Entenda a importância dessa data para a conservação da biodiversidade de nosso planeta!
As datas comemorativas são muito importantes pois ajudam a dar visibilidade a diversos temas, assuntos e problemas que muitas vezes são deixados de lado em nosso dia a dia. Por isso, hoje, dia 4 de dezembro, é celebrado o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem! Essa data foi instituída para entendermos por que é tão importante falarmos sobre a crise da biodiversidade e o que podemos fazer hoje para virar esse jogo.
Afinal, isso tem tudo a ver com a missão do BioParque do Rio, não é? Somos um Centro de Conservação da Biodiversidade e, aliado à pesquisa e à educação, queremos transformar a relação das pessoas com o meio ambiente e fazer parte de um novo capítulo na história das espécies e do planeta.
Mas você sabe por que falamos tanto em conservação e quais impactos já enfrentamos hoje devido à crise da biodiversidade? Se não souber ainda, fique tranquilo! Vem com a gente que te explicamos tudo nesse post!
Desde 2012, o dia 4 de dezembro reserva um carinho especial por ser o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem! Essa data foi criada com o intuito de sensibilizar e conscientizar os cidadãos sobre o ato de conservar. Isso é feito através de organizações e centros de conservação que se empenham em utilizar esse dia para realizar conferências, campanhas e manifestações acerca do estado da vida selvagem e seu futuro.
Segundo o Relatório Planeta Vivo, do Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF), divulgado em setembro de 2020, em 46 anos, o ser humano e suas atividades acabaram com pelo menos dois terços da vida selvagem global. Entre as principais causas desses dados estão o tráfico de animais e a caça ilegal. Na África, por exemplo, mais de 20 mil elefantes morrem anualmente por conta da comercialização da sua presa, o marfim.
Quando falamos sobre projetos que trabalham para a conservação da vida selvagem, grandes aliados são os zoológicos e aquários ao redor do mundo. Essas instituições são grandes responsáveis por cuidar de espécies ameaçadas e ajudar em sua reprodução , além de realizar grande parte da pesquisa que conhecemos hoje sobre essas espécies.
Dentro dessas instituições, também são desenvolvidos diversos projetos de conservação, que, em parceria com outras instituições, atuam para o que chamamos de conservação integrada . Assim, conseguimos ampliar os nossos objetivos e fazer um trabalho melhor para todas as espécies que precisam!
Além disso, zoológicos e aquários têm uma grande importância para a conservação pois promovem a educação ambiental. Se dizem que a gente só conserva aquilo que conhecemos, esses lugares fazem o papel de mostrar essas espécies para o público de uma forma segura e que transmita a necessidade de entendermos e apoiarmos projetos que atuem pela sua conservação.
Muito importante, não é? Por isso o BioParque do Rio está vindo aí com um conceito totalmente novo de zoológico, que coloca aquilo que realmente importa – Educação, Pesquisa e Conservação – em primeiro lugar. Isso tudo aliado a um forte trabalho pelo bem-estar animal vai tornar o BioParque do Rio uma verdadeira referência como um Centro de Conservação da Biodiversidade.
Nós não vemos a hora de reabrirmos nossas portas e poder recebê-los no novo BioParque do Rio! Enquanto esse momento não chega, nós preparamos um presente muito especial para vocês que nos acompanham: o Podcast do BioParque do Rio!
Nele, nossa equipe conta tudo sobre os animais que vivem aqui, os projetos de conservação em que eles estarão inseridos, além de diversas novidades sobre esse novo parque que está vindo aí!
É a oportunidade perfeita para juntar a família, fechar os olhos e fazer uma viagem com a imaginação diretamente para o BioParque do Rio enquanto conhece o Tim e a Bocão, nosso casal de hipopótamos, a Gabi, nossa onça-pintada, e diversas outras espécies!
Lembrando que o Podcast do BioParque do Rio está disponível em todas as principais plataformas de streaming. Não tem motivo para não apertar o play!
O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educação, pesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.
Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) estão presentes em todo o Brasil e em grande parte da…
Setembro é um mês especial no Rio de Janeiro. Com temperaturas agradáveis e dias ensolarados,…
O BioParque do Rio, localizado em São Cristóvão, no coração da capital fluminense, está com…
No próximo sábado, dia 17 de agosto, o BioParque do Rio terá o prazer de…
Esculturas da Turma da Mônica no BioParque do Rio
O Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados do mundo, oferecendo uma infinidade…