O mês de março marca o aniversário de dois anos do BioParque do Rio. Já foram tantas emoções, descobertas e desafios que esse momento daria mais do que um post no blog. Daria um livro inteiro. ? Mas vamos aproveitar para conhecer o que temos feito e o que vem por aí?
O nosso primeiro ano em operação, depois de tudo o que vivemos na Pandemia, foi de início de jornada em nossa missão. E seguimos firmes com o objetivo de criar um ambiente acolhedor para as famílias aprenderem sobre conservação na prática!
Mesmo nesse começo, já abrimos espaço para alguns momentos inesquecíveis, com direito a post de retrospectiva. Rolou a soltura das cutias no Parque Nacional da Tijuca (em parceria com o Refauna), ação do dia dos namorados com direito ao noivado do Tim e da Bocão, festinha dos 15 anos do Balu e do Zé Colmeia com a gente, e muitos aniversários como o do Simba.
>> Aliás, sobre aniversários, você pode conferir a homenagem que acabamos de fazer para a nossa filhotona mais querida!
Em 2023, o BioParque do Rio está firme no propósito de continuar seu trabalho na conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade e responsabilidade ambiental. Uma das formas que escolhemos para tangibilizar essa missão são as rotinas de medicina preventiva.
A equipe de veterinários do BioParque do Rio estará trabalhando em conjunto com outras organizações para promover práticas de prevenção e controle de doenças, além de pesquisas na área. O parque também estará oferecendo atividades educacionais para o público, destacando a importância da medicina preventiva para a conservação da biodiversidade. Com esses esforços, o BioParque do Rio busca garantir um futuro mais saudável e sustentável para todas as espécies.
A Medicina Preventiva é um conceito fundamental na garantia da saúde e do bem-estar dos animais no BioParque do Rio de Janeiro. Com a ajuda de um planejamento de atividades bem estruturado e aplicado por nosso time de veterinários e tratadores, a gente consegue focar na prevenção de doenças em vez de tratamentos após a sua manifestação.
Isso significa que são adotadas medidas preventivas, como vacinação e controle de parasitas, para evitar que os animais adoeçam. Na prática, estamos falando de qualidade de vida.
A vacinação é um exemplo de ação de prática de medicina preventiva adotada no BioParque do Rio para prevenir doenças infecciosas que podem causar graves problemas de saúde em animais, e em alguns casos, também podem ser transmitidas para humanos.
Ao vacinar os animais, a probabilidade de contrair essas doenças é significativamente reduzida. O mesmo se dá em programas de controle de parasitas, por exemplo. Afinal, eles podem causar uma série de doenças e problemas de saúde, e sua presença pode ser prejudicial para o bem-estar dos animais.
Você já se perguntou como os animais do BioParque do Rio são cuidados quando precisam fazer exames ou tratamentos de saúde? De forma diferente, claro! Aqui a gente pensar em tudo enquanto pensa em uma coisa só: cuidar bem de quem está com a gente.
Por exemplo, para animais pequenos, como aves, répteis e roedores, muitas vezes é possível realizar procedimentos sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. A imobilização pode ser feita com técnicas de contenção manual ou equipamentos especiais.
Já para animais de grande porte, como leões, onças e tigres, a coisa é um pouco mais complexa. Nesses casos, é necessário realizar uma sedação ou anestesia geral para garantir a segurança do animal e dos profissionais envolvidos.
A sedação é feita com equipamentos específicos, como dardos anestésicos, que são aplicados à distância. Depois, o animal é imobilizado e levado para um espaço seguro para a realização dos procedimentos médicos.
Independentemente do tamanho dos animais, a abordagem em Medicina Preventiva é sempre focada em prevenir doenças e garantir o bem-estar dos animais. Para isso, é importante que os tratamentos e exames preventivos sejam realizados regularmente, com acompanhamento médico veterinário qualificado e equipamentos adequados para garantir a segurança de todos os envolvidos.
O Rio de Janeiro tem sido palco de eventos incríveis que combinam cultura, entretenimento e…
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…