Bastidores BioParque Do Rio

Aniversário do BioParque: o que estamos comemorando nesta semana?

O mês de março marca o aniversário de dois anos do BioParque do Rio. Já foram tantas emoções, descobertas e desafios que esse momento daria mais do que um post no blog. Daria um livro inteiro. ? Mas vamos aproveitar para conhecer o que temos feito e o que vem por aí?

O nosso primeiro ano em operação, depois de tudo o que vivemos na Pandemia, foi de início de jornada em nossa missão. E seguimos firmes com o objetivo de criar um ambiente acolhedor para as famílias aprenderem sobre conservação na prática! 

Mesmo nesse começo, já abrimos espaço para alguns momentos inesquecíveis, com direito a post de retrospectiva. Rolou a soltura das cutias no Parque Nacional da Tijuca (em parceria com o Refauna), ação do dia dos namorados com direito ao noivado do Tim e da Bocão, festinha dos 15 anos do Balu e do Zé Colmeia com a gente, e muitos aniversários como o do Simba. 

>> Aliás, sobre aniversários, você pode conferir a homenagem que acabamos de fazer para a nossa filhotona mais querida!

Promessas para 2023: foco em medicina preventiva

Em 2023, o BioParque do Rio está firme no propósito de continuar seu trabalho na conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade e responsabilidade ambiental. Uma das formas que escolhemos para tangibilizar essa missão são as rotinas de medicina preventiva. 

A equipe de veterinários do BioParque do Rio estará trabalhando em conjunto com outras organizações para promover práticas de prevenção e controle de doenças, além de pesquisas na área. O parque também estará oferecendo atividades educacionais para o público, destacando a importância da medicina preventiva para a conservação da biodiversidade. Com esses esforços, o BioParque do Rio busca garantir um futuro mais saudável e sustentável para todas as espécies.

Medicina preventiva: tamanho é acolhimento.

A Medicina Preventiva é um conceito fundamental na garantia da saúde e do bem-estar dos animais no BioParque do Rio de Janeiro. Com a ajuda de um planejamento de atividades bem estruturado e aplicado por nosso time de veterinários e tratadores, a gente consegue focar na prevenção de doenças em vez de tratamentos após a sua manifestação. 

Isso significa que são adotadas medidas preventivas, como vacinação e controle de parasitas, para evitar que os animais adoeçam. Na prática, estamos falando de qualidade de vida.

A vacinação é um exemplo de ação de prática de medicina preventiva adotada no BioParque do Rio para prevenir doenças infecciosas que podem causar graves problemas de saúde em animais, e em alguns casos, também podem ser transmitidas para humanos. 

Ao vacinar os animais, a probabilidade de contrair essas doenças é significativamente reduzida. O mesmo se dá em programas de controle de parasitas, por exemplo. Afinal,  eles podem causar uma série de doenças e problemas de saúde, e sua presença pode ser prejudicial para o bem-estar dos animais.

Mas conhecer na prática alguns casos de Medicina Preventiva no BioParque do Rio?

Você já se perguntou como os animais do BioParque do Rio são cuidados quando precisam fazer exames ou tratamentos de saúde? De forma diferente, claro! Aqui a gente pensar em tudo enquanto pensa em uma coisa só: cuidar bem de quem está com a gente.  

Por exemplo, para animais pequenos, como aves, répteis e roedores, muitas vezes é possível realizar procedimentos sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. A imobilização pode ser feita com técnicas de contenção manual ou equipamentos especiais.

Já para animais de grande porte, como leões, onças e tigres, a coisa é um pouco mais complexa. Nesses casos, é necessário realizar uma sedação ou anestesia geral para garantir a segurança do animal e dos profissionais envolvidos. 

A sedação é feita com equipamentos específicos, como dardos anestésicos, que são aplicados à distância. Depois, o animal é imobilizado e levado para um espaço seguro para a realização dos procedimentos médicos.

Foto: Divulgação BioParque do Rio
Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Foto: Divulgação BioParque do Rio

Independentemente do tamanho dos animais, a abordagem em Medicina Preventiva é sempre focada em prevenir doenças e garantir o bem-estar dos animais. Para isso, é importante que os tratamentos e exames preventivos sejam realizados regularmente, com acompanhamento médico veterinário qualificado e equipamentos adequados para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Vem visitar o BioParque do Rio!

BioParque do Rio

Recent Posts

Personagem da Hello Kitty estará no BioParque do Rio para tirar fotos com seus fãs.

O BioParque do Rio está celebrando este mês de junho com a Hello Kitty Parade…

5 dias ago

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

1 semana ago

SORTEIO 50 Anos da Hello Kitty no BioParque do Rio!

O BioParque do Rio está recebendo a exposição comemorativa do Hello Kitty Parade e para…

2 semanas ago

BioParque do Rio recebe pela primeira vez a Hello Kitty Parade 2024

O BioParque do Rio celebra os 50 anos da Hello Kitty participando da incrível “HELLO…

3 semanas ago

BioParque do Rio fez parceria com o Rock in Rio 2024

Promoção Pontos Turísticos do Rio em parceria com o Rock in Rio

3 semanas ago

Dia da Biodiversidade

Hoje, estamos reunidos aqui no BioParque do Rio para celebrar uma das datas mais importantes…

4 semanas ago

Conheça a Koala, a elefante asiática que vive no BioParque do Rio

A Koala, elefante asiática, vive no nosso parque desde 1990. Ela foi trazida para o…

1 mês ago

A importância do Zootecnista na alimentação dos animais do BioParque do Rio

No universo da zootecnia, a alimentação dos animais desempenha um papel crucial para o bem-estar,…

1 mês ago

William: a história da realeza do Bioparque do Rio

A história do Will, nosso tigre-de-bengala (Panthera tigris), se inicia em 2011 no antigo RioZoo.…

1 mês ago