Você já parou para pensar como surgem as espécies? Ou então o porquê das características de cada uma delas? Pernas gigantes dos flamingos, escamas dos lagartos, conchas dos moluscos… e por aí vai uma infinidade de características.

Foto: Wikimedia commons
Muitas dessas perguntas começaram a ser respondidas por uma importante figura da ciência mundial: Charles Darwin. O jovem britânico se interessava pelos estudos naturais desde cedo, mas viveu outras aventuras antes de embarcar em uma expedição que ficaria conhecida no mundo inteiro. Em 1826, Darwin recebeu a oportunidade de embarcar no HMS Beagle e conhecer diversas espécies de seres vivos. Suas observações passaram a questionar as características de cada uma das espécies, inclusive aquelas que habitam o nosso continente.
No Brasil, o naturalista teve a oportunidade de conhecer Fernando de Noronha, a Bahia, Pernambuco e o nosso amado Rio de Janeiro. Durante essa expedição, Darwin coletou espécies que ajudaram a elaborar sua teoria mais famosa: a Teoria da Evolução.

Equipe de Marketing Design / BioParque do Rio
As ideias de Charles permitiram que conseguíssemos entender como as espécies passam por processos evolutivos, ou seja, como se alteram ao longo do tempo. Suas observações e seus escritos foram tão importantes que hoje, dia 12 de fevereiro, comemoramos o Dia de Darwin. Sua obra principal é chamada de A Origem das Espécies e foi publicada em 1859.

Registro de anotações de Charles Darwin
No dia de hoje, esse dia nos convida a inspirar pessoas em todo o mundo a refletir e agir de acordo com os princípios da coragem intelectual, da curiosidade perpétua, do pensamento científico e da busca pela verdade, conforme personificados em Charles Darwin (International Darwin Day).
Referências:
International Darwin Day: https://darwinday.org/
FAPESP: https://revistapesquisa.fapesp.br/entendendo-darwin/



