Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

A cada dia, chegamos mais perto da grande abertura do BioParque do Rio! Com o andamento das obras e a finalização dos primeiros recintos, uma de nossas maiores alegrias é poder levar os animais às suas nova casas, onde eles poderão viver com muito mais espaço em um ambiente focado em bem-estar animal. Recentemente, foi a vez dos primeiros répteis serem soltos no setor dedicado aos jacarés, tartarugas e cágados! 

Os primeiros indivíduos a estrearem a casa nova foram da espécie do jacaré-de-papo-amarelo e da tartaruga-da-amazônia. Para isso, nosso time fez todo um trabalho de acompanhamento para garantir que a mudança aconteça da melhor forma possível, sem oferecer riscos à saúde dos animais

Vem com a gente então conhecer tudo sobre essas espécies, esse novo recinto do BioParque do Rio e testar seus conhecimentos sobre répteis com a gente nesse post!

3 coisas que você precisa saber sobre o novo recinto! 😉

1- Lar de animais de sangue frio! 🐢

Há cerca de 300 milhões de anos, os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre e hoje são conhecidas aproximadamente 7 mil espécies! Aqui no BioParque do Rio, o Setor dos Répteis será a área dedicada a abrigar algumas dessas espécies tão importantes. Ele será dividido em três partes: uma dedicada a serpentes, outra dedicada a jacarés, tartarugas e cágados e outra para os filhotes! Muito fofo, não é?

2- Um espaço muito maior! 🏠

Com uma área de mais de 590 metros quadrados, esses animais enfim terão muito mais espaço em seu novo recinto. Seguindo a proposta do BioParque do Rio de ser um centro de conservação da biodiversidade que coloca o bem-estar animal em primeiro lugar, os recintos são parte essencial para que esse objetivo seja atingido! 

3- Os primeiros indivíduos 🐊

Os primeiros animais a serem soltos no novo Setor dos Répteis foram os jacarés-de-papo-amarelo e as tartarugas-da-amazônia! Para garantir que a mudança para o novo recinto aconteça da maneira adequada para os animais, os indivíduos são transferidos aos poucos e sempre com acompanhamento de nossas equipes de tratação, veterinária e biologia!

O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) pode medir até 3 metros de comprimento. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos e é muito importante para o controle biológico de outras espécies por ser um animal que está mais acima na cadeia alimentar. Eles têm esse nome por ficarem com área do papo amarelada durante a fase do acasalamento!

A tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) é um animal de água doce que vive no Rio Amazonas e em seus afluentes. Ela é considerada o maior quelônio de água doce da América do Sul, podendo chegar a 90 centímetros de comprimento e a pesar até 75 quilos.

Você sabe tudo sobre os répteis? Então se liga no quiz que preparamos para você! ⬇️

#1. Muitas pessoas confundem quem são as tartarugas, os cágados e os jabutis. Os três fazem parte de um grupo chamado de quelônios. Você sabe a diferença entre eles? Então conta para a gente: qual deles vive apenas na terra?

Apesar das pessoas normalmente se referirem a todos eles como tartarugas, apenas os jabutis são animais totalmente terrestres! Cágados são os semi aquáticos, ou seja, podem viver na terra e nos rios, e as tartarugas são animais totalmente marinhos que apenas as fêmeas saem da água quando vão colocar seus ovos! Será que você já chamou de tartaruga um animal que na verdade era um cágado ou um jabuti?

 

#2. Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistar o ambiente terrestre. Hoje, existem aproximadamente 7 mil espécies catalogadas no mundo, entre elas serpentes, tartarugas, jacarés e outros. Eles se caracterizam por serem tetrápodes (possuem quatro membros), de pele grossa e que botam ovos. Qual dos animais abaixo não são répteis?

Salamandra e Cobra-cega são anfíbios!

#3. Ao ler réptil, a primeira imagem que deve vir a sua memória deve ser a de um jacaré saindo da água e indo para a terra. Esse grupo, como o dos anfíbios, não consegue manter a temperatura do corpo constante, por isso, para conseguir uma temperatura ideal estão sempre mudando de ambiente. Se expondo ao sol em dias mais frios e se protegendo no meio aquático em dias quentes. Animais com essa característica tem um nome, você sabe qual é?

Animais de “sangue frio” ou ectotérmicos são seres que não possuem um mecanismo interno que regule a temperatura do corpo. Por isso necessitam da energia transportada pela luz solar, em forma de calor.

#4. O corpo dos répteis é coberto por uma pele seca e praticamente impermeável. Por isso, para que não haja desidratação, esses animais possuem em sua epiderme uma proteína muito conhecida. Qual o nome dessa proteína?

As células mais superficiais da epiderme dos répteis são ricas em queratina, essa proteína protege o animal contra a desidratação e representa uma adaptação à vida em ambientes terrestres.

#5. A classe dos répteis é dividida em 4 ordens: Chelonia, que em sua formação possui estruturas que protegem seu corpo; Crocodilia, tem corpo revestido por placas córneas; Squamata, tem corpo recoberto por escamas; e Rhynchocephalia, conhecido como o grupo mais primitivo, seu corpo é recoberto por escamas córneas. Será que com essas informações, você consegue acertar qual animal está em cada grupo?

As tartarugas e jabutis são do grupo Chelonia.

Os crocodilos são do grupo crocodilia.

As cobras e lagarto são do grupo Squamata.

As tuataras são do grupo Rhynchocephalia.

finish

Results

Parabéns! Você sabe tudo relacionado aos répteis. Em breve, você poderá conhecer muitos de pertinho no BioParque do Rio!
Poxa, parece que tem muito sobre os répteis que você não conhecia, né? Mas fique tranquilo pois estamos sempre falando sobre os animais nas redes do BioParque do Rio!

Conheça o novo BioParque do Rio! 🦁

Aberto na Quinta da Boa Vista desde 1945, o Antigo Zoológico do Rio de Janeiro é parte de boas lembranças de muitos cariocas e agora, com uma grande transformação, o BioParque do Rio será o cenário de novas boas memórias! Focado em educação, pesquisa e conservação, nós vamos trazer um conceito completamente novo que coloca o que realmente importa em primeiro lugar.

Enquanto as obras ainda estão em andamento, que tal já ir conhecendo esse parque novo da sua casa? Em nossa transmissão ao vivo, o Em casa com BioParque do Rio, nós te mostramos tudo que está vindo aí em primeira mão! Confira aqui! 👇 

📺 Inscreva-se em nosso canal!

Saiba tudo sobre os animais de uma maneira diferente! 🐘

Será que você conhece as elefantas Carla e Koala? Ou os hipopótamos Tim e Bocão? Vem saber tudo sobre eles de um jeito completamente diferente: com os seus ouvidos! No Podcast do BioParque do Rio, nosso time de biologia te leva para uma verdadeira viagem até o nosso parque. Basta apertar o play e fechar os olhos! 

E que tal transformar o podcast em um momento família? Com muita educação ambiental, ele é programa perfeito para a tarde de domingo! Lembramos também que ele está disponível em todas as principais plataformas de streaming.

🎧 Ouça o nosso podcast!

Quer saber mais sobre a rotina do BioParque? Cadastre-se e receba as atualizações por e-mail. 📲

Captcha obrigatório

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.