O BioCards é uma atividade imersiva pelo circuito do BioParque do Rio e tem como objetivo coletar cards aprendendo sobre espécies incríveis dos ecossistemas brasileiros e de todo mundo. Neste texto, você terá acesso a todas informações desta edição!
Como funcionará a atividade educativa?
Ao longo de nosso percurso estarão espalhados pontos educativos que os visitantes poderão entender melhor sobre cada animal, interagir com as atividades e coletar seu card exclusivo. Cada ponto é pensado para promover a conscientização sobre as espécies, proporcionando uma oportunidade única de conhecer para conservar. Atividade exclusiva no BioParque do Rio no dia 12/10/2025.
Uma edição inédita e com convidados muito especiais!

Neste ano, convidamos nossas instituições parceiras para abordar espécies que fazem parte de projetos de conservação com intuito de conscientizar sobre a importância de cada uma delas para o funcionamento do nosso planeta e principalmente do nosso país. Parte dos projetos faz parte da REDAGUA, a Rede de Conservação Águas da Guanabara. Esta organização tem por objetivo a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ecossistêmicos, restauração ambiental, pesquisa, educação ambiental, inclusão social e comunicação.
Coral Vivo

Espécie: Coral-cérebro (Diploria labyrinthiformis)
Sobre a espécie: parecido com uma parte do corpo humano, esse é um coral que só existe no Brasil.
Conhecendo o projeto: de forma a proteger as comunidades de corais, o projeto estuda e monitora esses animais e sua reprodução. Para isso, também usam a educação ambiental como ferramenta para a sociedade conhecer e conservar os recifes.
Confira mais no link: https://coralvivo.org.br/quem-somos/
Aruanã

Espécie: Tartaruga-verde (Chelonia mydas)
Sobre a espécie: esta espécie é comum em águas costeiras, sendo um réptil que possui um longo casco esverdeado e nadadeiras em forma de remo.
Conhecendo o projeto: através do monitoramento de tartarugas marinhas ao redor da Baía de Guanabara, o projeto contribui para a pesquisa desses animais e também atua na educação ambiental.
Confira mais no link: https://projetoaruana.org.br/
Projeto Meros do Brasil

Espécie: Mero (Epinephelus itajara)
Sobre a espécie: este peixe é conhecido pelo seu tamanho e pode viver até quase 40 anos! Seus filhotes se abrigam nas raízes dos mangues até crescerem e migrarem para o mar aberto.
Conhecendo o projeto: buscando a conservação da vida marinha na costa brasileira, esse projeto faz o acompanhamento da espécie e estuda sua ocorrência, ecologia e genética, comunicando-se com o público e realizando atividades educativas acessíveis.
Confira mais no link: https://merosdobrasil.org/
Projeto-Uçá

Espécie: Caranguejo-uçá (Ucides cordatus)
Sobre a espécie: a presença desse crustáceo nos mangues ajuda a manter o ambiente saudável!
Conhecendo o projeto: com objetivo de conservar o manguezal, o projeto auxilia no conhecimento da biodiversidade desse ambiente, além de promover a conscientização através da educação.
Confira mais no link: https://guardioesdomar.org.br/projetos/uca/
Guapiaçu
Conhecendo o projeto: esse projeto atua há anos com foco na conservação da Mata Atlântica, integrando restauração florestal, educação ambiental e monitoramento de fauna em Cachoeiras de Macacu (RJ).
Além disso, teremos a participação do Instituto Fauna Brasil e do AquaRio, que vem complementar esse time em prol da conscientização ambiental através dessa atividade inédita.
Confira mais no link: https://www.regua.org.br/quemsomos
Instituto Fauna Brasil

Espécie: Bugio (Alouatta sp.)
Sobre a espécie: sua vocalização poderosa é devido a um osso chamado hióide que ajuda a ampliá-la. Além disso, é um excelente escalador e adora viver em grupos para estar mais protegido dos predadores.
Conhecendo o projeto: O Instituto Fauna Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua na conservação da fauna silvestre, através de projetos de reintrodução, atividades de educação ambiental, além da geração de trabalho e renda para a comunidade.
Confira mais no link: https://institutofaunabrasil.org.br/
AquaRio

Espécie: Tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum)
Sobre a espécie: este incrível tubarão fica mais ativo de noite, quando busca alimento, e gosta de passar a maior parte do tempo repousando em recifes de corais.
Conhecendo o projeto: abrigando mais de 350 espécies diferentes e cerca de 10.000 animais, o AquaRio é um ambiente de pesquisa, conservação e educação, além de lazer e cultura.
Confira mais no link: https://www.aquariomarinhodorio.com.br
Agora que você já sabe de tudo sobre os BioCards, pode aproveitar para colecionar durante seu passeio! E lembrando, qualquer dúvida, busque um de nossos educadores!