Bastidores BioParque Do Rio

Celebrando o mês das mães com novos nascimentos no BioParque do Rio

Quer forma melhor do que celebrar o Dia das Mães comemorando aquele momento que é único? Sim, o nascimento! Em março tivemos a felicidade de acompanhar e dar todo o acolhimento a quatro novos membros da família BioParque do Rio! Sabe misturar felicidade com cuidado e profissionalismo? Então vem com a gente conhecer todos os detalhes!

Logo no primeiro dia de março, nasceu uma linda fêmea de Aoudad (Ammotragus lervia). Só para vocês entenderem: essa espécie é um tipo de carneiro selvagem encontrado no norte da África. O Aoudad é bem adaptado a viver em ambientes áridos e pode suportar longos períodos sem água. Eles são conhecidos por seus chifres impressionantes, que podem crescer até 1 metro de comprimento. Além disso, são animais sociais e geralmente vivem em grupos liderados por um macho dominante. O Aoudad é também uma presa para caçadores e é considerado uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Logo depois uma nova vaquinha (Bos taurus) ao mundo no dia 9 de março, trazendo mais felicidade para a Fazendinha.

E logo depois, no dia 12 de março foi a vez de outra fêmea, só que de Cervicapra (Antilope cervicapra). Como o próprio nome científico nos ajuda a lembrar, este é um antílope africano, nativo da África Subsaariana, mas também é introduzido em outras partes do mundo. É um animal pequeno, com cerca de 90 cm de altura e pesando entre 35 e 40 kg. Os machos têm chifres curvados para trás, enquanto as fêmeas não têm chifres ou têm chifres muito curtinhos. Uma curiosidade: eles podem correr a velocidades de até 80 km/h.

Março fechou com mais boas notícias no dia 21: o único menino da turma, um Búfalo (Bubalus bubalisveio) fofíssimo chegou em meio a festa e claro, todos os cuidados de nossa equipe. Aliás, por falar em cuidados…

Como é o acolhimento dos mamíferos recém-nascidos no BioParque do Rio?

Quando um filhote nasce no BioParque do Rio, ele é mantido com a mãe e devidamente monitorado pela equipe de cuidadores, biólogos e veterinários. Eles só são manipulados ou retirados em casos especiais, como quando é necessário cuidar do umbigo ou pesar o filhote.

Além disso, nós monitoramos atentamente se houve cuidado parental e se o filhote ingeriu o colostro – o leite liberado pela mãe nas primeiras horas ou dias de vida do neonato que possui propriedades especiais. A mãe e seu filhote são mantidos em um local seguro com alimentação diferenciada caso o ambiente externo seja desafiador para o recém-nascido.

Esse cuidado inicial é fundamental para que o desenvolvimento do filhote ocorra de forma equilibrada e sempre em contato com a mãe, garantindo qualidade de vida desde os primeiros dias!

Celebre conosco esses nascimentos no BioParque do Rio! Estamos muito felizes em receber mais um membro em nossas famílias de Aoudad, vaca, Cervicapra e búfalo. É um momento único que merece ser comemorado com cuidado e profissionalismo. Venha nos visitar e conhecer todos os detalhes desses novos membros da nossa família!

E por falar em bebezões e suas mamães, vale lembrar que em maio está rolando a promoção especial do Dia das Mães.

Vai funcionar assim: as mães que visitarem o BioParque do Rio entre os dias 01/05 e 21/05, com pelo menos 1 (um/a) filho(a), poderão preencher uma ficha, que será depositada em uma urna, para participar da promoção “Visite e Concorra a um café da manhã no BioParque do Rio”.

Para participar, a mãe visitante deverá adquirir um ingresso em qualquer categoria (avulso ou combo). No dia da visita, é indispensável apresentar um documento que comprove a filiação.

Serão 30 mães contempladas, com direito a dois convidados, através do sorteio que acontecerá no nosso perfil do Instagram @bioparquedorio. A divulgação dos nomes será feita em uma live, no dia 22/05/2023 às 18h30. Além disso, os nomes serão divulgados em nossas redes e entraremos em contato via e-mail e telefone (disponibilizados na ficha preenchida).

No mês das mães, visite e concorra a um café da manhã no BioParque do Rio?! Visite a partir de R$ 23,50.

BioParque do Rio

Recent Posts

Aproveite as Férias com a Turma da Mônica no BioParque do Rio!

Preparados para umas férias inesquecíveis? O BioParque do Rio está trazendo uma programação especial que…

15 horas ago

O que fazer no Rio de Janeiro nas férias de Julho: Explorando o BioParque do Rio

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados do mundo, oferecendo uma infinidade…

21 horas ago

Conheça a história do Macaco Tião do antigo Zoo do Rio

Vamos explorar a história fascinante de um dos personagens mais queridos e icônicos da cidade:…

1 semana ago

Última semana da exposição Hello Kitty Parade no Rio de Janeiro

Se você ainda não visitou a Exposição Hello Kitty Parade no BioParque do Rio, agora…

3 semanas ago

Personagem da Hello Kitty estará no BioParque do Rio para tirar fotos com seus fãs.

O BioParque do Rio está celebrando este mês de junho com a Hello Kitty Parade…

1 mês ago

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

1 mês ago

SORTEIO 50 Anos da Hello Kitty no BioParque do Rio!

O BioParque do Rio está recebendo a exposição comemorativa do Hello Kitty Parade e para…

1 mês ago

BioParque do Rio recebe pela primeira vez a Hello Kitty Parade 2024

O BioParque do Rio celebra os 50 anos da Hello Kitty participando da incrível “HELLO…

2 meses ago

BioParque do Rio fez parceria com o Rock in Rio 2024

Promoção Pontos Turísticos do Rio em parceria com o Rock in Rio

2 meses ago