A história do Will, nosso tigre-de-bengala (Panthera tigris), se inicia em 2011 no antigo RioZoo. William chegou já adulto, tendo estimativa, atualmente, de mais de 25 anos de vida. Na natureza, é comum que essa espécie viva em média 15 anos. William sempre encantou a todos com seu charme e postura de um verdadeiro príncipe.
Conheça a história completa da realeza.
Passou por toda sua fase adulta e agora, encontra-se bem velhinho, necessitando de cuidados mais intensivos do nosso time para ter a melhor qualidade de vida possível. Todos os visitantes adoravam apreciar esse grande felino em seu recinto reverenciaram e exaltaram durante longos anos.
Porém, alguns problemas acabaram surgindo com o avanço da idade, sendo alguns bem comuns em felinos que são mantidos sob cuidados humanos, principalmente problemas nos ossos (Föllmi et. al. 2006) e por conta disso, em 2021, Will precisou realizar uma cirurgia devido a ruptura do ligamento cruzado na sua pata, dessa forma, foi necessário que ele ficasse alguns dias fora de visitação.
Uma coisa muito legal, é que essa foi a primeira cirurgia no mundo a ser realizada em um tigre! E é claro, contou com diversos profissionais da área para realizá-la. Will foi um grande guerreiro, apesar de sua idade avançada e graças a toda equipe envolvida a cirurgia foi um sucesso. O processo cirúrgico teve grande importância por ser pioneiro, possibilitando a escrita de um trabalho para o congresso da Associação de Zoológicos e Aquários da América Latina com autoria de uma das médicas veterinárias do BioParque, Bruna Barbosa.
Nosso tigre seguiu se recuperando muito bem e sendo acompanhado pela equipe de veterinários, biólogos e cuidadores do Bioparque do Rio. No entanto, mesmo tendo o melhor tratamento possível e um time incrível com ele, em julho de 2023 Will precisou ir para uma área veterinária fora de visitação no BioParque do Rio. Agora ele tem um recinto especial adaptado para melhor atender suas necessidades diárias.
Nesta área ele tem todo o suporte veterinário e uma rotina totalmente voltada para seus cuidados. Além disso, seu recinto possui uma localização que possibilita um acesso mais fácil para o setor de veterinária. Um ambiente mais reservado onde ele pode descansar e aproveitar as sonecas, promovendo uma melhoria no seu bem estar.
Essa foi uma decisão muito debatida por todos os técnicos do Bioparque do Rio e pensada buscando priorizar a saúde e bem-estar do nosso querido William.
Referências:
Föllmi, J.; Steiger, A.;Walzer, C.; Robert, N.; Geissbühler, U.; Doherr, M.G.;Wenker, C. A scoring system to evaluate physical condition and quality of life in geriatric zoo mammals. Anim. Welf. 2007, 16, 309–318.
O Rio de Janeiro tem sido palco de eventos incríveis que combinam cultura, entretenimento e…
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…