
Mas o que é o BioParque do Rio?
Muito além do que apenas trocar o nome, o espaço agora é um verdadeiro centro de conservação da biodiversidade. O caráter exibicionista do modelo antigo de zoológico vai embora e dá lugar a um parque onde o tripé pesquisa, educação e conservação, aliado ao bem-estar animal, está sempre como prioridade.Como serão os novos espaços do BioParque do Rio?
Para que os moradores do BioParque tenham realmente o que eles precisam, o primeiro passo dessa jornada começa com uma inversão na forma como o espaço físico do parque é concebido. Por isso, os novos ambientes dos animais foram projetados de modo que colocam o bem-estar do animal em primeiro lugar. Assim, caem as grades e surgem barreiras naturais e recintos maiores, que integram espécies de mesmo habitat para proporcionar ao animal o melhor ambiente possível.
O que são os projetos de conservação da biodiversidade?
Além disso, o verdadeiro foco do BioParque do Rio se volta para os projetos de conservação da biodiversidade. Todo animal que vive no parque tem um propósito no que é chamado de plano de população. O plano foi feito especialmente para o BioParque do Rio e garante que apenas os animais que têm um papel nos projetos de conservação da biodiversidade vivem aqui. Dessa maneira, podem ser feitas iniciativas como a reintrodução de antas na natureza, animal extinto no estado do Rio, além de pesquisas científicas, banco genético de animais, entre outros projetos importantes para a biodiversidade do planeta.
1 Comment