BioParque do Rio

Saiba mais sobre o urso-de-óculos do BioParque do Rio

Foto: Divulgação/Bioparque do Rio

Você sabia que o dia 23 de Março é o Dia Mundial do Urso? A data celebra as 8 espécies de urso que existem no plantea: o urso-polar, urso-panda, urso-pardo, urso-negro americano, urso-negro asiático, urso-malaio, urso-beiçudo e o chamado urso-de-óculos.

Para celebrar esse dia, selecionamos uma espécie para apresentar curiosidades: o urso-de-óculos (Tremarctos ornatus). Vamos descobrir algumas curiosidades sobre Baloo, nosso querido urso-de-óculos residente do BioParque do Rio?

Prazer, meu nome é Baloo! Eu sou o urso-de-óculos do BioParque do Rio!

O BioParque do Rio de Janeiro tem um hóspede muito especial que, vejam só vocês, é justamente um urso-de-óculos! Ele é um importante aliado nosso para a conscientização e a conservação dessa espécie vulnerável. 

Quando você e a sua família visitarem o BioParque do Rio vão poder acompanhar de pertinho alguns momentos de sua rotina , que inclui interagir com os seus tratadores e, claro, curtir a dieta especialmente preparada para manter sua qualidade de vida lá no alto!  

Além disso, o BioParque do Rio participa de programas de pesquisa e conservação que visam garantir o futuro do urso-de-óculos e de outras espécies ameaçadas.

Curiosidades sobre o urso Baloo:

Idade: Baloo tem 16 anos e está conosco há aproximadamente 12 anos, desde que veio do Zoológico de Salvador.

Origem: Apesar de ter nascido em terras baianas, o urso-de-óculos é uma espécie nativa da América do Sul, que habita florestas tropicais úmidas e densas nas encostas dos Andes.

Por que Baloo? Ele recebeu esse nome devido às manchas características ao redor de seus olhos, que lembram óculos e são típicas da espécie.

Dieta: Como um animal onívoro, Baloo pode se alimentar de uma grande variedade de alimentos, como frutas, legumes, carne e pequenos animais.

Alimentos preferidos: Baloo tem alguns alimentos que adora, como coco seco, mel e uva.

Onde encontrá-lo: Baloo vive no Centro de Conservação de Carnívoros no BioParque do Rio. Venha visitá-lo e aprender mais sobre essa incrível espécie de urso!

Descubra as curiosidades do urso-de-óculos em uma visita ao BioParque!

O urso-de-óculos, também conhecido como urso-andino, é a única espécie de urso encontrada na América do Sul. Eles habitam florestas tropicais úmidas e densas nas encostas dos Andes, desde a Venezuela até a Bolívia.

Você sabia que eles geralmente têm uma pelagem curta e preta, com marcas brancas ou amareladas em forma de óculos em torno dos olhos e do focinho? Daí vem seu nome popular e, claro, um look todo diferenciado.

Foto: Divulgação/Bioparque do Rio

Dieta e alimentação dos ursos-de-óculos

Os ursos-de-óculos são animais onívoros e isso quer dizer que consomem tanto vegetais quanto outros animais menores (entre 5% e 7% da dieta), quando em vida ao ar livre. Quando está com fome, ele busca principalmente frutas, bromélias, folhas, insetos e pequenos mamíferos. 

Eles são excelentes escaladores de árvores e podem se pendurar em galhos apenas com suas patas traseiras, enquanto usam as patas dianteiras para se alimentar. Este tipo de atividade é estimulada através de enriquecimentos ambientais, que são atividades realizadas para estimular comportamentos naturais das espécies.

O bem-estar do urso-de-óculos

No parque, as atividades de enriquecimento ambientais são práticas essenciais para garantir que todos os animais estejam recebendo o devido cuidado e não sejam expostos a situações de estresse e desconforto. Por isso, essas atividades são realizadas regularmente com o Baloo.

Entenda mais sobre os enriquecimentos ambientais realizados no BioParque do Rio.

Tamanho e peso dos ursos

Os ursos-de-óculos são de tamanho médio, com pelos escuros que variam de marrom escuro a avermelhado, e possuem marcas pálidas distintas em sua face e tórax. Os machos são maiores e mais pesados do que as fêmeas, podendo pesar de 100 a 200 kg, enquanto que as fêmeas pesam de 35 a 82 kg.

Sua altura no ombro varia de 60 a 90 cm, e seu comprimento total pode variar de 120 a 200 cm. E se você reparar bem, vai ver que eles têm um focinho mais curto e largo do que outras espécies de urso.

Ameaças e conservação dos ursos-de-óculos

Um dado alarmante é que segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), existem atualmente entre 2.500 e 10.000 exemplares de ursos-de-óculos.

Venha conhecer o urso-de-óculos e sua turma no BioParque do Rio!

Os ursos-de-óculos são animais fascinantes e desempenham um papel crucial nos ecossistemas que habitam. Através do Dia Mundial do Urso e das iniciativas do BioParque do Rio de Janeiro, nós esperamos inspirar as pessoas a se envolverem na conservação dessa espécie única e a garantir a sobrevivência desses animais incríveis. 

Afinal, um dos pilares do parque é a conservação através da educação ambiental. Nosso propósito é de continuar um trabalho na conscientização sobre a importância da conservação da biodiversidade e responsabilidade ambiental.

Foto: Marcos Serra Lima/ G1

No BioParque do Rio, você pode conhecer o Baloo de pertinho e aprender muito mais com os educadores no parque. Ele é um dos animais mais queridos da criançada e é sempre flagrado fazendo a festa dos visitantes. Não perca a oportunidade de se conectar com esse e outros animais incríveis e experimentar o que o BioParque tem de melhor: o bem-estar animal em primeiro lugar.

Marque a data no calendário e venha conhecer o Baloo e o Zé Colmeia no Dia Mundial dos Ursos no BioParque do Rio todos os anos! Venha conhecer o Baloo! Ele está esperando! 

Compre seu ingresso agora e conheça os ursos-de-óculos!

BioParque do Rio

Recent Posts

Aproveite as Férias com a Turma da Mônica no BioParque do Rio!

Preparados para umas férias inesquecíveis? O BioParque do Rio está trazendo uma programação especial que…

16 horas ago

O que fazer no Rio de Janeiro nas férias de Julho: Explorando o BioParque do Rio

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais desejados do mundo, oferecendo uma infinidade…

23 horas ago

Conheça a história do Macaco Tião do antigo Zoo do Rio

Vamos explorar a história fascinante de um dos personagens mais queridos e icônicos da cidade:…

1 semana ago

Última semana da exposição Hello Kitty Parade no Rio de Janeiro

Se você ainda não visitou a Exposição Hello Kitty Parade no BioParque do Rio, agora…

3 semanas ago

Personagem da Hello Kitty estará no BioParque do Rio para tirar fotos com seus fãs.

O BioParque do Rio está celebrando este mês de junho com a Hello Kitty Parade…

1 mês ago

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

NOTA DE DESPEDIDA. Com orgulho da longa e respeitável caminhada do nosso tigre-de-bengala.

1 mês ago

SORTEIO 50 Anos da Hello Kitty no BioParque do Rio!

O BioParque do Rio está recebendo a exposição comemorativa do Hello Kitty Parade e para…

1 mês ago

BioParque do Rio recebe pela primeira vez a Hello Kitty Parade 2024

O BioParque do Rio celebra os 50 anos da Hello Kitty participando da incrível “HELLO…

2 meses ago

BioParque do Rio fez parceria com o Rock in Rio 2024

Promoção Pontos Turísticos do Rio em parceria com o Rock in Rio

2 meses ago