Um dos objetivos fundamentais do trabalho aqui no BioParque do Rio é, sem dúvida, o bem-estar animal! Todos os times do BioParque alinham seus projetos e atividades visando essa finalidade. E um dos aliados nessa missão é, sem dúvida, o enriquecimento ambiental!
Você já conhecia essa prática? Vem saber tudo sobre ela com o time de especialistas do BioParque do Rio!
Muito comum em Centros de Conservação da Biodiversidade, o enriquecimento ambiental é uma atividade feita com os animais para estimular seus comportamentos naturais. Essa prática pode ser dividida em 5 tipos: físico, alimentar, sensorial, cognitivo e social. Ela também é parte essencial para garantir o bem-estar animal.
Alguns exemplos de atividades de enriquecimento são caixas com comida dentro, objetos diferentes que são colocados no recinto, entre outros. No geral, são situações criadas pelo nosso time de bem-estar para quebrar a rotina do animal e despertar estímulos que ele não teria normalmente. Essa operação é tão importante, por isso temos uma equipe especializada para realizar diversas atividades com todas as espécies que moram aqui!
Sabe o que é mais legal nessa prática de enriquecimento? Os dias temáticos com as datas como Páscoa, Halloween e Natal, o nosso time de bem-estar animal e biologia se preparam para fazer uma atividade mais especial e comemorativa. Os objetos acabam ganhando uma cara diferente de acordo com a época. No natal, por exemplo, os Lobos Guarás, ganharam o enriquecimento de caixas com feno e frango dentro. Muito legal, né? E objetivo principal é encantar o público de forma que ele se conscientize a da importância da espécie, das atividades de bem-estar transformando como uma ferramenta importante para educação ambiental.
Uma área de extrema importância e obrigatória aqui no BioParque do Rio é o bem-estar animal. O enriquecimento, junto ao condicionamento alimentar, pois são práticas essenciais para garantir que todos os animais estejam recebendo o devido cuidado e não sejam expostos a situações de estresse e desconforto.
No entanto, apesar das semelhanças, enriquecimento e condicionamento não são a mesma coisa! Enquanto o enriquecimento ambiental reúne uma série de atividades que estimulam os animais e buscam movimentar as suas rotinas, o condicionamento é o responsável por ensinar comportamentos que facilitam procedimentos como manejo, veterinário e transporte, possibilitando até mesmo que ele seja feito sem a assistência de medicamentos.
Se você está procurando o que fazer no Dia das Mães no Rio de Janeiro,…
A temporada mais doce do ano está prestes a ficar ainda mais encantadora! De 10…
Diversão garantida: ingressos a R$20 para crianças e Bio Folia com atrações especiais O Carnaval…
Se você está em busca de um Carnaval animado, seguro e ideal para toda a…
O Carnaval está chegando e, para quem busca uma programação especial para curtir com as…
Hoje, dia 8 de fevereiro, é dia de festa no BioParque do Rio! Nosso avestruz-comum,…
Você já se perguntou por que os flamingos são rosas? Essa cor vibrante que caracteriza…
O BioParque do Rio deu um passo histórico na conservação de anfíbios ao inaugurar um…
No verão carioca, o calor intenso é um desafio tanto para humanos quanto para animais.…