Sabe quando a gente vai se mudar e não vê a hora de conhecer a casa nova? A gente planeja cada cantinho, faz contagem regressiva para o dia da mudança e não se aguenta de felicidade quando finalmente chegamos em nosso novo lar. Aqui no BioParque do Rio, não está sendo diferente!
Com as obras, cada novo recinto demanda muito planejamento, tempo e dedicação para que nossa equipe consiga deixá-lo do jeitinho que os animais que vivem aqui merecem. E recentemente tivemos o primeiro recinto pronto para receber seus novos moradores: o novo Viveirão!
As primeiras espécies a serem levadas à sua nova casa foram as araras-vermelhas e araracangas, também conhecidas como araras-macau. O momento de soltura das aves no novo recinto foi um importante passo dado na caminhada em direção ao nosso propósito de ajudar na conservação da biodiversidade e oferecer um local muito melhor para os animais que vivem aqui. Vem com a gente conhecer tudo sobre essa primeira soltura, o novo viveirão e essas espécies!
No novo Viveirão, as espécies de aves vão viver em conjunto em um ambiente feito especialmente para elas. O visitante poderá caminhar dentro dele e viver a experiência de uma verdadeira imersão no novo recinto! Quando você olhar para cima, serão mais de 170 aves de 42 espécies voando em cima da sua cabeça!
Se um dos propósitos do BioParque do Rio é oferecer um lugar muito melhor para os nossos animais, o viveirão é um exemplo de como essa missão é levada a sério! São mais de 1.300 metros quadrados em uma área totalmente pensada para o bem-estar das aves que vão viver aqui.
Em todo esse espaço, foram colocados diversas estruturas para que as aves possam descansar com sombra e comida!
Recentemente, realizamos a primeira soltura de aves no novo recinto. Como é um ambiente completamente novo, nossa equipe realiza um trabalho de adaptação com as aves, para que nenhum estresse seja causado para o animal durante a mudança ou a convivência com as outras aves.
Por isso, as primeiras aves a serem soltas foram a arara-vermelha e a araracanga, também conhecidas como arara-macau! Foram soltos 9 indivíduos no novo Viveirão que, antes de serem liberados para a soltura, passaram por um processo de vermifugação, pesagem e exames de DNA.
Nesses primeiros momentos das aves no novo Viveirão, elas passam por um processo de aclimatação dentro do recinto com acompanhamento de perto por nossos veterinários, biólogos e tratadores.
Para que todos fizessem parte desse momento tão especial que foi a primeira soltura de aves no novo Viveirão, registramos todo esse processo e você pode conferir em nosso canal do Youtube!
Lá, também temos diversas edições do Em Casa com BioParque do Rio, nossa transmissão ao vivo que leva a mensagem de conservação para pertinho de você!
Que tal conhecer o BioParque do Rio de uma maneira diferente e divertida? Com nosso podcast, você tem uma verdadeira aula com nosso time de biologia e fica por dentro de tudo sobre as obras, os animais que vivem aqui e nossos projetos de conservação da biodiversidade!
É o programa ideal para juntar a família e curtir um momento de muito aprendizado com uma viagem ao BioParque através de seus ouvidos! O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming.
O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educação, pesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar! Seja sócio BioParque.
Quer saber como se tornar sócio do BioParque do Rio? Clique no link abaixo e confira
Até 21 de setembro, o BioParque do Rio terá uma promoção imperdível em comemoração à…
Todos os anos, no dia 14 de setembro, comemoramos o Dia Internacional da Capivara! Esta…
No dia 30 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Onça-Parda, também conhecida como Puma.…
O BioParque do Rio reabriu suas portas em 21 de agosto e já está pronto…
Hoje, 14 de agosto, celebramos o Dia Mundial dos Lagartos, uma data dedicada a destacar…
O BioParque do Rio confirma o registro de quatro novos óbitos de aves em uma…
O BioParque do Rio confirma que, após análise laboratorial, foi detectada infecção por influenza aviária…
O BioParque do Rio informa que registrou o óbito aves da espécie galinha-d’angola em seu…
Julho é o mês ideal para explorar o Rio de Janeiro com toda a família.…
View Comments