Projetos de Conservação

Programa de Conservação Integrada do Guará no BioParque do Rio

O BioParque do Rio é um novo conceito de zoológico, onde sua existência é focada em diversos projetos de conservação e pesquisa. Conheça um dos projetos de conservação da Espécie extinta no Rio de Janeiro, Guará. É possível ver essa belíssima de espécie em um dos recintos localizados na Imersão Tropical do BioParque do Rio. Conheça mais sobre esse lindo projeto que participamos e suas etapas.

Programa de Conservação Integrada do Guará (Eudocimus ruber)

O guará é uma das aves mais deslumbrantes do país, se destacando pela sua bela plumagem vermelho vibrante e sua elegância natural. No Brasil, ocupa áreas de manguezais, e possui um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema marinho.

Durante as últimas décadas, as populações de guará têm sofrido um importante declínio, principalmente como consequência do tráfico ilegal e da destruição do habitat. Extinto do Estado do Rio de Janeiro em 1952, foi observado pela última vez na Baía de Guanabara em 1934 – surpreendentes quase 100 anos. 

Diante deste cenário atual, fica clara a necessidade urgente de reunir esforços contra a extinção do guará no Brasil e a favor do retorno da espécie para o estado do Rio de Janeiro, especialmente à Baía de Guanabara.

O BioParque do Rio não está sozinho, para realizar as ações em prol da conservação da espécie, conta com o apoio de diferentes parceiros, de forma integrada. Assim, juntos desenvolvem o Programa de Conservação Integrada do Guará, com reintrodução na Baía de Guanabara – buscando o restabelecimento das populações naturais do guará – que favorecem o equilíbrio das cadeias tróficas e da ciclagem de nutrientes do manguezal.

Quais os passos para o desenvolvimento do Projeto de Reintrodução do guará na Baía de Guanabara?

  1. Avaliação da capacidade de suporte de área e adequabilidade de habitat da Área de Proteção Ambiental Guapimirim – local de hipótese para a reintrodução do guará.
  1. Análise de saúde animal para garantir que não haverá riscos aos animais reintroduzidos ou ao ambiente de reintrodução. Análise do solo, água e sedimentos e microbiota associada. Com estudos de ecotoxicologia.
  2. Pesquisas de Percepção Ambiental e ações de Educação para Conservação com comunidades do entorno da área de reintrodução, “sensibilizando a população para ganhar aliados importantíssimos para a conservação do guará”.
  3. Promovendo Educação para Conservação através da aproximação da população com a espécie e com ações educativas específicas em torno do tema.
  4. Análise genética da população ex-situ no Brasil, buscando dados para orientação e manejo de fauna permitindo aumentar a variabilidade genética da espécie mantida sob cuidados humanos. Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e mantenedores da espécie.
  5. Reintrodução do guará na Baía de Guanabara e Monitoramento constante, recuperando as revoadas vermelhas, contribuindo para a restauração dos manguezais da Guanabara e permitindo analisar e acompanhar o estabelecimento da espécie.

Vem ver os Guarás e veja de perto os programas de conservação e pesquisa do BioParque do Rio.

COMPRE AQUI SEU INGRESSO DO BIOPARQUE DO RIO

Você pode ajudar nossos projetos de pesquisa e conservação se tornando sócio do BioParque do Rio. Tenha diversas vantagens: 1 ano de visitas ilimitadas, horário de entrada exclusivo, descontos e apoio aos projetos de pesquisa e conservação.

QUERO SER SÓCIO DO BIOPARQUE DO RIO

BioParque do Rio

Recent Posts

Dia da Biodiversidade

Hoje, estamos reunidos aqui no BioParque do Rio para celebrar uma das datas mais importantes…

3 dias ago

Conheça a Koala, a elefante asiática que vive no BioParque do Rio

A Koala, elefante asiática, vive no nosso parque desde 1990. Ela foi trazida para o…

1 semana ago

A importância do Zootecnista na alimentação dos animais do BioParque do Rio

No universo da zootecnia, a alimentação dos animais desempenha um papel crucial para o bem-estar,…

2 semanas ago

William: a história da realeza do Bioparque do Rio

A história do Will, nosso tigre-de-bengala (Panthera tigris), se inicia em 2011 no antigo RioZoo.…

3 semanas ago

O que fazer no BioParque do Rio: 5 atividades imperdíveis

Se você está procurando por um lugar que ofereça uma combinação perfeita de diversão, aprendizado…

3 semanas ago

Descubra quais animais da caatinga são moradores do BioParque do Rio

No dia 28 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional da Caatinga, um bioma…

4 semanas ago

BioParque do Rio vai promover mais edição do Zookeeper Kids

Em comemoração ao Dia da Terra, BioParque do Rio terá experiência de ZooKeeper para as…

1 mês ago

Conheça a rotina de cuidados dos bugios do BioParque do Rio!

Se vocês têm curiosidade sobre como cuidamos dos nossos queridos bugios do BioParque do Rio,…

2 meses ago

Cidade Maravilhosa: 5 lugares para conhecer no Rio de Janeiro

Foto: Acervo BioParque do Rio O Rio de Janeiro, conhecido como a "Cidade Maravilhosa", é…

2 meses ago