O ano de 2021 foi muito especial para os amantes dos animais. Isso porque o antigo RioZoo, o novo conceito de zoológico do Rio de Janeiro, passou por uma transformação e se tornou o novo BioParque do Rio , um local voltado para a educação ambiental de nossos visitantes e, principalmente, para o bem-estar dos animais que vivem aqui.
No nosso primeiro ano, vivemos muitos momentos incríveis. Pensando nisso, que tal relembrar o que vivemos no por aqui neste ano que está acabando?
Nessa segunda temporada, que estreou contamos todas as novidades e expectativas para a grande inauguração que estava por vir. Cada edição foi um convite para você e sua família conhecerem um lugar diferente desse incrível Centro de Conservação da Biodiversidade aberto ao público e se encantarem com os aprendizados desse lugar.
OUÇA O PODCAST BIOPARQUE DO RIO
O condicionamento animal e o enriquecimento são uma parte do grande projeto que é o BioParque do Rio! Sempre em sintonia com nosso tripé Educação, Pesquisa e Conservação, somos um novo Centro de Conservação da Biodiversidade. Somente esse ano foram realizadas mais de 23.207 atividades voltadas para o bem-estar dos animais.
Um espaço que coloca o bem-estar em primeiro lugar.
Se um dos propósitos do BioParque do Rio é oferecer um lugar muito melhor para os nossos animais, o viveirão é um exemplo de como essa missão é levada a sério! São mais de 1.300 metros quadrados em uma área totalmente pensada para o bem-estar das aves vivem aqui.
Durante os fins de semana de maio, o BioParque do Rio se transformou em picadeiro e recebeu a companhia Unicirco, do ator Marcos Frota, peças de musicais e Churumello Circo.
O espetáculo EcoCirco foi criado especialmente para o novo zoo e contava com números de palhaços, malabaristas, capoeira e percussão e trazia uma importante mensagem sobre a preservação da natureza, sendo uma declaração de amor à Terra!
A ideia foi sensibilizar os espectadores sobre os temas relacionados ao meio ambiente, em especial as formas de lidar e reciclar resíduos.
Apresentamos, entre 30 de julho e 8 de agosto, a mostra “Semana de Burle Marx – Além dos jardins”.
A exposição foi uma homenagem aos 112 anos do paisagista, comemorados no dia 4 de agosto, e ao reconhecimento de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido pela Unesco ao Sítio Burle Marx, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste da cidade.
Na exposição, o visitante pôde ver mais de 20 peças exclusivas do acervo familiar do paisagista, que também era pintor, escultor e desenhista.
A mostra era formada por reportagens, fotografias de expedições e desenhos assinados pelo paisagista.
Além disso, o parque possui um jardim assinado por Burle Marx, que foi revitalizado no novo projeto. No local, encontram-se espécies da Mata Atlântica e da Amazônia, além de ser o lar de flamingos.
Em setembro, um casal de lontras, espécie ameaçada de extinção no Estado do Rio, passou a morar no BioParque do Rio. E quem escolheu os nomes delas foi o público, através de uma campanha no Instagram. As lontrinhas somaram a mais de 1,1 mil animais de 140 espécies diferentes que vivem aqui.
Elas passaram a integrar o BioParque do Rio através de um acordo de cooperação que o local possui com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que visa a oferecer cuidados aos animais órfãos.
Em outubro tivemos mais uma novidade: Atividade Extra: passeio de Barquinho pela Savana Africana do BioParque do Rio.
Uma aventura para toda a família! Nessa experiência vocês poderão ver animais como os hipopótamos, avestruzes, carneiros, cervos, antílopes e aves como o casuar, seres que vivem em diversos cantos do mundo, como na África e Ásia, em um passeio imersivo e educativo!
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.
Agradecemos muito por todos que nos acompanharam durante esse ano! Não vemos a hora de curtir muito em 2022 ?
Será um prazer imensurável de ter com a gente em 2022, inicie o ano se dando esse presente.
Clique no link abaixo e garanta já o seu ingresso para se fazer parte de um desses momentos marcantes do BioParque do Rio.
O Rio de Janeiro tem sido palco de eventos incríveis que combinam cultura, entretenimento e…
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…