Existe um Simba que você provavelmente já ouviu falar. Um grande leão, rei da savana africana, que muitas pessoas têm boas lembranças de infância por ter conhecido através da tela grande dos cinemas. Mas você sabia que aqui, no BioParque do Rio, vive um outro Simba? Quer conhecer mais sobre esse grande felino, seus hábitos e sua história em nosso BioParque do Rio? Então continue lendo que vamos contar para você algumas curiosidades sobre o leão pra você!
Conheça a história do leão Simba no BioParque do Rio
Se você visitou o antigo zoológico do Rio alguns anos atrás pode até se lembrar de um leão chamado Simba. No entanto, mesmo possuindo o mesmo nome, ele não era o mesmo indivíduo que vive aqui hoje.
O Simba que morava no antigo zoológico antes morreu em 2015 devido à idade avançada. Na época, ele tinha 25 anos e superou a expectativa de vida da espécie, que é por volta dos 20 anos!
Em dezembro de 2016, pouco mais de um ano depois da morte do primeiro Simba, um novo leão veio viver com a gente, trazido diretamente do Zoológico de Pomerode de Santa Catarina, onde nasceu. Ele chegou aqui adolescente com oito anos e pesava 150 quilos!
O fato curioso de ambos terem o mesmo nome não passou de uma coincidência. Na época, uma enquete foi realizada em parceria com um veículo de comunicação para escolher o nome do leão que estava vindo para cá. Por ter sido a opção mais votada pelo público entre as seis disponíveis, o animal foi batizado de Simba.
Agora, assim como os outros animais, ele ganhou um recinto completamente novo no BioParque do Rio, pensado especialmente para o seu bem-estar. O Simba no BioParque do Rio pode não ter um reino, mas ele é um dos animais favoritos dos nossos visitantes.
Uma grande festa para o Simba
Em 2018, o leão fez 10 anos e ganhou uma festa da equipe do BioParque do Rio! Nosso time do bem-estar animal realizou uma atividade de enriquecimento alimentar especial em que colocaram um bolo de carne com sua alimentação embrulhado como um presente.
Entenda o que é o enriquecimento ambiental feito pelo time de bem-estar
Assim, sua refeição foi oferecida de uma maneira diferente, o que estimula diversos comportamentos do animal que, em vez de apenas comer o que lhe foi entregue, precisa explorar o objeto novo que lhe foi apresentado. Nesse ano, ele faz 13 anos e suas festas de aniversários sempre são um sucesso.
Os visitantes adoram acompanhar enquanto ele abre seus presentes e se delicia com o seu bolo de carne feito especialmente pelo time de bem-estar animal. Atividades educativas sempre marcam o aniversário dos animais. Quer conhecer mais curiosidades sobre o leão e outras espécies? Anote na sua agenda e visite o parque no aniversário do Simba!
Como é o dia a dia do Simba, o leão do BioParque?
Ao visitar o BioParque do Rio durante o período da tarde, talvez você veja o Simba dormindo ou descansando. Isso acontece porque os leões têm hábitos crepusculares e noturnos, então fica mais fácil vê-lo em nosso parque ao fim da tarde, ou bem de manhã.
Outras duas curiosidades sobre o leão são ligadas a sua dieta e aos enriquecimentos ambientais praticados no parque. Quando falamos de sua alimentação, nossa equipe do BioParque do Rio prepara uma refeição especial todos os dias para ele! Como os leões são animais carnívoros, sua alimentação é composta basicamente de carne animal. Aqui, o Simba costuma comer cerca de 5,3 kg de carne todos os dias!
No BioParque do Rio, uma outra parte da rotina do Simba é receber diversos tipos de enriquecimentos ambientais. Essas atividades são muito importantes e estimulam diversos comportamentos essenciais para o seu bem-estar. Por isso, os animais que vivem conosco recebem todos os dias uma atividade de enriquecimento.
Elas podem ser de diversos tipos: físico, alimentar, sensorial, cognitivo e social. No caso do Simba, seu enriquecimento ambiental favorito é o picolé de sangue. Esse tipo de atividade envolve tanto a parte alimentar, ao estimular sua alimentação de uma maneira diferente, como a parte sensorial, por estimular seus sentidos ao colocá-lo em contato com uma superfície fria.
Assim como nós, Simba prefere esse tipo de enriquecimento quando está calor, afinal, quem não gosta de tomar um picolé em dias mais quentes?
Curiosidades sobre o leão (Panthera leo)
Na nossa vida, nem sempre as coisas são como parecem, e na natureza não é diferente. Apesar de serem conhecidos como fortes e ferozes animais, não são os machos da espécie (Panthera leo) que são responsáveis pela caça, e sim as leoas, que geralmente caçam em grupos. Os leões machos são responsáveis por proteger o território enquanto as leoas caçam.
A principal diferença entre os machos e as fêmeas é que machos possuem as famosas jubas grandes e volumosas. Você sabia que os indivíduos com jubas maiores e mais escuras normalmente conseguem um resultado melhor em confrontos com outros machos da espécie?
Graças a elas, os animais apresentam uma proteção maior na área do pescoço, o que os favorece durante o combate. Isso é muito importante pois os leões são os únicos felinos que andam em bandos, geralmente constituídos pelo macho dominante, fêmeas e seus filhotes.
Outra característica muito conhecida desses animais é a sua capacidade de rugir, graças a uma estrutura óssea calcificada, chamada hioide. Seu rugido pode ser ouvido a até 8 quilômetros de distância. Por isso, eles são conhecidos como os reis da selva. Incrível, não é?
Visite o BioParque do Rio e conheça pessoalmente o Leão Simba e outros animais incríveis!
Gostou de conhecer o Simba? Então fica ligado em nossa redes sociais que em breve você vai conhecer muitas outras histórias fantásticas sobre os moradores do BioParque do Rio!
E se você não vê a hora de poder conhecer o rei da selva e diversos outros animais, você pode se tornar um sócio do BioParque e garantir acesso exclusivo e ilimitado a nosso parque!
E essa nem é a melhor parte. Ao garantir a sua participação nessa história com o programa de sócios, você também ajuda a financiar diversos programas de conservação da biodiversidade.
Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira
1 Comment