Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

O BioParque do Rio é um novo conceito de zoológico, onde sua existência é focada em diversos projetos de conservação e pesquisa. Conheça um dos projetos de conservação da Espécie extinta no Rio de Janeiro, Guará. É possível ver essa belíssima de espécie em um dos recintos localizados na Imersão Tropical do BioParque do Rio. Conheça mais sobre esse lindo projeto que participamos e suas etapas.

Programa de Conservação Integrada do Guará (Eudocimus ruber)

O guará é uma das aves mais deslumbrantes do país, se destacando pela sua bela plumagem vermelho vibrante e sua elegância natural. No Brasil, ocupa áreas de manguezais, e possui um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema marinho.

Durante as últimas décadas, as populações de guará têm sofrido um importante declínio, principalmente como consequência do tráfico ilegal e da destruição do habitat. Extinto do Estado do Rio de Janeiro em 1952, foi observado pela última vez na Baía de Guanabara em 1934 – surpreendentes quase 100 anos. 

Diante deste cenário atual, fica clara a necessidade urgente de reunir esforços contra a extinção do guará no Brasil e a favor do retorno da espécie para o estado do Rio de Janeiro, especialmente à Baía de Guanabara.

O BioParque do Rio não está sozinho, para realizar as ações em prol da conservação da espécie, conta com o apoio de diferentes parceiros, de forma integrada. Assim, juntos desenvolvem o Programa de Conservação Integrada do Guará, com reintrodução na Baía de Guanabara – buscando o restabelecimento das populações naturais do guará – que favorecem o equilíbrio das cadeias tróficas e da ciclagem de nutrientes do manguezal.

Quais os passos para o desenvolvimento do Projeto de Reintrodução do guará na Baía de Guanabara?

  1. Avaliação da capacidade de suporte de área e adequabilidade de habitat da Área de Proteção Ambiental Guapimirim – local de hipótese para a reintrodução do guará.
  1. Análise de saúde animal para garantir que não haverá riscos aos animais reintroduzidos ou ao ambiente de reintrodução. Análise do solo, água e sedimentos e microbiota associada. Com estudos de ecotoxicologia.
  2. Pesquisas de Percepção Ambiental e ações de Educação para Conservação com comunidades do entorno da área de reintrodução, “sensibilizando a população para ganhar aliados importantíssimos para a conservação do guará”. 
  3. Promovendo Educação para Conservação através da aproximação da população com a espécie e com ações educativas específicas em torno do tema.
  4. Análise genética da população ex-situ no Brasil, buscando dados para orientação e manejo de fauna permitindo aumentar a variabilidade genética da espécie mantida sob cuidados humanos. Em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina e mantenedores da espécie.
  5. Reintrodução do guará na Baía de Guanabara e Monitoramento constante, recuperando as revoadas vermelhas, contribuindo para a restauração dos manguezais da Guanabara e permitindo analisar e acompanhar o estabelecimento da espécie.

Vem ver os Guarás e veja de perto os programas de conservação e pesquisa do BioParque do Rio.

COMPRE AQUI SEU INGRESSO DO BIOPARQUE DO RIO

Você pode ajudar nossos projetos de pesquisa e conservação se tornando sócio do BioParque do Rio. Tenha diversas vantagens: 1 ano de visitas ilimitadas, horário de entrada exclusivo, descontos e apoio aos projetos de pesquisa e conservação.

QUERO SER SÓCIO DO BIOPARQUE DO RIO

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.