Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco
Todo mundo já pensou em sair de casa e dividir um apartamento com a sua melhor amiga, ou um loft com o seu parceiro, pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Se vocês já visitaram alguma vez o antigo zoológico, provavelmente devem conhecer a Carla e a Koala, as elefantas que vivem aqui.Elas moram uma ao lado da outra, mas não dividem o mesmo espaço. No novo BioParque do Rio, elas finalmente poderão ficar no mesmo recinto e compartilhar a vida juntas. Descubra mais informações, curiosidades e a história de vida emocionante desses animais tão queridos pela nossa equipe e nossos visitantes.bioparque_carla_koala (6)

Onde viviam os elefantes antes do BioParque?

Assim como muitas amizades são construídas ao longo da nossa vida de forma repentina e inesperada, a Carla e a Koala, uns dos animais mais procurados e amados pelos visitantes, têm histórias de vida bem diferentes, mas se encontraram no BioParque do Rio.A Koala vive no nosso parque desde 1990. Ela foi trazida para cá após ser resgatada do Circo de Moscou, onde não havia manejo apropriado para a sua espécie. Atualmente, ela tem cuidados especiais de profissionais treinados, alimentação adequada, e treinamento condicionado.Já a Carla está no BioParque do Rio desde 2011. Antes de morar conosco nesses últimos nove anos, ela vivia no Zoológico de Salete, e desenvolveu diversas condutas estereotipadas. Ela virou notícia em diversos jornais do país após fugir do zoo, e atravessar uma cidade de aproximadamente 7 mil habitantes no interior de Santa Catarina. Após o incidente, ela foi transferida para o zoológico do Rio, e está conosco até hoje.Nossa equipe faz o melhor possível para o bem-estar delas e para proporcionar uma vida feliz. Por isso, nesse novo conceito de zoológico, nós daremos mais espaço para elas, com um recinto integrado até dez vezes maior que o antigo, onde elas viverão juntas!bioparque_carla_koala (4)

Características e curiosidades sobre os elefantes

 As nossas melhores características são as que nos tornam diferentes e nos destacam. Com a Carla e a Koala, isso não seria diferente. Elas são fêmeas da espécie elefantes-asiáticos (Elephas maximus), a única viva do gênero Elephas. São os maiores animais terrestres, pesando toneladas, e também os maiores do BioParque.A espécie é herbívora, ou seja, se alimenta de folhas, vegetais, frutas e grama. Uma das características mais distintas desses animais é a tromba, parte do corpo essencial para a sua sobrevivência. Com elas eles podem tomar água, se alimentar, sentir odores, derrubar obstáculos, e até mesmo tomar banho.Uma curiosidade é que por serem elefantes-asiáticas fêmeas, elas possuem presas de marfim, mas são atrofiadas, por isso não enxergamos elas. Já os machos e os elefantes-africanos (Loxodonta), apresentam as presas de forma visível. 

Mas afinal, como é a alimentação dos elefantes?

Sendo herbívoras, suas alimentações incluem muitas frutas e vegetais. Elas gostam de tomar diversos sucos naturais, e suas frutas preferidas são a melancia e a banana. Por isso, nosso time de bem-estar animal realiza diferentes enriquecimentos ambientais para elas utilizando seus alimentos preferidos. As frutas são espalhadas e escondidas em seus recintos, para estimular o comportamento de forrageamento – a procura por comida – assim como na natureza. Afinal, em seus habitats naturais, os elefantes passam muito tempo procurando por sua alimentação.bioparque_carla_koala (5)

Conheça outras histórias!

Assim como a Carla e a Koala, temos as experiências e vivências de muitos outros animais para compartilhar com vocês. Fiquem de olho em nossas postagens e redes sociais para conhecer mais histórias como essa!

Seja protagonista dessa história!

O BioParque do Rio é um história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educação, pesquisa e conservação. Visite o nosso site e conheça muito mais desse centro de conservação da biodiversidade.

Quer saber mais sobre o BioParque do Rio? Veja o vídeo!?

Quer saber mais sobre a rotina do BioParque? Cadastre-se e receba as atualizações por e-mail. ??

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.