Espécies BioParque

Tim e Bocão: Os hipopótamos do BioParque do Rio em uma história de amor!

Alguma vez na vida você já se apaixonou? Sentiu aquela alegria eufórica de estar ao lado de alguém e um desejo de passar o resto da vida com essa pessoa? Se apaixonar pode trazer diversos benefícios para o nosso corpo e para a nossa autoestima. 

Mas, imagina que você ama alguém, estão sempre próximos, mas não podem viver juntos pois tem um muro que os separa. Essa é a história do Tim e da Bocão, os hipopótamos que vivem no BioParque do Rio.

3 pontos para conhecer os hipopótamos Tim e Bocão! ?

1- Como os hipopótamos viviam no BioParque do Rio

Tim, o hipopótamo macho, chegou no BioParque em fevereiro de 1998. Já Bocão, a fêmea, nasceu no BioParque do Rio em fevereiro de 1994. Por muitos anos, os hipopótamos Tim e Bocão, viveram em recintos um ao lado do outro, mas não conviviam juntos.

Os recintos eram colados, mas com um muro que os separava, impedindo os hipopótamos de interagirem. O mais curioso é que, em grande parte do dia, os dois ficavam grudados no muro.

Recentemente, nossa equipe realizou a junção dos dois hipopótamos no mesmo recinto com todos os cuidados necessários e, agora, eles estão de casa nova!

2- Histórias de hipopótamos também tem finais felizes!

Com as obras na Aventura Selvagem encerradas, finalmente esse casal pode viver junto em um recinto maior! O novo lar dos hipopótamos, fica no setor de animais da savana africana, e conta com um painel transparente que permite vê-los interagindo dentro da nova piscina, que possui cerca de 350 mil litros de água!

Para isso acontecer, profissionais especializados realizam diariamente condicionamentos com os animais.

O condicionamento do Tim, por exemplo, tem como objetivo principal tornar o manejo e o transporte dele para o novo recinto menos estressante possível, sendo dessensibilizado à caixa de transporte diariamente.

Além disso, também são realizados treinos de comandos que permite à equipe de veterinária acompanhar a saúde dos animais de forma mais eficiente.

2 – Descubra algumas curiosidades sobre os hipopótamos!

Os hipopótamos (Hippopotamus amphibius) são mamíferos semi-aquáticos, habitando normalmente em lagos, rios e pântanos do continente africano. 

Eles passam grande parte do dia na água, e saem praticamente apenas para se alimentar. São animais herbívoros, se alimentando, em sua maioria, de capim, alfafa, legumes e frutas.

Os hipopótamos precisam da água para manter a temperatura do corpo, podendo ocasionar problemas para saúde do animal caso esse contato não exista. A água deve ser profunda o suficiente para o hipopótamo submergir todo o seu corpo. 

Suas narinas são estrategicamente posicionadas para permitir que a espécie fique a maior parte do tempo debaixo d´água. Além disso, os hipopótamos são extremamente territorialistas, defendendo seu território contra animais ou até mesmo humanos que possam invadi-lo. Além disso, costumam avançar sobre animais ou humanos que invadem seu habitat.

Agora que você sabe tudo sobre o Tim, a Bocão e os hipopótamos, teste seus conhecimentos com o BioParque do Rio!

Saiba mais sobre o Tim, a Bocão e muitas outras espécies!

Se depender da equipe do BioParque do Rio, o Tim e a Bocão ainda terão muitas histórias para serem contadas, mas agora juntos! E que tal conhecer essas e outras histórias dos animais que vivem aqui?

Para isso, nós te levamos em uma verdadeira viagem através dos seus ouvidos com o Podcast do BioParque do Rio! Entre no link abaixo, coloque os fones e aperte o play para ser transportado para nosso parque sem sair de casa!

? Ouça o nosso podcast!

Conheça o novo parque no Em Casa com BioParque do Rio!

Em nossa transmissão ao vivo no Youtube, o Em Casa com BioParque do Rio, nós te trazemos para dentro do BioParque e mostramos tudo sobre os animais que vivem aqui, os novos recintos e os projetos de conservação que são desenvolvidos por nossa equipe!

No Dia dos Namorados, nós tivemos uma edição especial dedicada a esse casal emblemático do BioParque: os hipopótamos Tim e Bocão! Na transmissão, nosso time também mostrou um pouquinho do novo recinto que você pode conhecer ao visitar o novo BioParque do Rio!

Se você perdeu o episódio, não se preocupe pois o Em Casa com BioParque do Rio fica salvo em nosso canal no Youtube. Entre no link abaixo e se inscreva em nosso canal!

Inscreva-se em nosso canal!

O BioParque do Rio é uma história de transformação incrível, deixamos de ter um caráter expositivo para integrar o tripé educaçãopesquisa e conservação e tudo isso está mais próximo do que você pode imaginar!

Vem ver de perto os hipopótamos do BioParque do Rio

INGRESSOS BIOPARQUE DO RIO

BioParque do Rio

View Comments

  • Sugestão! Já que iremos ter a visão subaquática dos hipopótamos através de vidro, por que não fazer como no recinto do Bioparque de Valência, na Espanha, e colocar no tanque também várias espécies de peixes ciclídeos africanos juntos para enriquecer o ambiente?! Seria interessante para os observadores.

Recent Posts

Descubra quais animais da caatinga são moradores do BioParque do Rio

No dia 28 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional da Caatinga, um bioma…

1 dia ago

BioParque do Rio vai promover mais edição do Zookeeper Kids

Em comemoração ao Dia da Terra, BioParque do Rio terá experiência de ZooKeeper para as…

1 semana ago

Conheça a rotina de cuidados dos bugios do BioParque do Rio!

Se vocês têm curiosidade sobre como cuidamos dos nossos queridos bugios do BioParque do Rio,…

1 mês ago

Cidade Maravilhosa: 5 lugares para conhecer no Rio de Janeiro

Foto: Acervo BioParque do Rio O Rio de Janeiro, conhecido como a "Cidade Maravilhosa", é…

1 mês ago

BioParque do Rio completa 3 anos com programação especial

O BioParque do Rio completa 3 anos em março confira a programação especial, até o…

2 meses ago

O que é condicionamento animal? Descubra com o BioParque do Rio!

Saiba mais o que é um condicionamento animal, ferramenta importante para o bem-estar animal e…

2 meses ago

O que é enriquecimento ambiental? Descubra com o BioParque do Rio!

Um dos objetivos fundamentais do trabalho do BioParque do Rio é, sem dúvida, o bem-estar animal! Confira o…

2 meses ago

5 Curiosidades sobre os animais que você não sabia

Se você é apaixonado pelo reino animal e está sempre em busca de curiosidades sobre…

2 meses ago

Dia Mundial da Vida Selvagem, 3 de março.

Hoje, dia 3 de Março, é comemorado o Dia Mundial da Vida Selvagem, uma data…

2 meses ago