Contato

Parque da Quinta da Boa Vista S/N
São Cristóvão, RJ, 20940-040.

Fale Conosco

Quando nos encantamos com a beleza dos jardins do Aterro do Flamengo ou do Museu de Arte Moderna (MAM) estamos admirando a obra de Roberto Burle Marx, artista plástico nascido em 1909 e um dos maiores paisagistas da história.

A fama de Burle Marx se deu pela sua incrível capacidade técnica e artística com os projetos em que esteve envolvido, resultando em grande transformação nos ambientes que se fundaram. As obras paisagísticas do artista plástico, têm como característica grandes soluções de urbanização em conjunto com a natureza.  como é o caso do anteriormente citado, Aterro do Flamengo, da reforma no Largo do Machado e no Largo da Carioca, alguns dos principais símbolos do Rio.

Praça do Largo do Machado, lugar projetado por Burle Marx

Burle Marx é referência mundial para artistas do ramo e a mente por trás dos mais importantes projetos de paisagismo do Brasil. Uma dessas obras pode ser encontrada no BioParque do Rio, no incrível “Jardim Burle Marx”.

Redescobrindo o tesouro?

Antigamente, havia um parquinho infantil no local. Com o início das obras do BioParque do Rio, foi descoberto que ali existia um lugar desconhecido que, após a verificação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN), constatou-se um grande tesouro: O Jardim Burle Marx.

O projeto foi desenvolvido para o antigo zoológico do Rio de Janeiro em 1947, conceituando um local para aves aquáticas. Sua execução foi feita entre os anos 70 e 80 e posteriormente foi substituído por um espaço de lazer para crianças, com escorregador e gangorras, ignorando a importância histórica do sítio.

O Flamingo-chileno: a vida do jardim?

O Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis) é uma das 5 espécies de flamingo que existem no mundo, e foi a ave escolhida para povoar o Jardim Burle Marx.

Flamingo nadando no Jardim Burle Marx, localizado no BioParque do Rio

Essa espécie tem como característica um tom de rosa mais equilibrado em quase toda a sua penugem, com a cor ficando mais forte no final de seu corpo. ponto que o diferencia do flamingo-grande (Phoenicopterus ruber), espécie mais comum, detentora de um rosa mais exagerado.

O Rosa dos flamingos existe graças ao caroteno, pigmento orgânico encontrado em algas e crustáceos. Estes fazem parte da alimentação correta desses animais. Quando essa alimentação não é adequada, os flamingos adquirem uma cor mais esbranquiçada e sem vida.

Teste seus conhecimentos sobre o Jardim Burle Marx

Resultados

Parabéns! Você é um especialista quando o assunto é Burle Marx.

#1. Em qual ano Burle Marx nasceu?

#2. Qual dessas obras não pertence a Burle Marx?

#3.

Terminar

Você pode visitar!

Quem visitar o BioParque do Rio vai conferir de perto esse extraordinário jardim, harmonizado com espécies botânicas oriundas da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. Além de claro, apreciar o seu enorme valor histórico.

O BioParque do Rio é o local ideal para você e sua família se surpreenderem com a imensa biodiversidade. Veja essa transformação de perto. Seja Sócio!


Quero conhecer o Jardim Burle Marx!?

Share:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.