Em respeito à admirável história do nosso urso-pardo, comunicamos que hoje nos despedimos de Zé Colmeia. Zé, como costumávamos chamá-lo, chegou ao RioZoo em 2007, após ser resgatado de um circo, onde viveu por cerca de 10 anos em condições inadequadas à sua espécie. Isso o deixou com sequelas físicas e psicológicas, que foram cuidadosamente tratadas pela equipe técnica.
Por isso, não sabemos com exatidão sua idade, mas acreditamos que ele tenha chegado aos 30 anos, a expectativa de vida para a espécie. Zé era, portanto, um animal idoso e, como esperado para sua avançada idade, somada ao seu histórico de vida, problemas de saúde começaram a aparecer.
Hoje, sua trajetória se encerra, deixando um legado em todos que o conheceram. Nesse momento, em que percebemos que a vida de Zé foi ressignificada, entendemos um dos grandes papéis dos zoológicos. Toda a equipe, incansavelmente, dedicou cada dia de trabalho, ao longo dos 17 anos em que Zé esteve conosco, para proporcionar-lhe as melhores condições de vida, priorizando seu bem-estar, as características da sua espécie e suas peculiaridades individuais.
Agradecemos a todos os visitantes que compartilharam momentos com ele e homenageamos nossa dedicada equipe — cuidadores, biólogos, veterinários, zootecnistas e educadores — que sempre priorizou seu bem-estar.
Nos comprometemos a continuar nosso trabalho incessante pelo bem-estar de todos os animais sob nossos cuidados, honrando, a cada dia, a memória do amado urso-pardo Zé Colmeia.