
Todos os anos, no dia 14 de setembro, comemoramos o Dia Internacional da Capivara! Esta data foi criada para ressaltar a importância ecológica, estão entre elas a dispersão de sementes e o controle da quantidade das populações das plantas aquáticas e terrestres. Também atua como bioindicador da saúde e equilíbrio dos ecossistemas onde se encontram.
Que este animal é amado e conhecido por todos não é novidade, mas vem com a gente conhecer algumas curiosidades do maior roedor do mundo, que pode chegar até 1 metro de comprimento e pesar 55kg.
A capivara ( Hydrochoerus hydrochaeris) é um mamífero, com hábitos semi-aquáticos e que faz parte do grupo dos roedores, que abriga os ratos, porquinhos-da-índia, cutias, castores e entre outros, a principal característica deste grupo é a presença de um par de grandes dentes, chamados incisivos, que crescem continuamente durante toda a vida do animal. Por este motivo, embora as capivaras tenham preferência por gramíneas e outras plantas, é comum vê-las consumindo frutas, sementes e até casca de árvores para desgastar seus dentes.
Por terem hábitos semi-aquáticos, elas possuem patas para o deslocamento terrestre, mas contam com membranas entre os dedos, o que permite que sejam nadadoras incríveis. Além disso, apresentam uma pequena diferença no número de dedos, nas patas da frente ou dianteiras, apresentam 3 dedos e nas patas traseiras ou de trás, 4 dedos.
Conhecidas como símbolo de tranquilidade, paz e harmonia, devido ao seu comportamento social, as capivaras podem viver em grupos de até 20 indivíduos que se alimentam, descansam e até tomam banho juntos! Além disso, elas estão presentes em todos os estados do Brasil e em quase todos os países da América do Sul.
Apesar de serem animais tranquilos e até conseguirem conviver em ambientes urbanos e não estarem em risco de extinção, as capivaras veem enfrentando alguns desafios: como a caça e, principalmente, a perda de seu habitat natural devido ao desmatamento e à expansão das cidades.
Conhecendo os nossos moradores!
Aqui no Bioparque, temos a honra de cuidar de dois representantes da espécie: a Juliana, uma capivara adulta que completa 6 anos neste ano, e o nosso mais novo morador, o Capivaldo, que foi resgatado e hoje faz parte da nossa família, já conquistando o coração de nossos visitantes. É muito comum vê-los descansando ou nadando no lago do recinto do Cerrado.
Se quiser conhecer a Juliana e o Capivaldo, vem pro Bioparque do Rio!
Glossário: Vem aprender com a gente!
Função ecológica: Papel que um organismo ou uma determinada espécie faz dentro de um ecossistema, que contribui para o seu funcionamento.
Dispersão de sementes: Processo que leva as sementes para longe de árvore-mãe, pode acontecer pelo vento ou por com ajuda de algumas espécies de animais. Ao germinar, essas sementes irão gerar uma nova árvore, mantendo a floresta viva.
Bioindicador de saúde ou equilíbrio ambiental: Qualquer organismo, seja animal, planta ou micro-organismo, que revela informações sobre a qualidade do ar, solo, água de um ecossistema pela sua presença, ausência ou mudança em seu comportamento.
Habitat: Local natural onde um organismo vive, e nele consegue se alimentar, se reproduzir, se abrigar e se desenvolver.
Referências:
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. Capivaras urbanas: como o maior roedor do mundo se adaptou às cidades. [S. l.], 23 set. 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2022/09/capivaras-urbanas-como-o-maior-roedor-do-mundo0-se-adaptou-as-cidades. Acesso em: 13 set. 2025.
Percequillo, A.R.; Bonvicino, C.R.; Rodrigues, A.C.L.; Delciellos, A.C.; Oliveira, A.C.M.; Souza, A.L.G.E.; Carmignotto, A.P.; Silva, C.R.; Medeiros, D.L.; Chiquito, E.A.; Vieira, E.M.; Hingst-Zaher, E.; Melo, G.L.; Ximenes, G.I.; Giúdice, G.M.L.D.; Sponchiado, J.; Cherem, J.J.; Prado, J.R.; Oliveira, J.A.; Pessôa, L.M.; Geise, L.; Costa, L.P.; Tiepolo, L.M.; Passamani, M.; Weksler, M.; Oliveira, M.V.B.; Alvarez, M.R.D.V.; Gonçalves, P.R.; Peres, P.H.A.L.; Andrea, P.S.D.; Pinto, P.C.E.A.; Rocha, R.G.; Paresque, R.; Vilela, R.V.; Rossi, R.V.; Freitas, T.R.O.; Leite, Y.L.R. 2024. Hydrochoerus hydrochaeris (Linnaeus, 1766). Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade – SALVE. Disponível em: https://salve.icmbio.gov.br DOI: 10.37002/salve.ficha.23318.2 – Acesso em: 21 de Aug. de 2025.
REDAÇÃO NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. As 6 curiosidades sobre a capivara, o maior roedor do mundo. National Geographic Brasil, 18 abr. 2023. Atualizado em 10 jul. 2025. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2023/04/as-6-curiosidades-sobre-a-capivara-o-maior-roedor-do-mundo . Acesso em: 21 ago. 2025.
Reid, F. 2016. Hydrochoerus hydrochaeris. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T10300A22190005. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-2.RLTS.T10300A22190005.en. Accessed on 13 September 2025.
ZOO SANTO INÁCIO. Capivara. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.zoosantoinacio.com/animal/capivara/. Acesso em: 13 set. 2025.