O BioParque do Rio possui um programa de conservação de girafas, que foi apresentado em processos jurídicos e, recentemente, disponibilizado à imprensa. O programa detalha os objetivos iniciais para conservação das girafas.
O segundo capítulo do documento traz uma contextualização sobre as estratégias de conservação, pesquisa e educação ambiental praticadas pelo Bioparque do Rio, com a apresentação dos membros do comitê científico, dos projetos em andamento e das parcerias formalizadas até o momento.
Os programas de conservação com os parceiros citados estão estritamente vinculados a espécies e atividades definidas em cada termo de parceria, como a pesquisa genética de onças pintadas e os programas de reintrodução de fauna no Rio de Janeiro, por exemplo.
Reafirmamos que as menções dos parceiros e membros do comitê científico divulgadas no documento não possuem relação com o programa de conservação e processo de importação das girafas, mas sim com outros projetos de pesquisa e conservação da biodiversidade.
O propósito do Bioparque do Rio é atuar nos pilares da pesquisa, conservação e educação e isso só é possível por meio de uma rede de parceiros, especialistas e instituições.