Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Todo mundo já pensou em sair de casa e dividir um apartamento com a sua melhor amiga, ou um loft com o seu parceiro, pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Se vocês já visitaram alguma vez o antigo zoológico, provavelmente devem conhecer a Carla e a Koala, as elefantas que vivem aqui.

Elas moram uma ao lado da outra, mas não dividem o mesmo espaço. No novo BioParque do Rio, elas finalmente poderão ficar no mesmo recinto e compartilhar a vida juntas. Descubra mais informações, curiosidades e a história de vida emocionante desses animais tão queridos pela nossa equipe e nossos visitantes.

bioparque_carla_koala (6)

Onde viviam os elefantes antes do BioParque?

Assim como muitas amizades são construídas ao longo da nossa vida de forma repentina e inesperada, a Carla e a Koala, uns dos animais mais procurados e amados pelos visitantes, têm histórias de vida bem diferentes, mas se encontraram no BioParque do Rio.

A Koala vive no nosso parque desde 1990. Ela foi trazida para cá após ser resgatada do Circo de Moscou, onde não havia manejo apropriado para a sua espécie. Atualmente, ela tem cuidados especiais de profissionais treinados, alimentação adequada, e treinamento condicionado.

Já a Carla está no BioParque do Rio desde 2011. Antes de morar conosco nesses últimos nove anos, ela vivia no Zoológico de Salete, e desenvolveu diversas condutas estereotipadas. Ela virou notícia em diversos jornais do país após fugir do zoo, e atravessar uma cidade de aproximadamente 7 mil habitantes no interior de Santa Catarina. Após o incidente, ela foi transferida para o zoológico do Rio, e está conosco até hoje.

Nossa equipe faz o melhor possível para o bem-estar delas e para proporcionar uma vida feliz. Por isso, nesse novo conceito de zoológico, nós daremos mais espaço para elas, com um recinto integrado até dez vezes maior que o antigo, onde elas viverão juntas!

bioparque_carla_koala (4)

Características e curiosidades sobre os elefantes

 As nossas melhores características são as que nos tornam diferentes e nos destacam. Com a Carla e a Koala, isso não seria diferente. Elas são fêmeas da espécie elefantes-asiáticos (Elephas maximus), a única viva do gênero Elephas. São os maiores animais terrestres, pesando toneladas, e também os maiores do BioParque.

A espécie é herbívora, ou seja, se alimenta de folhas, vegetais, frutas e grama. Uma das características mais distintas desses animais é a tromba, parte do corpo essencial para a sua sobrevivência. Com elas eles podem tomar água, se alimentar, sentir odores, derrubar obstáculos, e até mesmo tomar banho.

Uma curiosidade é que por serem elefantes-asiáticas fêmeas, elas possuem presas de marfim, mas são atrofiadas, por isso não enxergamos elas. Já os machos e os elefantes-africanos (Loxodonta), apresentam as presas de forma visível. 

Mas afinal, como é a alimentação dos elefantes?

Sendo herbívoras, suas alimentações incluem muitas frutas e vegetais. Elas gostam de tomar diversos sucos naturais, e suas frutas preferidas são a melancia e a banana. Por isso, nosso time de bem-estar animal realiza diferentes enriquecimentos ambientais para elas utilizando seus alimentos preferidos.

As frutas são espalhadas e escondidas em seus recintos, para estimular o comportamento de forrageamento – a procura por comida – assim como na natureza. Afinal, em seus habitats naturais, os elefantes passam muito tempo procurando por sua alimentação.

bioparque_carla_koala (5)

Conheça outras histórias!

Assim como a Carla e a Koala, temos as experiências e vivências de muitos outros animais para compartilhar com vocês. Fiquem de olho em nossas postagens e redes sociais para conhecer mais histórias como essa!

Seja protagonista dessa história!

O BioParque do Rio é um história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educação, pesquisa e conservação. Visite o nosso site e conheça muito mais desse centro de conservação da biodiversidade.

Quer saber mais sobre o BioParque do Rio? Veja o vídeo!👇

Quer saber mais sobre a rotina do BioParque? Cadastre-se e receba as atualizações por e-mail. 😃📲

Captcha obrigatório

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.