fato é um BioParque, como nosso Plano de População foi selecionado, e os nossos projetos de conservação da biodiversidade. Mas não para por aí! Durante o bate-papo vocês poderão ver com exclusividade como o local está ficando, e teremos também informações sobre as obras, nossos planos de sócio, os recintos, e também uma surpresa especial para todos vocês! Não vai ficar de fora dessa, não é?

A live será transmitida através do nosso canal oficial do Youtube. Portanto, é muito fácil assisti-la, basta acessar aqui!

Compartilhe e chame a família e amigos para esse ao vivo imperdível!

Grupo Cataratas na Semana do Meio Ambiente

Além do AquaRio, outros parques do Grupo Cataratas como o BioParque e Paineiras Corcovado terão um calendário dedicado a Semana do Meio Ambiente. Fique ligado no cronograma de cada parque pelo link abaixo!

Confira aqui a programação completa dos Parques!

 

Faça parte desse grande movimento sustentável!

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_ONÇA

Para o mundo mudar e a conservação da biodiversidade do nosso planeta se tornar prioridade para todos, precisamos começar fazendo a nossa parte. Você pode fazer a diferença e contribuir para uma realidade mais sustentável na sua casa, no seu trabalho, e até mesmo no seu meio de transporte. Comece se educando, e passando o aprendizado para a sua família.

O BioParque do Rio busca proporcionar experiências transformadoras para todos os seus visitantes, funcionários, e também para os animais que vivem aqui. Parte do valor arrecadado com os planos de sócio são revertidos para pesquisas. Quer conhecer mais sobre o BioParque? Acesse o nosso site!

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.