Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Para celebrar o mês dos namorados, o blog do BioParque do Rio traz a série “Casais da Natureza”. Hoje, você vai conhecer um pouco sobre a relação de amor da dupla Jade e Alê, um casal de Arara-Canindé (Ara ararauna). O romance tem uma história cheia de altos e baixos. Mas, o amor entre os dois é capaz de resistir ao tempo.

arara-caninde-bioparque-do-rio
Casal de Arara-Canindé (Foto: Breno Alves/BioParque do Rio)

A Arara-Canindé é uma espécie que habita a Mata Atlântica, Cerrado e a Floresta Amazônica. Por isso, pode ser vista em grande parte do território brasileiro e em países vizinhos na América do Sul. No entanto, a espécie tem sido ameaçada por conta da degradação do habitat natural e pelo tráfico de animais silvestres.

O Alê foi uma dessas vítimas. Ele foi capturado da natureza para ser vendido e no processo de transporte ilegal sofreu um trauma em uma das patas. 

Eternos namorados

As Araras-canindé têm uma relação curiosa. A espécie é monogâmica, ou seja, passa a vida inteira com o mesmo parceiro – característica de alguns psitacídeos, grupo de aves da qual fazem parte esse tipo de arara.

Por isso, geralmente, a Arara-Canindé é vista em dupla em voo ou em descanso na copa das árvores. Mesmo quando formam bandos maiores, a espécie prefere ficar ao lado do seu par.

Assista a série Casais da Natureza no YouTube

A escolha do parceiro se dá por um fator especial: a capacidade do macho de defender o ninho, proteger a fêmea e os filhotes. Mas, se engana quem pensa que não há divisão de tarefas. 

O romance entre as Araras-canindé fica mais evidente quando a fêmea está prestes a ter o filhote. Nos cerca de 20 dias de choca, o macho fica responsável por trazer o alimento enquanto a fêmea protege o ninho.

Reprodução da Arara-Canindé

O BioParque do Rio mantém um projeto de reprodução dessa espécie. Ninhos foram colocados em pontos estratégicos no espaço Imersão Tropical, onde vivem as aves. O  objetivo é fazer com que a Arara-Canindé consiga gerar filhotes de forma natural. Em dezembro de 2021, ocorreram os primeiros nascimentos.

Jade e Alê fazem parte do projeto e estão em busca de gerar seus primeiros filhotes. Eles estão sempre juntos na toca e fazem de tudo para defendê-la. Os dois não gostam que as pessoas cheguem perto do ninho, colocando em prática o instinto de defesa animal.

Gostou de conhecer a história do casal Jade e Alê? Você pode ver eles de pertinho aqui na Imersão Tropical do BioParque do Rio. Compre o seu ingresso aqui.

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.