Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Tudo o que utilizamos, comemos, bebemos, e até mesmo o que você está vestindo nesse exato momento tem matérias-primas derivadas da natureza. Tudo o que conhecemos tem sua origem nela, seja através dos processos que ocorrem nos ecossistemas ou as matérias-primas que movem nossas indústrias. Resumindo, a natureza e a biodiversidade são os maiores tesouros que existem na Terra e não sobreviveríamos sem eles.  Por isso, a celebramos no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para começar, você sabia que existe a Semana Mundial do Meio Ambiente? Ela foi criada para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas – em 1972 e celebrado pela primeira vez em 1974, com o tema “Apenas Uma Terra”.

Criado com o intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente, o dia foi gerando e estimulando ao longo dos anos ações para problemas alarmantes no nosso planeta. E esse ano o celebramos pela 46ª vez com foco na biodiversidade!

O mundo em que vivemos sofre alterações drásticas pelos seres humanos diariamente. Em geral, elas são extremamente prejudiciais para a saúde e o bem-estar de todos os seres vivos, e também para o meio ambiente. Por isso, é nossa missão enquanto centro de conservação da biodiversidade, impulsionar esse discurso e realizar ações transformadoras para contribuir com essa luta.

Conheça o Instituto Conhecer Para Conservar, do Grupo Cataratas!

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_ICC

O Instituto Conhecer Para Conservar foi fundado pelo Grupo Cataratas, principal concessionária de Turismo Sustentável do país. Ele visa despertar a consciência ecológica nas pessoas, transformando o nosso redor através da educação ambiental.

Por isso, em todos os seis parques administrados pelo Grupo Cataratas – sendo eles BioParque do Rio, AquaRio, Paineiras Corcovado, EcoNoronha, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras – são desenvolvidos projetos voltados para a geração de valor compartilhado.

Diversas pesquisas, projetos e ações são realizadas anualmente para gerar a transformação do meio ambiente e da sociedade. Isso tudo com ideais de ecoeficiência, educação e conservação ambiental. No site do Instituto você pode conhecer todos os projetos já implementados.

Como o BioParque do Rio contribui na Semana do Meio Ambiente?

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_REFAUNA

O BioParque do Rio é um centro de conservação da biodiversidade. Mas o que quer dizer isso? Significa que somos uma instituição voltada para a educação ambiental e o bem-estar animal, tendo como tripé a educação, pesquisa e conservação.

 Aqui no BioParque do Rio, assim como em todos os parques que fazem parte do Grupo Cataratas, o compromisso com o meio ambiente é uma pauta sempre trabalhada. Além de todo o trabalho realizado no parque, a realização de ações externas também é muito importante.

Uma das ações realizadas pelo parque junto à outras instituições foi a reintrodução de Cutias (Dasyprocta) no Parque Nacional da Tijuca. O projeto Refauna, que conta com parceiros como a UFRJ, UFRRJ, IFRJ, INEA, FIOCRUZ e ICMBio, reintroduz espécies em locais onde as mesmas foram extintas. Ele busca a biodiversidade das áreas.

Em conjunto com o BioParque do Rio, o projeto reintroduziu cutias em uma das maiores florestas urbanas do mundo, a floresta do Parque Nacional da Tijuca. Você pode descobrir mais sobre o assunto no nosso vídeo!

Fique ligado nos conteúdos da Semana do Meio Ambiente!

Se você, assim como nós, se preocupa com a natureza e o bem-estar animal, se prepara para ficar atento às nossas redes. Afinal, teremos uma programação muito especial para você!

Programação:

  • Dia 02/06: Em Casa com BioParque – Condicionamento dos Elefantes

          Horário: 09:30 horas     

em_casa_com_bioparque_1200_628 1

Nessa live imperdível você poderá acompanhar todo o procedimento de condicionamento realizado com a Carla e a Koala. Você conhece elas? Umas das espécies mais amadas pelos nossos visitantes, elas são as elefantas que vivem aqui no parque.

O condicionamento de animais silvestres pode ser realizado para diversos fins diferentes. Aqui no BioParque do Rio, a nossa equipe técnica realiza o procedimento para tornar mais fácil possível o manejo veterinário desses animais – como a limpeza e o cuidado com as patas, o lixamento das unhas, e até mesmo desinfecção, se necessário. 

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_LIVE_KOALA

E você poderá acompanhar tudo ao vivo com o Samuel Fraiji, Assistente de Coordenação de Bem-Estar Animal! Não vai perder essa oportunidade, não é mesmo? A live será transmitida através do nosso canal oficial do Youtube. Portanto, é muito fácil assisti-la, basta acessar aqui!

  • Dia 04/06: Em Casa com BioParque – Agora Somos BioParque do Rio: um novo conceito de zoológico!

         Horário: 14:00 horas

em_casa_com_bioparque_1200_628 2

Chegou a hora de respondermos suas dúvidas! Nesse episódio do Em Casa com BioParque, o Diretor Operacional do BioParque do Rio, Fernando Menezes, estará acompanhado do Fernando Sousa, Diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, e do Claudio Maas, Biólogo Responsável Técnico do BioParque do Rio, para tirar dúvidas recorrentes do público e trazer informações muito importantes.

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_LIVE_MENEZES

Nessa live, você poderá se informar melhor sobre questões técnicas, como o que de fato é um BioParque, como nosso Plano de População foi selecionado, e os nossos projetos de conservação da biodiversidade. Mas não para por aí! Durante o bate-papo vocês poderão ver com exclusividade como o local está ficando, e teremos também informações sobre as obras, nossos planos de sócio, os recintos, e também uma surpresa especial para todos vocês! Não vai ficar de fora dessa, não é?

A live será transmitida através do nosso canal oficial do Youtube. Portanto, é muito fácil assisti-la, basta acessar aqui!

Compartilhe e chame a família e amigos para esse ao vivo imperdível!

 

Grupo Cataratas na Semana do Meio Ambiente

Além do AquaRio, outros parques do Grupo Cataratas como o BioParque e Paineiras Corcovado terão um calendário dedicado a Semana do Meio Ambiente. Fique ligado no cronograma de cada parque pelo link abaixo!

Confira aqui a programação completa dos Parques!

Faça parte desse grande movimento sustentável!

Post_Explicacao_Semana_Meio_Ambiente_ONÇA

Para o mundo mudar e a conservação da biodiversidade do nosso planeta se tornar prioridade para todos, precisamos começar fazendo a nossa parte. Você pode fazer a diferença e contribuir para uma realidade mais sustentável na sua casa, no seu trabalho, e até mesmo no seu meio de transporte. Comece se educando, e passando o aprendizado para a sua família.

O BioParque do Rio busca proporcionar experiências transformadoras para todos os seus visitantes, funcionários, e também para os animais que vivem aqui. Parte do valor arrecadado com os planos de sócio são revertidos para pesquisas. 

Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira 

VEJA ESSA TRANSFORMAÇÃO DE PERTO ?

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.