No dia 16 de Dezembro comemoramos o Aniversário do Simba, nosso Leão, que esse ano completa 17 anos. E para celebrar esse dia, trouxemos algumas curiosidades dessa espécie que é conhecida por sua juba exuberante, símbolo de coragem, força e liderança desde as eras antigas, e com seu rugido imponente que pode ser ouvido a 8 quilômetros de distância e entre outras características que os fazem únicos.

Curiosidades
Os leões (Panthera leo) são animais da família dos felinos, são mamíferos, vertebrados e carnívoros, além disso possuem um função e importância ecológica crucial como predadores de topo, sendo assim, não possuem predadores e ajudam a controlar o crescimento de outras populações de animais que compartilham o mesmo habitat, dessa forma, ajudam a manter o equilíbrio do ecossistema.
São os felinos sociais, ou seja, vivem em grupos e cada um tem sua função: os machos cuidam da proteção do grupo, enquanto as fêmeas são responsáveis pela alimentação, dividindo-se em grupos de caça. Uma curiosidade é que cada grupo tem seu território de caça e um grupo de leoas não pode caçar no território de outro grupo.
Outras curiosidades sobre esta espécie: podem viver cerca de 13 a 16 anos na natureza e 25 sob cuidados humanos, chegando a pesar entre 150 e 230 kg e correr a 80 km/h. É encontrada em diferentes habitats, exceto em florestas tropicais, na África e na Índia e são muito inteligentes, sendo capazes de resolver problemas com facilidade e até desenvolvem estratégias especializadas de caça de acordo com a sua presa e o seu habitat.
Além disso, no dia 10 de Agosto é comemorado o dia do Leão, uma data criada para ressaltar sua importância da conservação da espécie e de seus habitats para o equilíbrio dos ecossistemas e os desafios enfrentados pela espécie, além de alertar sobre a drástica redução que a população vem enfrentando desde 2001.
As espécies de leão do mundo
Sabemos que existe apenas uma espécie de leão, chamada Panthera leo, mas durante muito tempo não se sabia exatamente quantas subespécies existiam, já que eram classificadas de acordo com suas características físicas, como coloração do pêlo e da juba.
Hoje, com a ajuda da genética, foi confirmado que existem apenas duas sub-espécies: Leão-do-norte (Panthera leo leo) e o Leão-sul-africano(Panthera leo melanochaita). Ambas, podem ser encontradas na África, no entanto são populações que ocorrem em em locais diferentes: Enquanto os Leão-do-norte abrange a África Ocidental, Central e os leões que vivem no Parque Nacional de Gir, na Índia; Já o Leão-sul-africano vivem no sul e no leste da África.
Os leão já habitaram quase todos os continentes do nosso globo, mas algumas espécies já foram extintas, como: O leão-das-cavernas europeu (Panthera leo fossilis) que podia chegar aos 2,9 metros e pesar quase 500kg; O leão das estepes (Panthera spelaea), que habitas nas cavernas da Ásia e da Europa; Por último mais não menos importante, o Leão Americano (Panthera atrox), chegando aos impressionantes 3,5 metros de comprimento, que viveu há 10 mil anos atrás e habitavam várias partes da América do Norte, como o Alasca, Yukon, Canadá, Estados Unidos.
Simba: o Rei do BioParque!
Aqui no BioParque do Rio temos um morador super especial, o Simba! Ele é um leão africano que vive por aqui desde 2016 e caiu nas graças dos visitantes por conta de sua beleza. Sua comida favorita é frango e gosta muito de passar grande parte do tempo descansando em seu recinto. Essa espécie é capaz de passar mais de 18 horas dormindo ao longo do dia, por isso é comum vê-lo tirando um cochilo durante sua visita.
Simba recebe algumas atividades para ajudar a estimular seu comportamento natural, como afiar as garras, marcar território e fortalecer sua mordida. Essas atividades são chamadas de enriquecimento ambiental e são elaboradas pela equipe de Bem Estar Animal. Um exemplo delas é feita com pneus, que podem ser preenchidos com feno, carne e tempero que vão estimular seu olfato, afiação das unhas e também sua mordida.
E aí, curtiu conhecer mais sobre essa espécie? Não esqueça de garantir seu ingresso e vir visitar a gente e conhecer o Simba de pertinho!
Glossário: vem aprender mais com a gente!
Carnívoro: Animal que se alimenta apenas de alimentos de origem animal,ou seja, de outros animais.
Predador de topo: Animal carnívoro que está no topo da cadeia alimentar e não possui um predador natural, dessa forma, auxilia no controle de crescimento da população de outras espécies.
Vertebrado: Todo animal que possui ossos na parte interna do corpo, principalmente uma coluna vertebral e um crânio na cabeça.
Mamífero: Grupo taxonômico que reúne animais que apresentam um glândula mamária que produz leite para seus filhotes, pelos no corpo e um músculo que ajuda na respiração, chamado diafragma.
Felinos: Família de mamíferos e carnívoros que possuem unhas retráteis, que conseguem esconder em dobras de pele. Os mais conhecidos são os grandes felinos, como tigres, onças e leopardos, mas também podemos encontrar animais menores como os gatos domésticos, as jaguatirica, o gato-mourisco e entre outros.
Referências
CR Harington . 1969. Vestígios do Pleistoceno do gato-leão ( Panthera atrox ) do Território de Yukon e norte do Alasca. Revista Canadense de Ciências da Terra . 6 (5): 1277-1288. https://doi.org/10.1139/e69-127 .Acesso em 15/08/2025.
INTERNATIONAL, DISCOVERY NETWORKS.”Quantos tipos de leões existem?”. Reino Unido, 2022. Disponívelem:[https://www.discoveryuk.com/big-cats/how-many-types-of-lion-are-there/](https://www.discoveryuk.com/big-cats/how-many-types-of-lion-are-there/)>. Acesso em: 26/07/2025.
KITCHENER, A. C. et al. A revised taxonomy of the Felidae: the final report of the Cat Classification Task Force of the IUCN/SSC Cat Specialist Group. Cat News, Special Issue n. 11, p. 1–80, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/316880566. Acesso em: 15 ago. 2025.
Lamberski N. Felidae. Fowler’s Zoo and Wild Animal Medicine, Volume 8. 2015:467–76. doi: 10.1016/B978-1-4557-7397-8.00047-5. Epub 2014 Jun 25. PMCID: PMC7152389.
NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL. “Por que não é possível saber precisamente quantos leões vivem na África?“. National Geographic Brasil,Novembro 2020. Disponível em:https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2020/09/por-que-nao-e-possivel-saber-precisamente-quantos-leoes-vivem-na-africa. Acesso em: [27/08/2025].
Nicholson, S., Bauer, H., Strampelli, P., Sogbohossou, E., Ikanda, D., Tumenta, PF, Venktraman, M., Chapron, G. & Loveridge, A. 2024. Panthera leo (versão corrigida da avaliação de 2024). Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN 2024: e.T15951A266696959.
https://www.worldanimalprotection.org/our-campaigns/sentience/animal-awareness-days/world-lion-day


