Você sabia que o dia 23 de Março é o Dia Mundial do Urso? A data celebra as 8 espécies de urso que existem no plantea: o urso-polar, urso-panda, urso-pardo, urso-negro americano, urso-negro asiático, urso-malaio, urso-beiçudo e o chamado urso-de-óculos.
Para celebrar esse dia, selecionamos uma espécie para apresentar curiosidades: o urso-de-óculos (Tremarctos ornatus). Vamos descobrir algumas curiosidades sobre Baloo, nosso querido urso-de-óculos residente do BioParque do Rio?
O BioParque do Rio de Janeiro tem um hóspede muito especial que, vejam só vocês, é justamente um urso-de-óculos! Ele é um importante aliado nosso para a conscientização e a conservação dessa espécie vulnerável.
Quando você e a sua família visitarem o BioParque do Rio vão poder acompanhar de pertinho alguns momentos de sua rotina , que inclui interagir com os seus tratadores e, claro, curtir a dieta especialmente preparada para manter sua qualidade de vida lá no alto!
Além disso, o BioParque do Rio participa de programas de pesquisa e conservação que visam garantir o futuro do urso-de-óculos e de outras espécies ameaçadas.
Idade: Baloo tem 16 anos e está conosco há aproximadamente 12 anos, desde que veio do Zoológico de Salvador.
Origem: Apesar de ter nascido em terras baianas, o urso-de-óculos é uma espécie nativa da América do Sul, que habita florestas tropicais úmidas e densas nas encostas dos Andes.
Por que Baloo? Ele recebeu esse nome devido às manchas características ao redor de seus olhos, que lembram óculos e são típicas da espécie.
Dieta: Como um animal onívoro, Baloo pode se alimentar de uma grande variedade de alimentos, como frutas, legumes, carne e pequenos animais.
Alimentos preferidos: Baloo tem alguns alimentos que adora, como coco seco, mel e uva.
Onde encontrá-lo: Baloo vive no Centro de Conservação de Carnívoros no BioParque do Rio. Venha visitá-lo e aprender mais sobre essa incrível espécie de urso!
O urso-de-óculos, também conhecido como urso-andino, é a única espécie de urso encontrada na América do Sul. Eles habitam florestas tropicais úmidas e densas nas encostas dos Andes, desde a Venezuela até a Bolívia.
Você sabia que eles geralmente têm uma pelagem curta e preta, com marcas brancas ou amareladas em forma de óculos em torno dos olhos e do focinho? Daí vem seu nome popular e, claro, um look todo diferenciado.
Os ursos-de-óculos são animais onívoros e isso quer dizer que consomem tanto vegetais quanto outros animais menores (entre 5% e 7% da dieta), quando em vida ao ar livre. Quando está com fome, ele busca principalmente frutas, bromélias, folhas, insetos e pequenos mamíferos.
Eles são excelentes escaladores de árvores e podem se pendurar em galhos apenas com suas patas traseiras, enquanto usam as patas dianteiras para se alimentar. Este tipo de atividade é estimulada através de enriquecimentos ambientais, que são atividades realizadas para estimular comportamentos naturais das espécies.
No parque, as atividades de enriquecimento ambientais são práticas essenciais para garantir que todos os animais estejam recebendo o devido cuidado e não sejam expostos a situações de estresse e desconforto. Por isso, essas atividades são realizadas regularmente com o Baloo.
Entenda mais sobre os enriquecimentos ambientais realizados no BioParque do Rio.
Os ursos-de-óculos são de tamanho médio, com pelos escuros que variam de marrom escuro a avermelhado, e possuem marcas pálidas distintas em sua face e tórax. Os machos são maiores e mais pesados do que as fêmeas, podendo pesar de 100 a 200 kg, enquanto que as fêmeas pesam de 35 a 82 kg.
Sua altura no ombro varia de 60 a 90 cm, e seu comprimento total pode variar de 120 a 200 cm. E se você reparar bem, vai ver que eles têm um focinho mais curto e largo do que outras espécies de urso.
Um dado alarmante é que segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), existem atualmente entre 2.500 e 10.000 exemplares de ursos-de-óculos.
Os ursos-de-óculos são animais fascinantes e desempenham um papel crucial nos ecossistemas que habitam. Através do Dia Mundial do Urso e das iniciativas do BioParque do Rio de Janeiro, nós esperamos inspirar as pessoas a se envolverem na conservação dessa espécie única e a garantir a sobrevivência desses animais incríveis.
Afinal, um dos pilares do parque é a conservação através da educação ambiental. Nosso propósito é de continuar um trabalho na conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade e responsabilidade ambiental.
No BioParque do Rio, você pode conhecer o Baloo de pertinho e aprender muito mais com os educadores no parque. Ele é um dos animais mais queridos da criançada e é sempre flagrado fazendo a festa dos visitantes. Não perca a oportunidade de se conectar com esse e outros animais incríveis e experimentar o que o BioParque tem de melhor: o bem-estar animal em primeiro lugar.
Marque a data no calendário e venha conhecer o Baloo e o Zé Colmeia no Dia Mundial dos Ursos no BioParque do Rio todos os anos! Venha conhecer o Baloo! Ele está esperando!
Os répteis são considerados ectotérmicos, ou seja, eles não conseguem controlar a temperatura interna de…
Hoje é comemorado o dia do bicho-preguiça, por isso, vamos contar um pouco sobre esses…
Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé…
Esse ano, estaremos comemorando a 3° edição do BioCards, uma atividade criada pela equipe de…
O cervicapra (Antilope cervicapra), também conhecido como antílope-negro, é uma espécie nativa do subcontinente indiano,…
Quando falamos desses animais vale destacar sua importância para o equilíbrio ecológico dos ecossistemas, atuando…
Atualmente o grupo denominado como “Coelhos” abrange diversas espécies separadas em oito gêneros. Entretanto, a…
As iguanas são répteis fascinantes, com características que encantam muitos amantes de animais exóticos. Originárias…
As capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) estão presentes em todo o Brasil e em grande parte da…