Todos os anos, no dia 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial do Orangotango, uma data dedicada à conservação e cuidado desses animais que são nativos da Indonésia e Malásia (Sudeste Asíatico), mais especificamente nas ilhas de Bornéu e de Sumatra. Os orangotangos (gênero Pongo) são os únicos grandes primatas que vivem fora do continente africano, que fazem parte do mesmo grupo dos os gorilas, chimpanzés, bonobos e nós, seres humanos.
Existem 3 espécies de orangotango viventes: Orangotango-de-Sumatra (Pongo abelii), Orangotango-de-Bornéu (Pongo pygmaeus) e Orangotango-de-Tapanuli (Pongo tapanuliensis). Ambas possuem biologias e costumes semelhantes, se diferenciando apenas em pequenas características e distribuição geográfica (o local onde esses animais podem ser encontrados). Entretanto, todas as espécies possuem pelagem marrom-avermelhada, pernas arqueadas e braços fortes. A diferença entre o macho e a fêmea é caracterizada pela presença de grandes abas nas bochechas, que são feitas principalmente por tecido gorduroso, e diferença de tamanho. O macho sendo maior que as fêmeas, geralmente o dobro.
Esses animais são essencialmente arbóreos, ou seja, vivem no topo das árvores, são diurnos e adeptos da vida solitária, mesmo que possam formar grupos. Apresentam um temperamento calmo, realizando movimentos lentos e certeiros nas suas deslocações nas copas das árvores, onde constroem diariamente o ninho para dormir. Os orangotangos são capazes de utilizar ferramentas para as mais diversas funções, sendo considerado uma espécie muito inteligente. São onívoros, embora aproximadamente 60% de sua dieta consista em fruta. Outros alimentos que eles comem incluem: folhas, brotos, sementes, cascas de árvores, insetos e ovos de pássaros.
Curiosidade: A relação entre a mãe e o filhote é muito forte, o período de amamentação pode durar cerca de 8 anos. Elas os ensinam a distinguir os alimentos, onde encontrá-los e como se comportar diante do perigo, transmitindo todo o conhecimento que possibilitará a vida adulta. Mãe é sempre mãe, né?
Considerada a maior e mais numerosa espécie, o orangotango-de-bornéu ocupa todo o território da Ilha de Bornéu, na Malásia. Os machos adultos podem atingir até 1,70m de altura e pesar até 100kg, enquanto as fêmeas são menores, com cerca de 1,20m e 50kg.
Os Orangotangos-de-Sumatra vivem quase exclusivamente, nas florestas tropicais da ilha de Sumatra, na Indonésia, e atualmente concentram-se principalmente no norte e noroeste da ilha. Em altitudes de 200 – 1000 metros. É um pouco menor e mais leve que os de Bornéu.
Originário do sul da ilha de Sumatra, o Orangotango-de-Tapanuli é a última espécie (e menor) de orangotango descrita pela ciência e o primata mais ameaçado do planeta. Descoberto em 2017, os de Tapanuli se diferenciam pela sequência genética, formato do crânio e dentes, além da vocalização. O primata está em risco devido ao avanço da mineração e de projetos de infraestrutura sobre seu único habitat: a Floresta de Batang Toru. Hoje, restam apenas 800 indivíduos da espécie.
Bornéu Sumatra Tapanuli
Mas quais são os Orangotangos do BioParque do Rio?
Aqui no BioParque do Rio temos dois orangotangos-de-sumatra, a Else e Fiona, de 37 e 34 anos respectivamente. São muito e observadoras, comumente vistas interagindo com a macaca-caranguejeira, também residente do Zoo!
Seus alimentos preferidos são, raspinhas de coco e suco de manga, itens que são oferecidos durante os condicionamentos e enriquecimentos ambientais.
BioDica!: Você sabe o que é Condicionamento e Enriquecimento ambiental? Confira!
Texto elaborado pela Equipe de Educação e Conservação do BioParque do Rio
Referências:
Com suas cores espetaculares e características incríveis, esse animal é considerado o rei dentro de…
No dia 14 de setembro foi comemorado o dia internacional das iguanas, essa data tão…
O Dia das Crianças está chegando, e o BioParque do Rio preparou uma comemoração especial…
Hoje, dia 23 de setembro, o BioParque do Rio, celebra o Dia do Sorvete de…
No dia 11 de setembro foi comemorado o Dia Nacional do Cerrado. Essa data foi…
Até 21 de setembro, o BioParque do Rio terá uma promoção imperdível em comemoração à…
Todos os anos, no dia 14 de setembro, comemoramos o Dia Internacional da Capivara! Esta…
No dia 30 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Onça-Parda, também conhecida como Puma.…
O BioParque do Rio reabriu suas portas em 21 de agosto e já está pronto…